MEDITAÇÕES DIÁRIAS COM PR FLÁVIO GUIMARAES


MEDITAÇÕES DIÁRIAS COM PR FLÁVIO GUIMARÃES

ESTA É A DIFERENÇA

Atos dos Apóstolos 5:41 "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo seu nome".

Os Apóstolos, de Jesus Cristo, pareciam masoquistas em sentirem prazer no sofrimento. Isso parece ser irracional. E é para quem não é espiritual e não tem o olhar para a eternidade. Por vezes, foram proibidos de falar sobre o Jesus ressuscitado que curava, que fazia milagres e que ressuscitava mortos. Foram presos, foram chicoteados, foram violentados e foram injustiçados, pelas autoridades, ainda que fazendo o bem e não devendo nada a ninguém; todavia, regozijaram-se e alegraram-se por serem dignos de padecer afrontas por causa do nome de Jesus Cristo. Esta é a diferença!

Enquanto os cristãos primitivos pensavam em implantar o Reino do Senhor Jesus Cristo, no mundo em que viviam, ainda que debaixo das prisões e chicotadas, com a injustiça, perseguições e sofrimentos, para desfrutarem dos benefícios do Reino de Jesus Cristo, com Ele no Céu, após a morte deles; os cristãos de nossos dias, querem falar pouco do Reino de Jesus e do Rei Jesus, para implantar o Reino de Deus no mundo em que vivem, por outro lado querem desfrutar de todas as bênçãos que Deus proporciona. Querem desfrutar e gozarem as belezas do Céu aqui na terra, o que os Apóstolos não pensavam em desfrutar do Céu nesta vida aqui, como se aqui fosse o destino final do salvo, o que não é. Jesus Cristo em João 16:33 disse: "Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". E João 14:3, fala que Jesus foi preparar lugar para os salvos. Se Ele foi, logo, o lugar não é aqui, senão Ele teria ficado aqui preparando o lugar para os salvos aqui. Entretanto, a Bíblia diz que Jesus Cristo está a direita de Deus. Logo, é lá o lugar dos salvos.

Vamos pensar em menos privilégios e mais trabalho aqui para o Rei Jesus para a glória de Deus-Pai. Pensar menos em eu e você e mais no Rei Jesus. Pensar menos no reino dos homens e mais no Reino do Rei Jesus Cristo. Você entende isso?

Por hoje é só, um bom dia na santa paz de Deus, um abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





BENDITA CONVERSÃO

Atos dos Apóstolos 9:3 (...) "subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 (...) ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 (...) Eu sou Jesus a quem tu persegues. 6 (...) Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito".

O grande e temível Saulo que se achava senhor, agora é súdito do Senhor dos senhores. Que dava ordem aos subordinados, agora recebe ordem como subordinado. Que fazia obedecer, agora é ele que obedece. Comandava, agora é comandado. Que recebia satisfação, agora dá satisfação. Que espalhava e causava o terror, agora espalha e causa o encorajamento. Vai incrédulo para Damasco e volta crendo. Vai para prender e pôr na cadeia e volta para promover a libertação da escravidão do pecado e da cadeia do Diabo. Vai para Damasco com o coração cheio de ódio, cheio de vingança e com a intenção em fazer o mal, aos cristãos; volta, entretanto, transformado pelo poder do Senhor Jesus, convertido, disposto a fazer o bem e espalhar o amor. Bendita conversão.

Quantos Saulos por aí que já passaram pela mesma experiência! Quantos Saulos por aí espalhando o terror das drogas, dos vícios, da violência, dos homicídios e precisando passar pela mesma experiência, a bendita conversão?! Quantos Saulos por aí anunciando a salvação em Cristo Jesus!

Por hoje é só, um bom dia e um abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





SOCORRO PROVIDENCIAL

Atos dos Apóstolos 11:28 (...) "que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. 29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia".

Vivemos tempos tão sombrios de um egocentrismo tão exacerbado, que tem provocado escassez de alimento e dalas a fome mundial. A fome mundial e a escassez, não são por falta de alimentos. Alimento tem no mundo, está estocado e, às vezes, apodrecendo e jogado fora. O que está faltando é o amor para com o próximo e a boa vontade, para condoer com os famintos. Por outro lado, se falta amor e boa vontade, está sobrando amor demais para com o dinheiro e está sobrando má vontade nos governantes, nos políticos e nos ricos que podem amenizar a fome dos famintos. Está sobrando egocentrismo nos que têm o alimento estocado e fazem picuinhas, por preço estratosféricos, que podem repartir com preço justo com os que não tem o que comerem. Estas são as razões, entre outras, o porquê da fome no mundo.

No início do Cristianismo, principalmente na Judéia, berço do mesmo, houve fome e não foi mais grave, porque houve socorro providencial da parte dos irmãos, de fora da Judéia, enviando alimento. Isso é amor verdadeiro. Isso é ausência de egocentrismo. Isso é pensar no próximo. Isso é condoer com o necessitado. E isso é ter sensibilidade.

O mundo atual não precisa tanto de homens políticos, ricos, estrategistas, poderosos e que promovam a guerra. O mundo está precisando de homens e mulheres, movidos pelo amor verdadeiro e movidos pelo Espírito de Deus, entranhados e entronizados no interior de cada "ser", no coração e na alma dos que tem o poder de decisão, para decidirem conforme o Deus quer e não como o homem quer. Que sejam canais de bênçãos para os menos favorecidos. Para ser canal de bênção, não precisa ser necessariamente político, rico e poderoso, basta ter amor abundante no coração para com o próximo, sensibilidade para sentir a necessidade do outrem e a boa vontade para dividir as bênçãos que provém de Deus.

Hoje, Deus está nos desafiando a sermos bênção na vida de alguém onde estamos e com o que temos. Ninguém é pobre demais que não possa ajudar e ninguém é rico o suficiente que não precise de ajuda. Ajude a você mesmo ajudando a alguém. Topa o desafio?

Por hoje é só, um bom dia e braço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





EX-CEGO EM MEIO A CONFUSÃO

João 9:25 "Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo". https://bibliajfa.com.br/app/acf/43N/9/25

Para os incrédulos de corações obstinados, escravos das convenções humanas e de um sistema religioso arcaico, obsoleto e opressor, as evidências e as provas do agir de Deus, não foram e não são suficientes, também, em nossos dias, para os que continuavam cegos, não obstante verem; visto que as provas e as evidências foram e são rechaçadas, provando que quem era cego, de verdade, não era o cego de nascença que fora curado e agora via, mas os líderes religiosos, dos judeus e também em nossos dias, que viam e veem o agir de Deus, contudo recusavam e recusam crer; dando provas da incredulidade e que eram cegos, não de vistas, mas de mente e entendimento. Diferente de nossos dias? Não!!! De jeito nenhum!!!

Que as convenções políticas, econômicas, religiosas e humanas não nos ceguem, pelo contrário, que possamos ver com os olhos, com a mente e com o coração, para desfrutarmos plenamente das bênçãos de Deus, e a bênção maior, é a salvação eterna. Você pode dizer assim seja?!

Por hoje é só, um bom dia, um abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





TEMPO DE DEUS X TEMPO DOS HOMENS

João 7:6 "Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto". https://bibliajfa.com.br/app/acf/43N/7/6

A discussão aqui era entre os irmãos de e Jesus Cristo. Os irmãos queriam que Jesus se expusesse e se revelasse aos discípulos que não estavam seguindo-o na Judéia, que ao nosso entender os irmãos de Jesus recusavam, na verdade, em crer NELE, como o Messias, o que parte dos judeus, do estafes principalmente, não criam também.

Foi neste contexto que Jesus disse que o tempo DELE não havia chegado, no sentido de entregar-se a si mesmo voluntariamente, para morrer no lugar de seus irmãos e em nosso lugar também, para nos salvar. Mas o tempo dos irmãos de Jesus Cristo e o nosso tempo também já havia chegado e continuaria chegando, enquanto eles estivessem vivendo neste plano, como para nós também, para crerem e aceitarem a Jesus Cristo como o Messias que de fata era e é o Messias.

Palavra, esta, que serve para os nossos dias, pois, o tempo para a volta de Jesus Cristo ainda não chegou, todavia está chegando, mas o tempo para nós estarmos preparados para a sua volta já chegou, visto que quem garante que estaremos com vida daqui à um minuto. O preparo tem que ser constante, enquanto em vida, porque em morrendo cessará a oportunidade e o destino estará selado. Quantos que se foram sem estar preparados porque o tempo havia chegado de surpresa e surpresa desagradável?! Que o nosso tempo não se esgote antes de estarmos preparados e sejamos apanhados de surpresa desagradável!!! A advertência é: "prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus", Amós 4:12.

Por hoje é só, um abraço em Cristo Jesus e um bom dia na santa paz de Cristo e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





HOMENS ADORANDO HOMENS

Atos dos Apóstolos 10:25 "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem".
Em tempos de conexões mundiais, através da internet, redes sociais e meios digitais, em que homens e mulheres, correm atrás de seguidores, admiradores, adoradores e até bajuladores, que os tornem famosos, que lhes rendam afagos, fama e até uma grana, através de seu público alvo e o alvo dos influenciadores é serem admirados, adorados e até bajulados; Pedro nesse quadro ficaria envergonhado de ver tantos ajoelhados, encantados e hipnotizados, por homens e mulheres, que quase nada tens a oferecer, a não ser a beleza, a nudez, as frases e pensamentos sem profundidade, falando, às vezes, da vida alheia e de futilidade, do interior ou da cidade, com o consentimento e aceitos por aqueles sem equidade.

Pedro diante da atitude de Cornélio, em adora-lo, não titubeou e não aceitou ser adorado, e foi logo dizendo, poe-te de pé porque sou homem como você. Diante disso, entendemos que homens não adoram homens, pois homens que querem o lugar de Deus se autoconsumem. Entendemos que o lugar do homem é servir o criador e não a criatura, e nada mais do que isso para a glória de Deus. Entendemos também, que à atitude de Pedro demonstrou a sua humildade e seu pleno conhecimento de quem era Jesus, o Senhor, a quem devemos adorar verdadeiramente em espírito e em verdade. No lugar de Pedro eu e você faríamos o que? Nas redes sociais estamos procurando o que? Fama e ostentação, ou servir a Cristo, nosso Senhor, com humildade de coração?

Por hoje é só, um bom dia e um abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.
(br) (/br) (br) (/br) (br) A MULHER E O DRAGÃO (/br)
Apocalipse 12:6 "E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias". https://bibliajfa.com.br/app/acf/66N/12/6

A batalha da mulher e o Dragão 🐉, ainda que tem interpretações diversas; todavia, ao nosso entender, a visão fala do povo de Deus desde os israelitas, da Igreja de Jesus Cristo até ao arrebatamento da mesma. Fala de um período extenso no tempo. Fala de acontecimentos tanto no Céu como na Terra.

1 – A mulher simboliza o povo ideal de Deus, isto é, os redimidos de todos os tempos, desde de Israel do Antigo Testamento considerado esposa de Deus, como a Igreja judia, pois começou com os judeus, bem como a Igreja gentílica é considerada a noiva e esposa de Jesus Cristo no Novo Testamento. Mas aponta para Maria, mãe de Jesus Cristo, também, que deu à luz a Jesus, que precisou fugir para o Egito para se livrar da morte que Herodes decretou, antes do tempo, senão, não cumpriria os planos de Deus Pai. O de salvar os pecadores arrependidos e guarda-los para Si mesmo. A mulher grávida enfrente uma guerra contra o Dragão vermelho, que é Satanás, que é não só o grande adversário de Jesus Cristo, em sua missão aqui na Terra, de salvar os pecadores perdidos, bem como Jesus Cristo é o grande consumador de todos os planos de Deus Pai o que o Dragão não quer. Perseguir a Maria, com seu Filho Jesus, e perseguir o povo de Deus, os judeus, é tarefa implacável do Dragão, que é Satanás, Ap.12:3-4.

