julho 26, 2014

QUÃO DIFÍCIL É PREGAR PARA INIMIGOS!

        QUÃO DIFÍCIL É PREGAR PARA INIMIGOS!

        O texto está no livro de Jonas, no A T, (1:1-3) que diz: “E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR".
        Extraída de: (https://www.google.com.br/search?q=IMAGEM+DE+PROFETA+DE+DEUS&newwindow=1&safe=active&rlz=1C1KMZB_enBR591BR591&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=MRnUU7zGObLisASKwYHoDw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#newwindow=1&q=IMAGEM+DP+PROFETA+JONAS&safe=active&tbm=isch), Em 26/07/2014

        Pregar a um povo amigo já não é tarefa tão fácil assim! Imaginemos pregar a um povo inimigo declarado, hostil de índole muito mal. Foi o que o Sr Jeová fez com Jonas.
        Jonas foi chamado, pelo o Senhor Deus, para ser o porta voz da mensagem do amor de Deus, que transcende as culturas para chegar aos ninivitas. Deus o chamou para uma missão especial, ser a "boca de Deus", levando a mensagem do amor de Deus, a uma terra distante, 2.513,4 Km a um povo inimigo do povo de Israel, que era a Assíria, povo perverso, que ao ganhar uma guerra, tinha por costume crucificar os adversários vencidos.
        Apesar de toda essa maldade, crueldade do povo da Assíria, Deus queria salvar esse povo como ainda quer salvar qualquer povo, pessoas, ainda que sejam cruéis, ruins, violentas e tenham praticado maldade muito grande, pois o Senhor Deus não sente como nós sentimos; não pensa como nós pensamos. Deus ama a todos como criatura sua de maneira que o homem racional não compreende. Só entende o amor de Deus pela fé.
        Quando Deus quer agir, não há inimigo que resiste. Ou o inimigo se converte ao Senhor, muda de vida e passa a ser amigo do povo de Deus; ou sofre as consequências que o Senhor Deus traz, morre e deixa de ser inimigo do povo de Deus.
        De uma forma ou de outra, deixa de ser inimigo do povo de Deus e do Próprio Deus, (Oh, glória!). A escolha sempre é do ser humano como ele quer se tornar amigo do povo de Deus e do Próprio Deus ou inimigo do Senhor Deus e sofrer as consequências.

        Quando o Senhor Deus chama alguém para a salvação, para depois vocacioná-lo para uma missão especifica, Ele quer ser ouvido e atendido; em não o sendo, a pessoa passará pela situação em que Jonas passou. Situação esta, que a maioria de nós já conhecemos.
        O profeta pensou que poderia fugir de Deus, o que não conseguiu. Quanto engano! Ninguém consegue fugir de Deus!
        O Senhor Deus mandou-o para a cidade de Nínive, capital da Assíria, ele quis fugir para a cidade de Társis. Embarcou em um navio pensando que poderia fugir de Deus. Mas Deus o encontrou no navio e mudou a rota de sua vida.

        Há muita gente chamada pelo o Senhor Deus para a salvação. Você que está lendo este post, poderá ser uma destas pessoas. Deus quer mudar a rota, o destino de sua vida, como mudou a de Jonas. Todavia, essas pessoas estão tentando fugir de Deus, o que é impossível.
        Pessoas que estão dando desculpas para não se converterem. Para não fazerem parte do grupo dos que são discriminados pelo fato de serem crentes.

        As desculpas, entre tantas, são:

        PRIMEIRA DESCULPA: Eu já tenho uma religião. Ter uma religião não é desculpo para rejeitar a salvação que Deus oferece gratuitamente pelo seu grande amor! O país da Assíria, com sua capital, Nínive, tinha a sua religião que era o masdeísmo, com os deuses como Ormuz-Mazda e Arimã que viviam em uma luta do bem contra o mal. Da luz contra as trevas na mitologia deles.

        Apesar de ter os seus deuses, sua religião; por outro lado, os assírios, não conheciam o verdadeiro Deus criador de todas as coisas, muito menos tinham a salvação.
        Por isso se fazia necessário a ida de Jonas até Nínive para anunciar a verdadeira mensagem do Deus supremo; a verdadeira salvação que o Deus criador oferecia pela sua graça, misericórdia e grande amor. O que o Senhor Deus está oferecendo a nós nesta dia.

        A SEGUNDA DESCULPA: Se Deus quiser, Ele me salvará.
        Não é desculpa para não aceitar a salvação que o Senhor Jesus Cristo oferece gratuitamente.
        O Senhor Jesus quer nos salvar, como nos diz em (II Ped. 3:9) “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.

        “Se Deus quiser Ele nos salva”, não é desculpa, principalmente responsabilizando Deus pela nossa salvação! Ele quer salvar sempre, mas se nós não queremos ser salvos, como Ele nos salvará? Se não fizemos a porte que nos cabe, que é reconhecer que somos pecadores, como pecadores, estamos perdidos, como Ele nos salvará? Se não reconhecermos que precisamos arrepender dos nossos pecados, confessá-los ao Senhor Jesus Cristo, pedirmos perdão para que Ele nos perdoe e nos salve; como Ele nos salvará? De nada adianta Deus querer salvar. Deus respeita o nosso livre arbítrio.
        O texto de (II Ped. 3:9) é claro que a responsabilidade da nossa salvação está em nossas mãos, pois ela passa pelo arrependimento do ser humano de seus pecados, Deus não arrependerá por nós!
        Passa pelo o aceitar a mensagem da Palavra de Deus como verdade para a nossa vida. Deus não precisa aceitar nada! Ele é Soberano!
        Foi o que Jonas fez em Nínive, de acordo com (3:4-5) “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor”.
        De acordo com este texto houve um arrependimento em massa, até mesmo do rei. É o que estamos precisando hoje.  Chega de desculpa, aceita a salvação em Jesus Cristo enquanto há tempo! Eu vou no arrebatamento, e você?
        Imagem extraída de: (https://www.google.com.br/search?q=IMAGEM+DE+PROFETA+DE+DEUS&newwindow=1&safe=active&rlz=1C1KMZB_enBR591BR591&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=MRnUU7zGObLisASKwYHoDw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#newwindow=1&q=IMAGEM+DO+ARREBATAMENTO&safe=active&tbm=isch), Em 26/07/2014.

        PR FLAVIO DA CUNHA GUIMARÃES

BIBLIOGRAFIA:


1 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.
2 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
5 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...