2 – O Dragão que simboliza Satanás, o Diabo, Ap. 12:3-4 e 9, é o grande adversário de Deus e de tudo o que é de Deus; principalmente inimigo número um do povo de Deus e faz de tudo para destruir o que Deus fez de bom, com muito amor, zelo, dedicação e santo. Ele foi expulso do Céu, V.3-4. Tem grande poder de destruição quando Deus consente ele agir, porque nada faz se Deus não o permitir. Tudo quanto Satanás quis destruir na obra de Deus, principalmente quanto a obra de salvação, sem a permissão de Deus, ele foi derrotado; mas não desiste e não desistirá até a derrota final dele, a qual se dará quando Jesus voltar, vencê-lo, julgá-lo com os seus anjos e seguidores, e serão lançados no lago de fogo. Você sabe qual é o país que tem um regime político adversário de Deus, do Evangelho e que persegue os Cristãos, por causa da ditadura comunista e que um dos símbolos da cultura é um Dragão Vermelho?

3 - Enfim, diante de toda luta e perseguição, nasceu um filho varão. Ao nosso entender está referindo-se ao nascimento de Jesus, o nosso Salvador que precisou ir para o Egito para livrar-se da morte, quando ainda bebê. Cresceu, exerceu seu ministério, foi crucificado, morreu, ressuscitou, foi para a destra de Deus, em seu trono para reinar, reger as nações e julgará a todos os seres humano, no juízo final.

Entendemos que o povo de Deus, em determinados momentos, no decorrer da história, passou por perseguições e tribulações, perdeu batalhas, mas jamais foi exterminado porque sempre existiu os remanescentes, o que nem mesmo Jesus Cristo ficou livre de tais investidas de Satanás; mas Deus sempre veio em socorro e trazendo livramento ao seu povo. Significa isso que o mesmo Deus trará livramento a seu povo do passado, de nossos dias e nos dias vindouros, se necessário for, visto que o Deus de ontem é o mesmo de hoje e de sempre. Basta, o seu povo crer e ser fiel a Ele.

Por hoje é só, uma boa tarde, um domingo abençoado a todos os leitores, um abraço do Pr Flávio Guimarães a todos os amigos, em Cristo Jesus e até a próxima reflexão.

LUGAR VAZIO NO CÉU

Apo 12:7-8 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu”.

O capítulo 12, de Apocalipse, revela como o Diabo veio parar na terra; revela os fatos desde o início da criação, passando pela história da humanidade e o povo de Deus, que guarda os mandamentos do Senhor Deus, até aos que têm o testemunho de Jesus Cristo, isto é, a igreja de Jesus Cristo, serem libertos da ação de Satanás e vencedores pelo sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. A ação começa com a batalha no Céu, entre o Diabo e seus anjos, com Miguel e seus anjos. Força contra força e o mal contra o bem, V.7. Para a decepção do Diabo, ele perdeu a batalha e seu lugar ficou vazio no Céu, V.8. E porque perdeu a batalha, Satanás foi precipitado na terra com os seus anjos, com a função de enganar os seres humanos que não conhecem a Jesus por uma experiência pessoal, transformadora e que desenvolve o desejo de testemunhar da grandeza do Senhor Jesus.

Com a queda de Satanás ouve festa e alegria no Céu, porque a salvação já não tem mais empecilhos e impedimentos, para os que creem e aceitam a Jesus Cristo como Senhor e salvador de suas vidas, V.10. O acusador dos salvos e não salvos dia e noite, foi, está e será vencido plenamente de sua obra aqui na terra. O Senhor Jesus Cristo já fez a parte DELE; agora cabe as nós vencermos ao Diabo, nós, os salvos, que fomos lavados pelo sangue do Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus Cristo, com a Palavra de Jesus Cristo e com o testemunho que o salvo dá do poder de Jesus Cristo em sua vida.

A experiência com Jesus Cristo é tão grande que o amor a Ele é maior do que o amor a própria vida e continuarão amando até morrerem, sem se importarem com que possa acontecer. Se o Diabo vai tentar, vai perseguir e até leva-los a morte, como aconteceu no início do Cristianismo, na Idade Média e tem acontecido em nossos dias em alguns países.

O final do V.12, tem um ai como alerta para os que habitam na terra e mar, dando a ideia de todos os seres humanos, sem exceção. Quem habita na terra e nos mares, é para fazer distinção dos que já habitam no Céu, os salvos, que foram vistos na grande multidão, Apoc.7:9. O ai está no texto para servir de alerta para os que estão sem a proteção de Deus e do Senhor Jesus, que sofrerão as investidas do Diabo porque Ele estará tomado de grande ira, porque tem conhecimento que seu tempo está terminando.

Este quadro forma um contraste com o que está no início do V.12, que fala da alegria, da felicidade e do regozijo dos que habitam no Céu. Logo, quem tem Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas, não precisa ter medo dos acontecimentos e o que o Diabo possa fazê-lo. Deus está e estará protegendo os salvos, se ainda aqui estivermos. E se já tivermos partidos desta vida, com Jesus, estaremos em pleno gozo no Céu. O Apocalipse revela e fala para mim de encorajamento, de vitórias, de bênçãos e de alegria, por pertencer a Jesus Cristo. E não de medo, de pavor, de derrota, de maldição e de tristeza. Estes sentimentos são para os que não tem certeza da salvação. Por hoje é só, uma boa tarde e um abraço, em Cristo Jesus, aos amigos e leitores, do Pr Flávio Guimarães e até a próxima reflexão.



UMA PORTA ABERTA = OPORTUNIDADES

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”, Apoc. 3:8.

Todos nós temos oportunidades. Oportunidades de estudar, trabalhar, se realizar, amar e ser salvo falando espiritualmente. De igual modo, todos nós temos oportunidades de sermos indoutos, preguiçosos, sermos fracassados, odiarmos e continuarmos perdidos espiritualmente. Onde está a diferença ou o segredo? Está nas escolhas, nas tomadas de decisões e em o que queremos ser. Se fizermos as escolhas erradas, se tomarmos as decisões erradas e se não soubermos o que queremos, como esperar bons resultados em nossas vidas?! Não podemos esperar bons resultados quando decidimos errados! Isso se chama a lei da colheita, o que o Apóstolo Paulo afirma em Gal. 6:7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Mas uma coisa não podemos negar: Se fazemos as escolhas certas ou erradas. Se tomamos as decisões certas ou erradas. Ou se ficarmos como parasitas, o Senhor Jesus está sabendo de tudo e de todas as nossas obras, o que será computado no livro da vida para servir de base no julgamento final – “Eu sei as tuas obras”.

Uma porta aberta é = oportunidades para entrar. Mas a decisão de entrarmos ou ficarmos do lado de fora é nossa. A porta do trabalho, a porta de construir amizades e relacionamentos humanos, a porta para constituir famílias, a porta para felicidade e a porta para a salvação estão abertas a todos de igual modo; mas aproveitar já que a porta está aberta e entrar cabe a cada um de nós. Jesus disse em João 10:9 “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. O “se alguém entrar” está na condicional. Se entrar será salvo, se não entrar estará perdido. Ninguém é obrigado a entrar simplesmente porque a porta está aberta, de igual modo ninguém é proibido de entrar já que a porta está aberta a todos.

Uma porta aberta é = oportunidade a todos = democracia. A porta está aberta de igual modo para o negro e para o branco; para o rico e para o pobre; para o homem e para a mulher; para os intelectuais e para os analfabetos; para os homossexuais e para os heterossexuais; para os ateus e para os que creem; para os de idade de crianças até os idosos. Para os que se acham bons e para os que se acham maus; para os criminosos e para os não criminosos; para os que se acham pecadores demais e para os que acham que não são pecadores; e para os de convicções de direita e para os de convicções de esquerda. Mas lembremos de uma coisa, para entrarmos por essa porta e desfrutarmos do que está além dela, é preciso guardar a minha palavra (disse Jesus) e não negar o meu nome, o nome do Senhor Jesus Cristo. Podemos dizer amém?! Por hoje é só, bom dia, abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



DEUS GOVERNA

“Ele, em seu poder, governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes”, Salmo 66:7, Almeida Revista Atualizada 1993.

O Salmo 66 é um convite a toda a humanidade, de todos os tempos, a cantar e louvar a glória, as obras, o nome, a grandeza, o sustento, a misericórdia e o governo de nosso Deus. Diz o versículo acima que o Senhor Deus governa e consequentemente domina o universo e tudo que Ele criou. Governo e domínio esses que muitas pessoas não entendem e não aceitam.

1 – Não entendem e não aceitam porque: O governo do Senhor Deus é invisível. O seu governo não é visível como o é o governo de um ser humano como presidente, rei, primeiro ministro e etc. É invisível, mas é sentido na vida prática do dia a dia. É sentido na história através dos atos atribuídos a Deus. Mas se atentarmos para as leis que regem e sustentam o universo, que os físicos tem descoberto e afirmado que existem e as leis da natureza, com certeza sentiremos e entenderemos que há alguém maior do que o universo e as leis, que governa todo o sistema por trás dessas leis e que as criou.

2 – Não entendem e não aceitam porque: Os togados, os engravatados que pomos em evidência, como governantes, ficam tão cheios de si, acham-se tão poderosos, tão deuses, tão divindades que não reconhecem ninguém acima deles, nem mesmo o governo de Deus. Mas não sabem eles que toda autoridade que têm é dada do alto por Deus, é o que disse o Senhor Jesus Cristo a Pilatos, em João 19:10-11. Não sabem os governantes que governam, às vezes, debaixo da autoridade de Satanás e este está debaixo da autoridade e do governo do Senhor Jesus Cristo. Governam mediante a permissão do Senhor Jesus Cristo, pois o Mesmo diz em Mateus 28:18: “É-me dado todo o poder no céu e na terra”.

3 – Não aceitam porque há um estado de rebeldia: O estado de rebeldia começou com os nossos pais primórdios, Adão e Eva, lá no Jardim do Éden. Se estendeu por toda a humanidade, por toda a história e chegou aos nossos dias bastante acentuada. Acentuada porque a rebeldia ganhou um elemento chamado incredulidade em sua caminhada na história. Uma mistura perfeita para entender e explicar o caos em que a nossa sociedade encontra-se. O que encontra alicerce nos dias de Noé e as razões o porquê do Dilúvio. Rebeldia e incredulidade uma é a extensão da outra e andam de mãos dadas. O resultado não poderia ser outro a não ser o que está instalado em nossa sociedade. Uma sociedade confusa e perdida em seus valores éticos e morais. Uma sociedade violenta, segregada e sem rumo, governada por homens sem escrúpulos que querem voltar para acabar de arruinar de vez com o pouco que ainda existe de patriotismo, de liberdade, de crença, de fé e de amor no coração do povo brasileiro tão sofrido e judiado. Falando de não aceitar, não aceitemos ser governados por alguém que é governado por Satanás se podemos escolher ser governados por alguém que é governado por Deus. Temos dois exemplos bíblicos: Saul e Davi.

Terminaremos a nossa reflexão afirmando que querendo ou não e aceitando ou não, Deus está no governo de tudo e de todo o universo. O versículo em questão ainda diz que os olhos do Senhor Deus estão sobre todas as nações. Isto quer dizer que o Senhor Deus está vigiando todos e sabendo de todos os feitos da humanidade. E manda um recado claro e direto, a todos os rebeldes e incrédulos: “não se exaltem os rebeldes”, logo, submetam-se ao governo de Deus para o bem da própria vida. Por hoje é só, bom dia, abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.


FRUSTRAÇÃO SEM CAUSA?
2 Coríntios 4:3 "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus".

Nós que pregamos o Evangelho, de Jesus Cristo, quando não vemos grandes resultados, paira em nossas mentes, uma certa frustração, uma preocupação e o pensamento de mudarmos a forma de pregar, ritual e a liturgia do culto em um ativismo religioso para atrair as pessoas para a Igreja e vermos números. Nenhum problema, se não mudarmos a essência do Evangelho e não permitirmos a prática de pecados dentro da Igreja. Mas é aí que mora o perigo. Muitos de nós não mudamos só a forma de comunicar o Evangelho, mudamos também o conteúdo, a essência e passamos a pregar um Evangelho mascarado, de meias verdades (que não existe meias verdades). No Evangelho existem as verdades. Se não são verdades é distorção das verdades que o torna mentiroso.

Olhando entretanto, o texto acima, descobrimos algumas verdades:

1) Esse não é um problema só dos dias atuais, já existia nos dias do Apóstolo Paulo, há quede dois mil anos. 2) O que tem que mudar não é o conteúdo e às verdades do Evangelho, mas os seres humanos. 3) O problema da não aceitação está na cegueira do entendimento dos ouvintes. 4) Não entendem porque reina sobre essas pessoas o deus deste século. Para o Apóstolo o deus deste século nada mais é do que Lúcifer. 5) Este tempo de incredulidade está cada vez mais evidente nestes últimos tempos, o que faz parte do processo para a manifestação do anticristo e para a volta de Cristo.

Resta saber se estamos preparados para lidar com essa incredulidade e para a volta do Senhor Jesus. O desafio é preparemos porque o tempo está encurtando rapidamente. Por hoje é só, um bom dia, abraço em Cristo Jesus, boa reflexão e até a próximo. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



ESTE É O CAMINHO, ANDAI NELE

Isaías 30:21 "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda".

Nós temos a liberdade para escolhermos qual caminho queremos andar, só não temos a liberdade de escolhermos os resultados; e Prov. 14:12 fala claramente sobre isso: "Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas o fim deles conduz a morte". Então, é melhor andarmos no caminho do Senhor Deus. E o caminho do Senhor Deus apontado por Ele mesmo é o Senhor Jesus Cristo: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6.

O caminho que o Senhor Jesus Cristo é e trilhou foi tanto o caminho da paz, da concórdia, da pacificação e do amor. Mas também o caminho da contestação, confrontação, condenação de erros, pecados, injustiça, falsidade, exploração, ameaças, intimidação e violência. Assim sendo, os que fazem parte da Igreja pagarão o preço, por vezes alto, como os profetas e os crentes primitivos pagaram, sendo perseguidos e até mortos, quando querem assemelhar a Jesus Cristo. Função ingrata, mas faz parte de sua razão de ser.

Houve momentos na história que o povo do Senhor precisou se posicionar. Na Babilônia no tempo de Mardoqueu e Ester. No tempo dos Macabeus. O Próprio Senhor Jesus quantas desavenças com os escribas, fariseus, saduceus e sacerdotes! A igreja sofreu às perseguições dos judeus e do império romano! E na Idade Média, chamado de período das trevas por justo gonzales, quantos que sofreram por contestar desvios, pecados cabulosos e violência brutal praticada pelos chamados cristãos, não cristãos e autoridades civis! Diferente de nossos dias? Não! Jesus Cristo avisou que chegaríamos a esse tempo, Mat. 10:17-23, e chegamos!

Quero terminar a nossa reflexão com as palavras de Mardoqueu a rainha Ester: (...) "e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?", Ester 4:14b. A Igreja do Senhor Jesus está inserido em um reino, nesse reino se faz política, a Igreja não faz política, mas vive as influências da política e deve influenciar e transformar a política para o bem comum, como a igreja primitiva transformou o império romano, afirmando: "Jesus Cristo é o Senhor". Nós temos a esperança que o mundo será transformado mediante a atuação da Igreja de Jesus Cristo e o poder de Deus, em uma sociedade que quanto mais busca solução humanamente para as suas mazelas, mais confuza e problática ela fica. A solução é Jesus Cristo transformando vidas. Por hoje é só, bom dia, abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão.

Pr Flávio da Cunha Guimarães.


AINDA TE FALTA UMA COISA

“E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? (...) Jesus lhe disse: (...) Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me”.

Jesus Cristo, em suas andanças, exercendo o ministério da palavra, deparou com todos os tipos de pessoas. Pessoas que criam, indiferentes e incrédulas. Pessoas que amavam, que gostavam e que até odiavam. Encontrou pessoas amigas, interesseiras e até as inimigas. Pessoas que ajudavam, exploravam e até roubavam, é o caso de Judas Iscariotes. Pessoas religiosas e não religiosas. Pessoas convictas e duvidosas, como é o caso da personagem do texto citado acima. Por ventura diferente de nossos dia? Não, não e não, de jeito nenhum! A sociedade é constituída de pessoas assim!

O texto fala de um príncipe rico, cumpridor dos deveres religiosos, morais e rituais aprendidos de cor de seus pais, dos líderes religiosos e da sociedade com seus costumes, cultura e tradição, como a sociedade de nossos dias, que não satisfaziam e não satisfezem os anseios da alma, o vazio interior que provocava e provoca dúvidas quanto a vida eterna. E chegando, esse jovem a Jesus, perguntou o que ele tinha que fazer para herdar a vida eterna. Diante da resposta de Jesus Cristo, em outras palavras, disse que tudo o que a religião lhe ensinou para ser salvo, ainda que cumprindo os mandamentos ele não estava salvo, desapontou-lhe e causando-lhe uma desilusão, ao dizer-lhe: ainda te falta uma coisa. Como lhe faltava uma coisa se ele era cumpridor de todos os rituais da religião a ele ensinado?! Ao dizer que lhe faltava uma coisa Jesus Cristo estava afirmando que os rituais de religião não salvam e não garantem a ninguém a vida eterna com Deus. A vida eterna com Deus não depende do que fazemos, mas depende tão somente da GRAÇA, da MISERICÓRDIA e do AMOR de Deus PAI. Jesus ao afirmar que ainda te falta uma coisa estava dizendo, ao jovem, que ele tinha tudo de material, cumpria todos os rituais religiosos, mas faltava-lhe o amor no coração. Ele não era movido pelo amor ao próximo. O seu amor era voltado para os bens matariais. Ainda não tinha o discernimento para entender que o herdar a vida eterna nem sempre é o fazer e o ter, mas o ser. No entender do jovem ele providenciava a sua própria salvação pelo o que ele fazia. Esse pensamento permeia a mente de muitos religiosos de nossos dias e é o grande problema das pessoas de nosso tempo. Acham elas que podem salvar a si mesmas, quando a Bíblia fala no Salmo 49:6-8 que diz: "Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles, de modo algum, pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes)". As pessoas, em geral, que pensam que podem salvar-se a si mesmas pessoas egoístas, orgulhosas, vaidosas, prepotentes que não gostam de depender e de se submeterem a outroas pessoas. Que possamos estar refletindo sobre o que ainda nos falta para termos a vida eterna e com certeza descobriremos que ainda falata alguma coisa em nós para com Deus.

Por hoje é só, até a próxima reflexão, um forte abraço em Cristo Jesus, um final de semana abençoado, boa leitura e boa reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.





LUC. 9:1-6
NÃO PERCA TEMPO

Com a maior e melhor das intenções dedicamos tempo e mais tempo, argumento e mais argumento, esforços e mais esforços, explicações e mais explicações para esclarecermos, para convencermos, para arrancarmos as pessoas dos caminhos que estão conduzindo elas para o inferno, para a morte eterna, Prov. 14:12, para um fim horroroso, mas as pessoas não querem ouvir, elas recusam ouvir a mensagem do Senhor Jesus Cristo que conduzem a vida eterna com Deus.

Elas estão anestesiadas, estão convencidas e impregnadas pelas mentiras que o Diabo impõem, fazendo com que a incredulidade, a dureza de corações, a mente cauterizada, a cegueira mental e espiritual, tornando-as incapacitadas de avaliarem o que é mais importante para a vida delas. Daí colocam coisas inúteis, de pouco valor e passageiras em lugar do que é muito útil, de muito valor, de valor incalculável e que são eternas. Invertem as prioridades. Criam objeções, desculpas e rejeitam deliberadamente o que não o que não se deveria e não se pode rejeitar.

Querem fazer sucesso, serem famosas, daí se submetem, sujeitam-se a práticas ridículas que denigrem a moral, o caráter, levando a escravidão das drogas e sexual. Concebem a ideia que as coisas de Deus, seguir a Cristo e frequentar uma igreja impedem elas de viverem a vida plena, de alegria, de felicidade e de fazerem o que querem, o que leva a uma vida devassa. E impedem mesmo para os que querem viver uma vida de compromisso com Deus! Daí preferem ser escravas de Satanás do que serem livres por Cristo Jesus. Quem quiser seguir a Cristo deve ter consciência que viverá no anonimato, e se tiver sucesso e for famoso(a), que seja através das coisas boas como o Senhor Jesus praticou que possamos praticar também.

As pessoas, em geral, não querem pagar o preço do anonimato, em quase tudo cortam caminho em busca da fama e do sucesso porque é mais curto e mais fácil, esquecendo, porém, que pode ser mais doloroso e ter consequências irreversíveis. Não aprenderam e não querem viver no anonimato. Pr Flávio da Cunha Guimarães.




LUC. 9:1-6 (Continuação Parte 1)
NÃO PERCA TEMPO Jesus Cristo viveu a maior parte de sua vida no anonimato. Os poucos anos de fama, que foram em torno de 3 anos, Ele fez de tudo para continuar vivendo no anonimato. Exemplo: Quando fazia um milagre recomendava para os seguidores que não dissessem a ninguém, Mat. 8:4. Jesus Cristo não queria fama em vida, Ele queria ser respeitado! Ele queria ser crido! Ele queria ser aceito como o Filho de Deus! Ele queria ser seu salvador!

As pessoas pensam que ser famosa é ser respeitada! Enganam-se! Não são! Jesus foi pregado em uma cruz no auge de sua fama entre os homens! Nem o Diabo respeita os famosos! Os famosos que o digam! Nem mesmo Jesus Cristo foi respeitado! Prenderam Ele! Zombaram DELE! Deixaram-no seminu! Quando colocaram um manto sobre Ele que simbolizava alteza estavam denegrindo como Rei! Cuspiram NELE! Bateram NELE! Colocaram uma coroa de espinho NELE! Fizeram carregar a própria cruz! Escreveram acima de sua cabeça: Rei dos judeus! E disseram para Ele: Se tu és o Cristo, desce da cruz, salva a Ti e a nós! O respeito veio depois, nos fenômenos que aconteceram na crucificação e depois de sua ressurreição.

É triste vermos crianças de 8,10,12 anos, principalmente meninas, gravando vídeos com rebolados, movimentos sensuais e colocando-os em redes sociais em busca de fama! Jovens se vendendo para terem uma migalha de fama! O Reino de Deus, o Céu, o Paraíso, a Salvação, a paz interior, o caráter e o respeito, que dinheiro nenhum compra, ficam em terceiros planos porque não dá ibope nos dias atuais em que os valores estão invertidos! Pr Flávio da Cunha Guimarães.




(CONTINUAÇÃO PARTE 2)
LUC. 9:1-6
NÃO PERCA TEMPO. Quando Jesus Cristo enviou os discípulos de 2 em 2, no V.5, ele recomendou: “E, se em qualquer cidade vos não receberem, saindo dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles”.

Dizem os comentarias que os judeus quando voltavam de uma viagem de entre os gentios, sacudiam o pó dos pés para não retornarem contaminados. Jesus Cristo ao mandar que os discípulos sacudissem o pó dos pés por não serem recebidos, estavam dizendo que os que rejeitavam a mensagem de salvação, as boas novas o Reino de Deus não eram melhores do que os gentios. Não tinham parte no Reino de Deus, pois se tivessem não rejeitariam a mensagem.

Qual contaminação é pior? O estar entre os não crentes, se é que o estar entre os não crentes contamina alguém ou uma vida desregrada, coração cheio de ressentimentos, ódio e maledicência?! Qual contaminação é pior: A contaminação exterior ou a da mente e do coração? Me diz!

Sacudir o pó do pé era sinal e testemunho de protesto; protesto e testemunho estes contra as pessoas que recusavam e ainda recusam a mensagem do Senhor Jesus. Recusavam e recusam por causa da incredulidade, por causa da dureza de coração e pela ignorância dos ouvintes que tinham e tem mau vontade de ouvirem sobre Jesus.

Jesus Cristo não quer que perdemos tempo com aqueles que consideram a mensagem do Evangelho, o Reino do Senhor Jesus Cristo, a salvação como algo inútil, sem proveito e um lixo. Não podemos perder tempo com quem tem mau vontade, a missão tem urgência. Era sinal de reprovação quanto a atitude daqueles que recusariam e recusam a mensagem em nossos dias. Mensagem esta, que não podia e não pode ser recusada devido o valor e a importância dela.

Existem muitas mensagens banais em nossos dias, a internet aí está para confirmar, no entanto, a mensagem do Senhor Jesus é importante porque é um alerta quanto a eternidade com Cristo ou sem Cristo. Se recusarem, que recusem, sabendo, porém, das implicações, das consequências e do estrago que causará na vida de quem recusa, ainda que não seja nesta vida aqui, mas com certeza o será no futuro pós morte. Sacudir o pó dos pés era sinal de inocência diante da recusa deles por causa da incredulidade. No juízo final Deus não cobrará de quem anunciou ou quis anunciar, mas de quem rejeitou. Ezequiel 3:18-21 é muito claro a respeito disso. Pr Flávio da Cunha Guimarães.




I Corintios 9:27 "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis".

OLIMPÍADA ESPIRITUAL

Nas olimpíadas que acontecem de 4 em 4 anos, são dezenas que correm em busca de prêmios, medalha, fama e reconhecimento, o que o apóstolo Paulo alerta que um só é vencedor e é premiado. Já na vida espiritual ou com Deus, todos os que correm, com fé, são vencedores e serão premiados com a salvação, com a coroa da vida. Os não premiados ou derrotados são os que não correm, daí que o apóstolo apela para que todos corram de tal maneira para que alcanceis o prêmio.

Procure uma igreja próxima de sua casa e pessa ajuda como correr sua vida espiritual se ainda não sabe. Por hoje é só bom dia, abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



II Corintios 5:8 "Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor".

DESEJANDO A MORTE

A expressão " desejamos antes deixar este corpo", nada mais é do que desejar morrer. Desejando morrer porquê? Para quê? Por causa de quê?

Tem aqueles que Desejam morrer por causa de sofrimentos. Outros por cause de depressão profunda em que entram em um quadro desesperançoso que não vêem outra saída, a não ser na morte e daí passam a deseja-la, porque desconhecem que a melhor e verdadeira saída é ser amada por Jesus Cristo, é amar a Jesus Cristo e ser útil e servir àqueles que são de Jesus Cristo. Aqui poderíamos citar vários textos bíblicos, mas deixaremos para você pesquisar.

O que o Apóstolo Paulo quer enfatizar é que, a única razão verdadeira, aprovada e justificável por Deus para alguém desejar a morte é o estar com Cristo, ou seja, o continuar com Cristo após a morte.

O desejo de morrer é legítimo, não para nos livrar dos problemas e porque não sabemos lidar com eles, ou porque há um desequilíbrio emociona ou psicológico, mas porque temos a plena convicção de que a vida aqui e após a morte é muito, mas muito melhor com Cristo. É disso que o Apóstolo Paulo está falando. O habitar com Cristo quando deixarmos esta moradia aqui.

O desafio para hoje é a autodescoberta que destino teremos quando partirmos desta vida, qual será o nosso novo endereço? Ruas de ouro ou o lago de fogo? Nós escolhemos o endereço.

Por hoje é só, bom dia e abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



Isaías 64:4 "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. {...} 8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos".

O DEUS INCOMPARÁVEL.

O Deus incomparável quanto a sua existência. As palavras "desde a antiguidade", referem-se a eternidade de Deus que em comparação aos deuses, portanto limitados no tempo, que foram invenção e criação dos homens, homens estes que foram criados pelo Deus incomparável, Deus esse que não fora inventado e nem criado por criatura alguma. Ele existe em SI e por SI mesmo. INCOMPARÁVEL quanto a prontidão em servir e em abençoar a criatura que NELE confia e espera. Deus nenhum inventado e criado pelos homens, tem essa prontidão em servir e abençoar, porque não pode e não faz parte de sua natureza e personalidade. INCOMPARÁVEL, também, pela segurança e confiabilidade que passa para os que Ele adota como filhos. A confiança e a segurança que podemos ter de entregarmos nossas vidas, a Ele, como nosso pai, confiando que Ele tem poder e sabe nos moldar como o oleiro molda o barro ao fazer um jarro. Foi este texto que inspirou a composição do cântico: "Eu quero ser, Senhor, amado, como vaso nas mãos do oleiro..."

O desafio para hoje é confiarmos e deixar Deus quebrar o que é preciso ser quebrado, em nossas vidas, e um deles é o orgulho e refazer de novo, nova vida. O restante cada qual faça sua análise do que Deus precisa quebrar e reconstruir em sua vida. Por hoje é só, bom dia e abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.




DEUS É FIEL
II Tim. 2:13 "se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo".

O Apóstolo Paulo coloca a possibilidade de sermos infiéis, e, em geral, somos infiéis porque somos falhos, pecadores e movidos, as vezes, pelas paixões e não pela razão. O Apóstolo está falando de infidelidade a Deus e não necessariamente de cônjuge para com cônjuge de homens para com homens em transações comerciais etc.

A infidelidade faz parte da essência do ser humano, principalmente dos que estão debaixo do julgo do pecado, assim como a fidelidade faz parte da essência do Senhor Jesus Cristo, que independentemente se somos infiéis, Ele permanece fiel em seus propósitos, promessas e provimento, demonstrando assim, o quanto é bondoso, amoroso e misericordioso para conosco. Jesus Cristo não pode negar a sua própria essência, como nós não podemos negar a nossa própria essência, que somos pecadores carentes do perdão, da misericórdia e da salvação de Jesus Cristo. Mas em Cristo podemos ser mais fiéis do que temos sido.

O desafio para hoje é descobrirmos se estamos sendo infiéis e para com quem estamos sendo infiéis? Por hoje é só, até a próximo reflexão e abraço em Cristo Jesus a todos os amigos. Pr. Flávio Da Cunha Guimarães





OS MORTOS SE COMUNICAM COM OS VIVOS?

Texto difícil de ser interpretado, o de I Sam. 28:3-22, visto que, se trata da suposta comunicação entre mortos e vivos, vivos e mortos. Afinal de conta, há comunicação entre os mortos e vivos? Se há, como se dá essa comunicação? Se não há comunicação, os médiuns, pais e mães de santos se comunicam com quem? Seria uma farsa? Seriam enganados por espíritos malignos para enganarem os que os procuram? Para os espíritas kardecistas, kibamdistas, umbandistas, macumbeiros e até mesmo para alguns teólogos cristãos, afirmam que é possível a suposta comunicação entre os mortos e os vivos.

Acesse o link https://odomperfeito.blogspot.com continue desfrutando de conteúdo de primeira qualidade para um entendimento melhor de tal prática. Pr Flávio da Cunha Guimarães





NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ

Romanos 8:1 "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".

"Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo", porque "se alguém está em Cristo nove criatura é...", II Cor. 5:17. Quem não está em Cristo sobre a sua cabeça paira a condenação sim. Há condenação também para os que andam segunda a carne também, isto é, os que vivem dominados pelos desejos maléficos a si, ao próximo e a Deus. O segredo, então, é descobrir como estar em Cristo.

Estar em Cristo é o mesmo que estar entranhado(a) em Cristo e Cristo em nós; é estar cheio(a), é estar transbordante dos pensamentos e sentimentos de Cristo; é estar ligado(a) a Cristo em espírito e em pensamento, isto é, pensar como Cristo pensa e não segundo os pensamentos da sociedade decaída. Estar em Cristo é crer somente NELE como Salvador, é recebê-lo como Senhor da vida, é desejar ser um pequeno Cristo no meio em que vive.

Nós podemos ser um pequeno Cristo no meio em que vivemos, o mundo em que Jesus Cristo viveu era hostil a ele e o condenou, mas Ele venceu. É difícil ser um pequeno Cristo no mundo atual que condena tudo que tem relação com Deus, mas não é impossível e venceremos com Ele!
Resta saber se queremos ser esse pequeno Cristo que poderá ser cuspido, zombado, ridicularizado, humilhado, preso, castigado, crucificado e morto para ser ressuscitado em glória, ou se queremos estar sem Cristo para nos livrar de todas as consequências desta vida aqui, mas assumirmos as consequências da vida além túmulo. A escolha é nossa! Fuja da condenação eterna.

Por hoje é só, até a próxima reflexão e abraço em Cristo Jesus e beijo nos ❤️❤️❤️. Pr Flávio da Cunha Guimarães





FAZENDO O BEM AOS QUE NOS FAZEM MAL

Gálatas 6:9-10

"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".

Fazermos o bem à aqueles que nos fazem o bem é fácil e tranquilo. No entanto, fazermos o bem à aqueles que querem o nosso mal e fazem o mal a nós, aí é muito difícil devido a nossa natureza. Para fazermos o bem a esses, somente através da transformação genuína e verdadeira que Cristo causa em nós e mediante a compreensão e a prática dos ensinamentos da palavra de Deus. É o que ela nos ensina e é o que Jesus Cristo fez e faz a cada um de nós. Se queremos ser cristãos verdadeiros devemos fazer o que Cristo fez. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus e até a próxima reflexão. Pastor Flávio da Cunha Guimarães.




DEUS REI E SUA SOBERANIA
SAL. 97:1 e 10

Todos os reis da terra, grandes ou pequenos, por todos os tempos foram reis porque alguém os fizeram reis, deu-lhes o título de reis, os ungiram reis, ou herdaram o reinado porque eram filhos de reis. É o caso do povo de Israel. Não tinha rei. Quiseram um rei. Escolheram um rei, mas foi Samuel quem o ungiu o rei, ordenou o rei da parte de Deus e deu a Saul o título de rei. Quem poderia ungir a Deus como Rei? Ninguém. Quem poderia ordenar a Deus como Rei? Ninguém. Quem poderia dar o título ao Deus-Rei? Ninguém. De quem Deus herdaria o reinado? De ninguém. Quem o empossaria Rei? Ninguém. Não tem ninguém acima DELE ou igual a Ele para ungi-lo rei, ordená-lo rei, dar o título de rei, passar ou deixar para Ele um reinado e empossa-lo.

Os reis, no decorrer da história reinaram porque os seus povos aceitaram-nos, quiseram-nos e submeteram-se ao reinado deles ou eles forçaram o povo a se submeter ao seu reinado pela força e violência. Com raras exceções, reinaram sobre o povo de sua nação e não sobre todos os povos. Já o Deus-Rei Soberano, reinou, reina e reinará sobre todos os povos. O seu reinado é universal. Os povos aceitando ou não, querendo ou não. Ele não dá e não tem que dar satisfação a ninguém de seu reinado, o que faz e o que deixa de fazer.

Os reis humanos precisavam de conselheiros para tomarem as decisões acertadas e nem sempre a decisão era a certa. Roboão, herdeiro do trono de Salomão, que o diga. O Deus-Rei Soberano não tem e não precisa de conselheiros. Vejamos o que nos diz Isaías 40:13-14. “Quem poderia orientar o Espírito do Senhor? Quem poderia ensinar alguma coisa ou dar conselhos a Ele? 14. Por acaso, alguma vez Ele precisou de conselhos? Será que houve alguém para ensinar a Ele o certo e o direito? É claro que não!” O Deus-Rei Soberano tem o seu Conselho formado com seus conselheiros: O Deus Filho e o Deus Espírito de Deus. O Deus-Rei Soberano não pede autorização para reinar, Ele comunica que está reinando – “O Senhor reina”. Com certeza, o Hebraico aqui, traz a ideia que Deus reina e continuará reinando, esse é o sentido.

Os reis, por todo a terra, houve aqueles que perderam os seus reinados para adversários que eram desde um filho, um irmão, um parente, um general ou para outros reinados que guerrearam e ganharam a guerra, subjugando o rei e seu povo. O Deus-Rei Soberano já mais perderá o seu reinado. Ninguém pode declarar guerra a Ele e sair impunemente. Não há ninguém que possa desafiá-lo, ganhar de Deus e conquistar o seu Reino.

Os reis por toda a terra e por todo o tempo morreram e os seus reinados passaram para os sucessores. O Deus-Rei Soberano não morrerá, portanto, o seu reinado não passará para sucessor. O seu Reino é eterno. Jesus Cristo não é sucessor de Deus-Pai. Jesus Cristo, o Deus Filho, é coautor, coparticipante e agente no seu Reinado. Os reis, por toda a terra, que me lembro, não dividiram o trono entre dois reis simultâneos, o que sabemos na história que quando isso aconteceu, um eliminou o outro ficando com o reinado. O Reinado do Deus-Rei Soberano, desde o princípio, existiram dois reis: o Deus-Rei-Pai e o Deus-Rei-Filho. A prova bíblica é Gên. 1:1, Deus aqui é Elohim no hebraico, Deus no plural, significando Deus-Pai, Deus Filho e Deus-Espírito. Quando chegamos ao versículo 26 fala: “Façamos...” o que está no plural, logo, estava a triunidade unida e cooperando conjuntamente ao fazer o ser humano a imagem e semelhança de Deus.

Os reinos dos reis humanos foram instáveis. Sofreram variações, degradações e até desapareceram com as invasões e tomadas de outros reis e reinos. O Reino do Deus-Rei Soberano é constante, sem variações, sem danos, sem estragos, sem invasões e ninguém tomará o Reino das mãos do Deus-Rei, Ele entregou ao Rei-Filho após a missão cumprida, Mateus 28:18 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”, todo é todo e não se discute. O Reino do Deus-Rei Soberano é o reino seguro e de proteção a todos os seus súditos. Estar dentro deste reino é desfrutar de segurança e de proteção do dia que nasceu para a eternidade.

Os reinos dos humanos empobreceram e acabaram no decorrer dos milênios. Restou só relíquias, ruínas e a história. O Reino do nosso Deus-Rei Soberano é riquíssimo e cada vez mais enriquece. Riqueza material, riqueza de conhecimento, riqueza em qualidade de vida e riqueza espiritual. O Reino de nosso Deus é eterno, ele faz a história e não é somente parte ou um ato da história. Portanto, é motivo para que a terra com suas ilhas regozijem-se, “alegrem-se” que é outra característica diferenciada dos reinos dos homens.

Os reinos dos homens causaram e causa muita tristeza, muito dissabor, muita opressão, muita injustiça, muita prisão, muita violência, muitas guerras, muitas mortes, muito choro, lágrimas e dor. O Reino do Deus-Rei Soberano causa muita alegria, libertação, justiça, paz, vida e acaba com o choro e enxuga as lágrimas. Mas a humanidade preferiu e prefere a tristeza, o dissabor, a opressão, a injustiça, a prisão nos vícios e mental, a violência, as guerras, as mortes, o choro e as lágrimas, porque não quer submeter-se a autoridade do soberano. Mas, enquanto há vida há esperança de mudança e podemos mudar a partir da fé em Cristo Jesus, o aceitando como salvador Único e soberano. Quando isso acontece, ainda que o mundo ao nosso redor não muda, todavia, o mundo que há dentro de nós mudará e os amigos perceberão. Deixe ser mudado e mude-se para o seu bem, para a sua felicidade e a felicidades dos seus. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, Pr Flávio da Cunha Guimarães.




SUPERSTIÇÕES E DEMÔNIOS

Superstição em Atos 17:22, no grego é: δεισιδαιμονέστερος – deisidaιmonésteros, palavra composta de δεισιδαίμων - deisidaímon o que quer dizer que a pessoa é temente a Deus, respeitosa, temerosa ao que é sobre natural e é religiosa. Em Atos 17:22 significa ser religioso mais do que o normal. Em Atos 25:19 a palavra grega é: δεισιδαιμονία – deisidaimonía. O significado geral dessas palavras é: temer ou ser reverente a deuses, as coisas divinas e sobrenaturais. É ser religioso(a). O sentido pejorativo é ser supersticioso(a). No N T é ser preciso e zeloso nos afazeres religiosos, Atos 17:22.

A palavra grega deisidaimonía tem como prefixo δεî – dei, que vem da raiz δέω – deo, que significa (1) amarrar e atar, Mat. 13:30 e 21:2. (2) Atar e confinar, Mat. 27:2 e 14:3. (3) Obstruir, atrapalhar e impedir, 2 Tim. 2:9. (4) Atar com vinculo legal ou moral, tal como o casamento, Rom. 7:2 e 1 Cor. 7:27,39.

Já a palavra deisidaimonía sendo retirado o prefixo deisi ela vira δαιμονία - daimonía. E as palavras daimonía, δαίμων - daimon o sentido aponta para um deus e é força superior, demônio, anjo maligno, Mat. 8:31; Mar. 5:12; Luc. 8:29; Ap. 16:14 e 18:2. De onde vem o sentido de ser possuído, afligido, atormentado por um demônio ou espírito maligno. É exatamente o que os demônios, Diabo, Lúcifer e o Capeta querem fazer de nós e conosco, amarrar-nos, atar-nos, confinar-nos, obstruir-nos, atrapalhar-nos e impedir-nos que alcancemos as respostas e as bênçãos de Deus e que elas cheguem até nós, Daniel 10:12-14.

Analisando a palavra superstição e levando em consideração sua raiz, prefixo e sufixo, indica que por trás da superstição existem demônios se beneficiando... amarrando, atando, confinando, obstruído, atrapalhando, impedindo, ainda que de maneira legal e moral. Como assim de maneira legal? Os decretos, as leis, os protocolos criados e aprovados para legalizar práticas contrárias ao que a Bíblia ensina, recomenda, proíbe e condena. Contratos para casamentos e não casamentos nos moldes tradicionais. A imposição da ideologia de gênero por força de decretos e ações judiciais. Institucionalizar a imoralidade, a propina legalizada por decreto e a pedofilia.

Ainda que ser supersticioso tem a ver com o ser religioso, e no caso em estudo, é ser religioso mais do que o normal. Todavia, é uma religiosidade que não contribui pra nada. Essa religiosidade supersticiosa pode ser chamada de sincretismo religioso que é a mistura de crendices, espiritualista que conduz o religioso a cultuar pelo medo, pelo pavor e não pelo amor e intimidade que deveria ter para com seu deus. Esse medo e pavor, de seu deus, afasta o adorador da intimidade que deveria ter e desfrutar do amor e das beneficias de seu deus. Medo e pavor não traz paz de espírito, mas perturbação e religiosidade doentia. Pr Flávio da Cunha Guimarães.












IMPLICAÇÕES EM AGRADAR

Hebreus 11:5-6 “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

A palavra agradar no hebraico ( יׇטַב = yātab ) que é “ser bom”, “estar bem”, “estar contente” e “agradar” a Deus. Agradar a Deus, não pelo capricho de querer ser beneficiado(a) como ter a aprovação de Deus, as bênçãos materiais e espirituais como o ir para o céu, mas pelo dever moral, de amar a Deus, já que Ele é bom para conosco, nos ama e é misericordioso independente de nossos pecados, defeitos e falhas de caráter. Já a palavra agradar, no grego, εὺάρεστος = euárestos implica em uma ação ativa e constante, o querer agradar a Deus.

IMPLICAÇÕES EM AGRADAR

Nem mesmo Deus agradou, agrada e agradará a todos, sendo Ele perfeito, amoroso, bondoso e misericordioso, quem somos nós em querer agradar a todos. Não agradamos, não porque queremos desagradar ou estamos errados, mas porque as pessoas é que estão erradas em suas visões, percepções, distinções, avaliações e não percebem os seus erros e exigências demais ou incoerências. Não agradamos porque as pessoas tem dificuldades de dissociar e separar funções, posições, títulos e atitudes do cidadão que os carregam. Veem sempre o título-cidadão agindo e não o cidadão-título. Não conseguem separar o cidadão do título e o título do cidadão. Mas qual é mais importante: O título ou o cidadão? Dependendo da função, da posição e do título que carregamos, não podemos e não temos o direito de agirmos como cidadão. O presidente que o diga. Se não agradamos uns aos outros, principalmente porque somos pecadores defeituosos, temos dificuldades de percepção e não dissociamos função de cidadão, além da incoerência, às vezes que temos, como agradaremos a Deus se somos pecadores cheios de defeitos? Como agradarmos a Deus quando não queremos reconhecer os nossos pecados, defeitos de caráter e confessá-los ao Senhor Jesus?

Conhecemos aqueles que anulam seu caráter, suas vontades, seus desejos e até a personalidade para agradar a outrem. Anular-se para agradar alguém por amor, não vemos grandes dificuldades e problemas; vemos problemas quando alguém se anula para agradar terceiros, porque querem a aprovação das pessoas. Isso é muito sério! Jesus Cristo esvaziou-se de Si mesmo, não para agradar aos homens, mas porque ama os homens de tal maneira que deu-se a si mesmo na cruz por nós homens, Filipenses 2:7 e João 3:16. Anular-se a si mesmo para agradar e ter a aprovação do Senhor Jesus, nada demais, Ele nos ama e esvaziou-se de si mesmo por amor. E por amor podemos anular a nós mesmos por Ele.

Ainda tem os que pensam que estão agradando aos ente queridos e a Deus, quando na verdade, estão agradando únicos e exclusivamente a si mesmos.

Cremos que Enoque agradara a Deus, como diz o texto acima, não porque era perfeito sem pecados, mas porque entendeu o quanto Deus o amava, reconheceu o quanto era pecador, defeituoso de caráter, pequeno e fraco diante de um Deus santo, puro, perfeito e grandioso, daí resolveu viver na dependência de Deus. Agradou porque ele exerceu a fé em Deus. Agradou ao Senhor porque preocupou-se em viver em santidade, isto é, separado da vida pecaminosa. Agradou a Deus porque decidiu amá-lo mesmo não conhecendo-o pessoalmente em sua totalidade, vendo-o e compreendendo-o por inteiro. A fé dispensa esses detalhes. Temos que crer não porque vemos, o crer de Tomé, mas porque Deus nos promete, em Sua Palavra, e cremos mediante a esperança que temos nas promessas.

Portanto, o desafio para hoje é sabermos se estamos anulando a nós mesmos para agradar a quem? Nem os pais e cônjuges merecem a anulação de filhos e cônjuges, a não ser por amor consciente, jamais para receber a aprovação deles. São humanos tanto quanto! Geralmente quem se anula, se anula não por amor bilateral, mas por imposição um ao outro e esmagamento. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



TRONO DE DEUS

Salmo 103:19 “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo”. O salmista Davi reconhece a grandeza e a soberania do Senhor Deus em três frases que ele usou: “O SENHOR tem estabelecido”. Ninguém agiu e estabeleceu por Deus, de maneira que o Senhor Deus ficou passivo recebendo o benefício da ação. Deus foi, é e sempre será o agente que toma a iniciativa de estabelecer o que Ele quis, o que Ele quer e o que há de acontecer. Ele estabeleceu desde da eternidade passada. Me refiro desde o princípio, pois quando se pensa em eternidade, a mente é instigada a pensar na eternidade futura, mas temos que nos acostumarmos a pensar na eternidade passada, eternidade é eternidade, o que talvez seria melhor usarmos, neste caso, a palavra infinito. O sentido do verbo estabelecer aqui é que Deus estabeleceu, está estabelecido e continua estabelecido sem fim e com propósito.

O verbo estabelecer implica em duas perguntas: 1 - Estabeleceu o que? 2 - Estabeleceu para que?

1 – Estabeleceu o que? Deus “estabeleceu o seu trono nos céus”. Por que não estabeleceu na terra? Porque dentro dos planos de Deus, seu planejamento e seu querer, a terra foi criada para os homens e animais, o céu fora criado para Ele, para seus anjos, para todos os humanos que reconhecem que estão decaídos, em estado de miséria e em perdição, mas que querem mudar, daí creem que Deus pode mudar seu estado e destino final, porque decidiram e querem viver dentro do querer de Deus para desfrutarem dos benefícios que advém do trono DELE e com Ele morarem eternamente. Aqui descobrimos um atributo de Deus, a soberania e a competência. Ninguém estabelece alguma coisa se não tem competência e poder para estabelecer e sem a ajuda de alguém. Deus estabeleceu o seu trono e seu domínio sem a ajuda de ninguém. Não se discute aqui a participação de Jesus Cristo e do Espírito Santo, visto que ambos são parte do Mesmo e o Próprio Deus. Portanto, Deus é soberano e isso não se discuto.

2 - Estabeleceu para que? Para reinar e dominar sobre tudo. Para reinar pressupõem ter domínio e quem tem domínio é o que está reinando. É aqui que a maioria dos humanos engana-se. Os incrédulos, os ateus, os céticos, os não religiosos e até mesmo Lúcifer, pensam que ninguém reina e tem domínio sobre eles. Pensam que são reis sobre si mesmos, o que estão redondamente enganados. Deus é o Rei Soberano. Reina quem tem o poder nas mãos e Deus tem o poder nas mãos. O salmista inspirado por Deus faz questão de enfatizar que Deus tem o domínio sobre tudo. Isso significa que Deus tem o domínio na terra, no Céu e sobre toda a criação, inclusive sobre Satanás. O caos em que estamos vivendo mundialmente político, econômico, social, moral, espiritual e quanto a saúde, é porque a humanidade deliberadamente decidiu rebelar-se contra o domínio de Deus e contra o seu reino, daí tem sido subjugada, pelos homens, que estão debaixo do reino de Lúcifer que está reinando sobre os homens, mediante a permissão de Deus, que é para glorificar o Próprio Deus.

Portanto, o desafio para hoje são três: 1 – Entendermos que Deus reina sobre todos, e não rebelarmos contra a sua soberania, pois a corda rebenta do lado mais fraco. 2 – Aceitarmos que o reinado de Deus é perfeito, é infinitamente muito melhor e visa os nossos benefícios enquanto o reinado de Lúcifer a nossa destruição. 3 – Anunciarmos que Deus é soberano, mas é o Deus de amor, de misericórdia, de bondade e quer que os salvos reinam com Ele, para isso que enviou o Seu Filho para morrer em uma cruz em nosso lugar. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



NEM DEUS CONDENA OS QUE...

Romanos 8:1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Para os que andam sem a graça salvadora, portanto não estão em Cristo, daí andam fazendo a vontade da carne, que aqui tem a conotação de pecado em satisfazer os desejos, os apetites sexuais e vontades sem medidas, freios e de maneira animalesca, as vezes, para esses há condenação sim, pois não entenderam o propósito da graça redentora em Cristo Jesus!

Não há condenação para os que estão em Cristo. Estar em Cristo é receber o perdão de Deus, é viver com Jesus Cristo enxertado em sua vida, é viver a vontade de Jesus Cristo, é viver os desejos de Jesus Cristo, é viver a semelhança da vida que Jesus Cristo viveu. É viver guiado pelo Espírito de Jesus Cristo e não pelo espirito do homem decaído. Viver o estilo de vida que Jesus Cristo viveu é estar livre da condenação do pecado, da morte e é viver a vida plena que Cristo viveu.

O desafio para hoje é vivermos a plenitude de vida que Jesus Cristo viveu em meio a um mundo que induz ao pecado por meios de propagandas, trajes e programas televisivos sensuais que induzem a sexualidade desenfreada que querem afetar e desmontar a família, princípios, tradições, costumes e a moral judaica cristã. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



NEM LÚCIFER NOS SEPARA DO AMOR DE DEUS

Romanos 8:35 “Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?”

Em síntese, o Apóstolo Paulo pergunta, mas induzindo-nos a resposta afirmativa que ninguém e nada, nem mesmo Lúcifer, pode e tem o poder de separar e impedir aqueles que encontraram a Jesus Cristo, em uma experiência transformadora de salvação, de amar, de seguir a Jesus Cristo e afastar-nos do amor de, e a Jesus Cristo dos salvos. O amo é uma via de mão dupla: Deus nos ama e nós o amamos também. Para que esse amor seja realizado e pleno, ele precisa ser correspondido, se não torna-se em tristeza. Todavia, sabemos que o Senhor Jesus Cristo corresponde o nosso amor, o que nem todos correspondem o amor de Deus por nós. E o Senhor Jesus não quer ficar triste porque não correspondemos o seu amor demonstrado na cruz, em nosso favor. Os mártires do Cristianismo, um deles foi Policarpo que morreu amarrado em um madeiro e queimado, morreram diante de grandiosa perseguição, violência, brutalidade e crueldade, mas afirmando que Jesus era, é e sempre será o Senhor para a glória de Deus-Pai e consequentemente foram recebidos em glória, pelo o Senhor Jesus, cobertos de todo o amor do Senhor. Vale analisarmos o que tem impedido de as pessoas amarem a Cristo, o porquê o amor tem esfriado e deixam de seguir a Jesus Cristo.

Portanto, o desafio para hoje é amarmos a Jesus Cristo e permanecermos amando-o, mesmo diante das adversidades, e como prova desse amor, caminhamos no dia-a-dia com Ele, ainda que sejamos incompreendidos, criticados, zombados e injustiçados. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



INSTINTOS BONS

O nosso boa tarde será acompanhado de uma reflexão que está alicerçada em Mateus 5 e o versículo de referência é o 7 que assim diz: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

As bem-aventuranças são ensinamentos para os nossos dias e se fazem pertinentes diante de uma sociedade tão sem amor, sem misericórdia e sem compaixão, que se vive muito mais pelos instintos maus e levar vantagens em tudo, do que pelo o instinto humanizado em ajudar uns aos outros, amar o próximo como a si mesmo. Misericórdia é sentir compaixão pela tragédia dos outros com o sentimento que poderia ter acontecido consigo mesmo. A palavra bem-aventurado é o mesmo que bem, muito feliz. Felicidade esta que queremos para nós e para os nossos ente queridos. No entanto, não basta só o querer ser e fazer os outros felizes, é preciso agir e ter atitude para que sejamos e façamos os outros felizes. Todavia, nem sempre sabemos o que fazer e o que não fazer para sermos felizes e fazermos a quem amamos também felizes. Daí aparecem tantos gurus feliciteiros (feliciteiro é a junção das palavras: felicidade com feiticeiros que passam receitas como ser feliz por meio de horóscopo, cristais energéticos, bens matérias e consumismo). O engano está aí quando pensamos que para sermos e fazermos os ente queridos felizes, temos que nos encher e enchermos os outros de coisas materiais, lazer, entretenimento, viagens, consumismo e de receitas mirabolantes. Coisas materiais, lazer, entretenimento e viagens até podem traz certa felicidade, sim, mas momentânea e de pequena intensidade. Nas bem-aventuranças Jesus Cristo está falando de felicidade intensa, constante e de grande proporção, o que as receitas acima não são capazes de realizar.

Jesus Cristo nos deu a receita, as bem-aventuranças, de como sermos felizes verdadeiramente e fazermos os nossos ente queridos e a quem amamos felizes. Um desses ingredientes, é a misericórdia, que pode ser traduzido também para a palavra simpático. Se ser misericordioso e simpático nos fez felizes, que consequentemente fará outros felizes, o não ter misericórdia e o não ser simpático traz infelicidade a si, aos ente queridos, aos amigos e a quem amamos. Se o ser misericordioso e simpático atraem as pessoas e amizades para nós, o ser cruel e antipático repelem e afastam as pessoas umas das outras, até que fiquem um tanto isoladas, o que nem sempre percebem que estão afastando as pessoas, de si mesmas, os ente queridos, pessoas queridas e amadas. E isso contribui para que as pessoas se sentem complexadas, rejeitadas e até abandonadas e depressivas, o que leva consequentemente a infelicidade. Os sentimentos de crueldade, vingança, ódio, antipatia e revanchismo afastam Deus de nossas vidas, e a vida sem Jesus Cristo é a razão principal de nossa felicidade.

Portanto, o desafio para hoje é sermos misericordiosos em meio a uma sociedade impregnada e dominada pelo ódio, pela hostilidade, pelo sentimento de desforra e vingança. Como alcançar a felicidade em meio a infelicidade geral, sendo misericordioso. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos buscar a felicidade verdadeira, em Cristo e em seus ensinamentos. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



DA INCERTEZA A ADORAÇÃO - 12/05/2021

O nosso boa tarde vai acompanhado de uma reflexão que está alicerçada em Habacuque 3:19 que diz: “O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”.

Só para nos situarmos, o profeta Habacuque, tudo indica, que viveu no final dos anos 600 ao começo dos anos 500 a C, contemporâneo, portanto, do profeta Jeremias e a deportação de Israel para a Babilônia. Habacuque viveu em meio a uma crise moral e espiritual, de seu povo, que abalou suas convicções espirituais, sua chamada a profeta do Senhor Deus, aponto de vaguear da dúvida ao se dobrar diante de Deus em adoração, da incerteza do agir de Deus diante das orações ao exercício da fé, na esperança de que tudo mudaria em um futuro próximo, por isso se põe a orar pelo agir de Deus em meio ao caos. Em meio a oração Deus revela a ele a sua glória, o que ia acontecer e fazer. Diante do que ele viu ele ficou abalado e estremeceu, capitulo 3, dissipando a dúvida, a angústia, reavivou a sua espiritualidade e fé. Habacuque pode sair do estado de profunda tristeza para uma alegria irradiante em adoração ao Senhor Deus, afirmando que O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”.

Nós estamos vivendo momentos de incertezas, políticas, econômicas e judiciais acentuadas. Incertezas que tem abalado a fé, a espiritualidade e a esperança de muitos cristãos em nossa Pátria amada Brasil, de maneira que tem contribuído para uma angústia e incerteza inquietantes dentro de nossos irmãos. Daí o desafia, para nós, é fazermos o que o profeta Habacuque fez, nos pormos de joelhos em oração e deixar Deus revelar a sua glória, sua vontade e como agirá para, se não mudar a situação social e geral, pelo menos mudará a nossa visão, experiência, humor e disposição para confiarmos no Todo-Poderoso e acalmar o nosso interior como acalmou o do profeta Habacuque. Vamos fazer assim?

Portanto, o desafio para hoje é dobrarmos os nossos joelhos, diante de Deus, ainda que a situação está caótica, e orarmos pelo o agir do Senhor Deus sarando a sociedade brasileira e o nosso interior. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos interceder por nós, pelas igrejas, pelas autoridades e pelo povo brasileiro. Pr Flávio da Cunha Guimarães.

In

dicamos, para você, um post interessante neste link: https://comoagradecer.blogspot.com/search... Três coisas que Deus não Conhece. Vai lá, é de graça e pela graça.



TERNOS CUIDADOS - 29/04/2021

A reflexão de hoje tem como referência Isaías 49 e o destaque é por conta do versículo 15 que diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”.

O versículo está no contexto em que o povo que ia para o cativeiro na Babilônio, o que o profeta via nitidamente por revelação, duvidava e questionava o amor, os cuidados, a proteção, as promessas e que Deus havia esquecido do povo, deixando-o passar pelas peripécias da vida (expressão do pastor Walter da Silva Gomes), em que o problema e o esquecimento estava na parte do povo em cumprir a aliança e não em Deus. Deus então reafirma as promessas, os cuidados e seu amor para com o seu povo e que não havia esquecido nada, buscando o exemplo de mãe.

Uma mãe pode até abandonar os filhos, e são muitos os casos nos dias atuais, por causa de situações as mais adversas, entre algumas, por causa de relacionamento “amoroso” não tão amoroso assim e por uso de drogas. Mas uma coisa fica muito evidente, a mãe não esquece que um dia ela deu a luz aos filhos e ainda transporta o peso de consciência pelo resto da vida, torturando-a e definhando-a. Se a mãe não esquece os filhos, mas Deus coloca a possibilidade de esquecer, ainda que a mãe esqueça, Ele, Deus, jamais esqueceu, esquece e esquecerá de seu povo!

RAZÕES O PORQUE DEUS NÃO ESQUECE - Deus não tem memória curta, nós sim. Ele vela sobre suas promessas para cumpri-las, nós nem sempre e não são todos. Ele é a fonte de toda bondade, misericórdia e amor eterno, atributos esses que muitos até tem, mas incomparavelmente inferiores ao do Senhor Deus. É por isso que podemos confiar que o Senhor Deus lembra sempre de nós, pois nos tem na palma de suas mãos, se compadece de nós e cuida de nós, principalmente nos momentos difíceis em que mais precisamos. Você crê nisso?

Portanto, o desafio para hoje é não duvidarmos das promessas de Deus para nós, mas duvidarmos de nossas promessas para Deus se são verdadeiras e se estamos cumprindo-as, se por acaso não estamos recebendo os cuidados DELE em nossas vidas, visto que Ele não falha. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos descobrir as promessas de Deus para as nossas vidas e fazermos o que Ele nos pede para que as promessas sejam reais em nossas vidas. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



BÊNÇÃO IMATERIAL - 27/06/2021

A nossa reflexão tem como referência Isaías 54 e o destaque está no versículo 17, que diz: “Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e a sua justiça que vem de mim, diz o SENHOR”.

Antes de fazermos a nossa reflexão, propriamente dita, vamos esclarecer que: “Toda ferramenta preparada contra ti”. A tradução fica melhor assim: Toda arma forjada contra ti. Ferramenta traz a ideia de trabalho, o que é coisa boa e normal. Já a arma traz a ideia de intensão má e guerra, e é exatamente o que o texto quer enfatizar aqui. A palavra ferramenta pode ser aplicada, desde uma colher de pedreiro, ao bisturi do médico, as leis e os códigos para abençoar, ainda que dependendo de quem as usam, poderá praticar o mal também com as ferramentas de trabalho. Todavia, a palavra arma pode ser aplicada, desde a língua para difamar pessoas pelas costas, nas redes sociais, até o vírus fabricado em laboratório, a bomba atômica e o míssil para destruir vidas moral, espiritual e física, principalmente usadas contra os inocentes e os ungidos de Deus. O uso das ferramentas e das armas depende, em última análise, da índole e do caráter de quem as usarás.

A palavra forjada se aplica tanto ao fabricante que fabrica a arma corretamente, no tempo de Isaías era o ferreiro que fabricava as ferramentas agrícolas, bem como as armas para a guerra, a falsificação de produtos, provas falsas para incriminar alguém, falso testemunho e contendas, até as más intenções do coração para produzir provas falsas para destruir alguém. Mas não podemos esquecer, também, que todas as maracutaias maldosas, são permitidas por Deus, pois Ele está no controle de todas as coisas, encimo no Céu e embaixo na terra, inclusive os incrédulos e ateus estão a serviço de Deus, ainda que não saibam disso e não querem estar a serviço de Deus. Ideia essa que está no texto, mas também, a ideia de que os planos Deus não são frustrados por ninguém e a destruição do povo de Deus não se concretiza, visto que Deus vela pelo seus e sai em defesa de seu povo. A história do povo judeu prova isso. Os homens malignos tentaram, por vários momentos e meios na história, destruírem o povo de Deus, os judeus, mas não conseguiram, como não conseguirão destruir a Igreja de Jesus Cristo. O povo judeu está cada vez mais vigoroso, vibrante, ágil, prosperando para abençoar os povos.

A bênção imaterial, além de Deus não permitir a destruição de seu povo, Ele se encarrega de condenar os que querem a destruição de seu povo. O versículo termina dizendo que esta é a herança dos que servem ao Senhor Jesus Cristo. E que herança! E a segundo bênção, como herança, é a justiça que vem do Senhor Deus, em nosso favor, para que a injustiça dos homens injustos não predomine! Portanto, o desafio para hoje é entendermos que, ainda que há uma nuvem negra e caos geral de injustiça, de armas forjadas, distorções e maracutaias, Deus está no comando da história, do universo, de nossas vidas para a consumação de seus planos bons, perfeitos e agradáveis, aos que creem NELE, e fará justiça a favor de seu povo. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos ler a Bíblia e entende-la para melhor vive-la. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



NÃO PODEREMOS ESCOLHER O JUÍZ NO JUÍZO FINAL - 19/04/2021

Nós somos livres para rejeitar ou não rejeitar, querer ou não querer, crer e receber a Jesus Cristo como o nosso salvador e Senhor de nossas vidas, mesmo sendo ELE o único salvador do mundo, Mateus 1:21; João 10:9 e 14:6. Atos 4:12 e 15:11. Romanos 5:8-11. Efésios 1:13 e 2:18. I Tessalonicenses 5:9-11. Hebreus 5:9 e 9:27-28. I João 1:7. E Romanos 8:16.

Todavia, não seremos livres para escolher como, quando e quem nos julgará. Não termos a liberdade para rejeitar ou recusar a Jesus Cristo como o nosso juiz, a ELE daremos conta e ELE dará a sentença no juízo final. Não poderemos escolher após a morte, a escolha tem que ser em vida, visto que, ainda que o morto tenha vontade, todavia, não poderá ser atendida conforme Lucas 16:24-31. Jesus será o Juiz no juízo final de acordo com os textos a seguir, Mateus 25:31-34 e 41. João 5:22-23,27. Atos 10:42-43 e 17:31. Romanos 2:16 e 14:10-12. II Timóteo 4:1. E I Pedro 4:5.



JUSTIÇA AOS OPRIMIDAS - 18/04/2021

O nosso bom dia de hoje será acompanhado de uma reflexão no Salmo 146:7 que diz: O “que faz justiça aos oprimidos; (o) que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados”.

Como a justiça dos homens está tão distante da justiça de Deus e o que Ele quer de cada autoridade brasileira. A prova disso foi a decisão recente do sr ministro Edson Fachin de anular o processo contra o sr Lula Inácio da Silva. Uma aberração, alegar que não há provas contra o ex-presidente. O que parece é que há um jogo sórdido na tentativa de desmoralizar o Juiz Sergio Moro e todos aqueles que tem ligação com o atual governo, deixando de maneira clara que há uma politicagem e ideologia política partidária encrustada na justiça brasileira de alto a baixo escalão. O sr Lula não foi um oprimido durante o seu governo, muito menos depois do mesmo. O sr Fachin não levou em consideração, o quanto a mudança de posição, inconstância e pareceres, do STF, em seus julgamentos, repercute mal para a imagem do país do ponto de vista internacional! O quanto tais inconstâncias e mudanças, em seus pareceres, desacreditam o país diante da comunidade internacional, principalmente em relação aos investidores! O quanto essa decisão trará de prejuízo financeiro para os cofres públicos. O quanto se gastou com o julgamento do sr Lula e o quanto se gastará para se formalizar novo processo e julgamento, se é que isso acontecerá, pois a sensação que temos é que o STF está empenhado para destruir qualquer evidência que possa incriminar o sr Lula, a pupila dos magistrados.

“O SENHOR solta os encarcerados”. Essa frase bíblica não se aplica aos envolvidos com a lava jato, mas ao povo brasileiro que precisa sair dessa prisão, em que foi colocado, a prisão ideológica partidária comunista que tem como guardião, o STF. É o povo brasileiro que está preso e encarcerado pelos políticos, Pelo STF e pela política ideológico comunista, em nosso país, e que tem só Deus para assinar e dar o alvará de soltura, já que é a última estancia que está acima do STF e que faz justiça verdadeiramente. Desse mal maior que deriva os males menores, os encarcerados nos vícios, nas drogas, na prática da violência e da criminalidade, visto que há a sensação de impunidade, e tanto políticos como o judiciário trabalham a favor dos bandidos e criminosos. Só Deus na causa!

Portanto, o desafio para hoje é descobrirmos de que lado estamos: Estamos do lado da justiça ou da injustiça? Do lado do bem ou do mal? Militamos pelos homens de bem ou do Mal? Defendendo a causo de Deus ou dos homens? Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão, continuemos em oração para que Deus nos abençoe e nos livre dos homens e dos dias piores que vem por aí. Pr Flávio da Cunha Guimarães.



ESPERANÇOSOS EM TEMPOS DIFÍCEIS - 17/04/2021

O nosso bom dia será acompanhado de uma reflexão que tem como referência, Lamentações 3:15,21-23, que dizem: “Ele me encheu de amargura e me deu um copo amargo de dor para beber. [...] No entanto, ainda ouso ter esperança quando me lembro do seguinte: O amor fiel do Senhor nunca termina! Sua misericórdia nunca termina. Grande é a sua fidelidade; Suas misericórdias são novas a cada manhã”.

O profeta Jeremias pagou um preço alto e sofreu, não por causa de suas escolhas erradas, defeitos ou pecados, mas por causa da obstinação do povo, o qual ele fazia parte e por ser ele honesto, sincero, verdadeiro e por não se conformar com a desordem moral, social, judicial e espiritual de seu povo, diante de Deus, daí ele é perseguido, ameaçado e violentado. Jeremias descreve tanto a sua situação pessoal como a situação do povo quanto ao sofrimento, com uma grande diferença, ele tinha esperança, dentro do sofrimento, que dias melhores viriam, como de fato vieram. Já o povo, em meio ao sofrimento, perdera a esperança e a fé, daí foi abatido por uma tristeza muito grande, desânimo e o derrotismo, porque o povo não tinha intimidade com Deus e não via a misericórdia, a fidelidade e a bondade de Deus se renovando todos os dias, mesmo em provações. Já o Profeta Jeremias, que tinha intimidade com Deus, mesmo em meio ao caos, ele vislumbrava a compaixão, a misericórdia, a bondade, o amor e o agir de Deus, em seu favor e em favor de seu povo, quando tudo parecia não ter saída, mas em Deus tem saída. Eu creio, você crê nisso?

Portanto, o desafio para hoje é confiarmos, termos esperança e fé em Deus que pode mudar a situação conturbada, como mudou tantas vezes na história da humanidade, esperança essa que o salmista diz: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face”, Salmos 42:5, amém! Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão, continuemos esperançosos no agir de Deus, na hora “H”, e que Deus mudará toda a situação caótica em que o mundo está para a glória DELE. Pr Flávio da Cunha Guimarães. Para cada noite tenebrosa há um amanhecer em que a luz do Sol rasga a escuridão.



QUERO ORAR, MAS ESTOU MUITO FRACO(A) - 16/04/2021

O nosso boa tarde vai acompanhado de uma reflexão que tem como referência, Rom. 8:26: “Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor”, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Fraqueza espiritual não serve como desculpa para que o cristão deixe de orar. Fraqueza espiritual existe porque o cristão ainda não solicitou a ajuda do Espírito de Deus ou se solicitou, ainda não deu lugar para Ele agir na vida do cristão. O texto acima fala que o Espírito Santo ajuda, o crente, em duas áreas principais na vida dele. Nas fraquezas e na interseção. O orar, para alguns, tornou-se um tabu, pois têm dificuldades de falar em público, expressar pensamento, o quer dizer para Deus e mais dificuldade, ainda, expressar o que sente. Dependendo o que sente é melhor não expressar para os homens, mas somente para Deus e a Ele se faz necessário para trazer alívio ao interior. Dependendo dos sentimentos, sentem-se vergonha diante de Deus. Mas para mim, parece-me, que a dificuldade maior está na falta de habito em orar, em praticar a oração e a sinceridade ao orar. Ao nosso entender, a oração é conversar com Deus como se fosse uma conversa com um amigo contando-lhe os “causos” bons e ruins de nossas vidas. Quando o amigo é amigo de verdade sentimo-nos à vontade para falar a ele de nossa alegrias e frustrações. Assim deve ser na oração para com Deus.

Mas, se mesmo assim, a dificuldade persistir, temos o recurso disponível, a ajuda do Espírito Santo, ao nosso alcance e que pode ser utilizado. O Espirito de Deus nos ajuda e intercede por nós. Se queremos orar e esse querer orar é sincero, mas não sabemos o que dizer, o Espírito Santo orientará e porá as palavras em nossos lábios para dizermos a Deus o que queremos. Não só isso, mas também encorajando a orar. E ainda que as palavras sejam desconexas, o Espírito de Deus as traduzirás para o Pai e Ele, que vê e sonda os corações, responderá conforme a nossa sinceridade.

Portanto, o desafio para hoje é encontrarmos as razões o porque somos fracos e o que nos atrapalham ou impedem de orarmos ao Senhor Deus. Vamos dar uma vasculhado em nossas vidas quanto a isso?! Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos pedir a ajuda do Espírito de Deus para orarmos de maneira adulta e inteligente. Pr Flávio da Cunha Guimarães



SABEDORIA PARA SER CONSTANTE - 15/04/2021

O nosso boa noite desse será acompanhado de uma reflexão que encontra-se em Tiago 1:5 e 8, que dizem: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. [...] O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.

Tiago não está falando de falta de sabedoria terrena, aquela adquirida nos bancos das escolas, nem da sabedoria adquirida pela convivência social e experiências de vida, ambas sabedorias são boas. Ele refere-se a sabedoria que vem do alto, que vem de Deus, a sabedoria espiritual que só tem quem teve um encontro com o Senhor Jesus Cristo verdadeiramente. Lógico e evidente que uma sabedoria não exclui a outra, mas se completam, senão vejamos homens de Deus, na Bíblia, que tinham a sabedoria adquirida na escola, a melhor escola no tempo do Apóstolo Paulo, a de Gamaliel, (Atos 22:3). Gamaliel era filho de Simeão, o que pegou Jesus Cristo no colo, Lucas 2:28. Por ter o Apóstolo Paulo estudado nas escolas dos homens e após o seu encontro com o Senhor Jesus, agora com a sabedoria do céu, ele usa ambas sabedorias e é usado para levar a mensagem aos homens mais nobres, em termos de posição social por ser ele capacitado para tal.

Se não temos sabedoria é para pedirmos a Deus, o doador de sabedoria, que a dá de maneira liberal, incondicional, sem barganhar, pedir nada em troca e sem cobrança. Logo, ninguém poderá dar desculpas o porquê não tem sabedoria. Só cabe uma desculpa, o porque não pediu a Deus ou se pediu, pediu sem fé, que na verdade não é desculpa, tanto a sabedoria adquirida nas escolas como a do encontro com o Senhor Jesus Cristo. Pedindo com fé a recebe, e recebendo-a, ela contribuirá para que o homem (pessoa) tenha um coração e mente retos, isto é, sem vacilação. A palavra “dobre”, no grego δίψυχος, tem o sentido de alma dupla, mente dividida, desejo de estar com Deus, mas desejando desfrutar dos prazeres proibidos do mundo simultaneamente, se assim somos, torna-nos instáveis, vacilantes em nossas atividades e conduta.

Portanto, o desafio para hoje são dois: 1 – Pedirmos sabedoria, ao Senhor Deus, para sermos sábios espirituais e constantes para glorificarmos a Deus; 2 – Usarmos as sabedorias que vem de Deus e das escolas, em nosso favor, para não termos mente e coração divididos que há de denegrir o nosso caráter e o nome de Deus em que o representamos. Deus conta com nossa sabedoria, em prol do Reino DELE, e com o nosso caráter íntegro para não escandalizarmos a obra de Jesus Cristo, na cruz, por nós. Por hoje é só, abraço em Cristo Jesus, até a próxima reflexão e vamos pedir sabedoria meu povo. Pr Flávio da Cunha Guimarães.




RETORNO GARANTIDO 14/04/2021

A nossa meditação de hoje encontra-se em... Gálatas 6.9: E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Muito se fala em investimento e em retorno nos dias atuais: Renda fixa, poupança e etc. Muito se fala em investir em saúde, em educação, em segurança pessoal ou empresarial, em lazer e etc. Não há nada de errado nesses investimentos, o errado está em investir só para esta vida aqui e pouco ou nada se investe em vidas, em família, no Reino de Deus, em coisa imaterial, como em vida espiritual e em vida eterna. Todos os investimentos, para esta vida nesta dimensão fica aqui, quando morremos; mas o investimento para a vida além, o retorne vem nesta e na vida pós morte. E foi o que o Senhor Jesus Cristo fez. Ele investiu, a vida Dele, como penhor, na cruz, em prol de nossas vidas para que tenhamos a certeza de vida eterna com Ele no Céu. Esse foi e é o maior de todos os investimentos para que desfrutemos do lucro do Céu. Desfrutemos deste investimento. Autor Pr Flavio da Cunha Guimarães



PROMESSAS INVIOLÁVEIS 13/04/2021

A nossa reflexão, de hoje, encontra-se em Isaías 54:10 "Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti". Ainda que as grandes montanhas e os pequenos morros, sejam aplainados, o que seria um tanto dificil ou quase impossível, de acontecer; de igual modo, as promessas de Deus são impossíveis de serem mudadas ou retiradas. E Deus promete duas cousas só neste versículo 10. Primeira - A misericórdia, do Sr Deus, jamais afastará de seu povo. A Segunda - A aliança de promover a paz para o seu povo e dentro da cada servo seu, jamais será mudada ou terminará. Desfrutamos, neste dia, da misericórdia e da paz de Deus em nossos corações. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



GALARDOADOR 12/04/2021

A nossa reflexão de hoje está em... 2 Timóteo 4:8. "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda". O Apóstolo Paulo está no final de carreira, mas três coisas estão bem nítidas em sua mente: 1 - A missão que o Senhor Jesus Cristo atribuiu a ele, que era levar a mensagem do Senhor aos lugares mais longínquos, o que ele havia desempenhado com maestria. 2 - Por isso a sua fé, sua fidelidade, sua dedicação e sua vida, gostas em prol do Reino de Deus, teriam sua recompensa, a coroa de justiça naquele dia. Aquele dia, ele se referia, o dia da premiação final quando o Senhor dirá: "Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que está preparado, desde à fundação do mundo". 3 - A sua experiência e vida com o Senhor Jesus, era de tal maneira, que dava a ele a certeza de sua salvação eterna. Logo, todos podem ter essa certeza de vida eterna também. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



TRIBUTAR A QUEM TRIBUTA 11/04/2021

Bom dia amigos, desfrutemos deste dia lindo e maravilhoso que o Senhor, Deus, nos deu. Nossa reflexão de hoje é: Salmo 29:1 e 11 "Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força. O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo". Tributai é o mesmo que prestar, render e dedicar. Rendamo-nos diante da glória e a força do Senhor, com louvor e exaltação, reconhecendo o seu poder, bondade, compaixão e misericórdia, porque é ELE quem dá força a seu povo diante das lutas do dia-a-dia. É Deus que abençoa com sua paz, a paz verdadeira, "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vô-la dou como o mundo a dá", João 14:27. Façamos duas coisas, hoje, antes de qualquer coisa: tributemos ao Senhor o que lhe é devido, o que pode ser através de um louvor; e pedir-lhe que nos enche de sua paz. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



QUAL É A PREFERÊNCIA? 10/04/2021

BOM DIA AMIGOS E LEITORES, DESEJAMOS A TODOS UMA 6a FEIRA DEBAIXO DA GRAÇA DO SR JESUS. Salmos 84:10 "... prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade. 11. Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente". O salmista preferia estar no templo, do Senhor Deus, do que estar na roda dos viciados e depravados. Porque no templo, do Senhor Deus, ele encontrava (1) luz (sol), para a sua mente e coração, isto é, orientação sábias para as suas decisões, para a sua vida e seu viver, o que está faltando para muitas famílias nesses dias de caos. (2) Na casa do Senhor o salmista encontrava proteção, para a sua vida moral, emocional, sentimental, espiritual e física, diante de tantos inimigos que já havia para o viver diário. Inimigos que ainda ameaçam as nossas vidas e família, como os vícios, o mal caráter, o descompromisso, o relativismo e a inversão de valores. Aos que preferem à casa de Deus, do que os botecos, Deus dá de sua graça e o/a enche de glórias e de bens, desde os bens para o espirito viver tranquilo e quieto, que vem dos conselhos da palavra de Deus, como os bens materiais para o sustento do corpo físico. O que vamos escolher no dia de hoje? Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



AINDA HÁ ESPERANÇA 09/04/2021

Isaías 44:2. "Assim diz o Senhor, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi. 3. Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes".

Estamos vivendo dias difíceis, sim! Em todos os sentidos. Esta era a situação do povo de Deus, nos dias do profeta Isaías, 700 anos mais ou menos a C. Mas a mensagem do Senhor, Deus, era e é de que virá dias melhores, o que de fato veio e virá. Virá porque somos criaturas e formados por Deus, portanto, somos DELE; Porque fomos escolhidos, por Deus, antes de nascermos pela sua presciência; Porque a sua promessa nunca falhou e não falharás, Ele promete saciar os sedentos; Porque há de derramar de seu Espírito e sua bênção sobre os seus escolhidos; e Porque essa promessa diz respeito a vinda de Jesus Cristo, Ele já veio e voltará para buscar os seus e eu sou um dos seus eu creio, João 14:1-6. EU CREIO QUE DIAS MELHORES VIRÃO, VOCÊ TAMBÉM TAMBÉM CRÊ? Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



AGIR DE DEUS 08/04/2021

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS - O texto para a nossa meditação... Salmos 146: 2. "Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver. (...) 9. O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios.

Deus age em duas direções: 1 - Na direção e à favor dos perengrinos, que estão desamparados, sem terra e sem moradia, para dar a proteção e amparo, suprindo as necessidades; e 2 - Age transtornando o caminho do ímpio, portanto, age contra o ímpio. Ímpio se entende todos àqueles que negam a existência de Deus, seja em palavras e em seu viver - atitudes, de maneira contrária ao que Deus orienta em sua Palavra. A escolha, é nossa, como queremos que Deus age para conosco, à favor ou contra. Eu escolhi o agir de Deus em meu favor para guardar-me e amparar-me, e você? Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



PREOCUPAÇÕES DEMASIADAS 07/04/2021

Bom dia queridos, que a segunda feira seja de confiança em Deus. Jeremias 49:11. "Deixa os teus órfãos, e eu os guardarei em vida; e as tuas viúvas confiem em mim". https://bibliajfa.com.br/app/ara/24O/49/11

Preocupar-se com os órfãos e com os que poderão ficar órfãos, com os filhos e tantas outras questões da vida, e em ficando órfãos, com quem ficarão? Quem cuidará deles? O que será do futuro deles e nosso também? Isso porque não queremos que sofram! Isso faz parte da essência do ser humano, mas a preocupação deve ter limite para não interferir na esfera que compete, ao Senhor Deus, principalmente quando essa preocupação nos cega de vermos quem é o Senhor, o seu agir e nos afasta dos caminhos DELE. Há coisas que compete a Deus fazer e em querendo fazer por Ele ou mesmo dar-lhe uma ajudinha, atrapalhamos e embaraçamos os seus planos. A recomendação, do Senhor Deus às viúvas, e que serve a nós também, é tão somente confiar em NELE e o mais Ele fará. Confiemos todos os dias em Deus. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães



AUXILIADOR DE TODAS AS HORAS 06/04/2021

Bom dia amigos e amigas, Que esta sexta feira seja o prenúncio de um final de semana abençoado.

Salmo 68:5. "Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. 6. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril. (...) 19. Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação".

Quando estamos sentindo-nos desamparados e só, em meio à multidão, e pelos nossos familiares, o Senhor Deus vem e faz companhia, a nós, e nos ampara e nos acolhendo em seus braços. Quando estamos cansados e oprimidos, diante das lutas e provações, sem condições de levar o nosso fardo pesado, Deus vem e ajuda-nos a levar a carga, aliviando a alma e o físico. Convidemos, o Senhor, para nos auxiliar quando estiver muito difícil. Ele é o Deus que ampara os desamparados. Ele é o nosso Salvador e nosso auxílio em todos os sentidos e momentos. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães.



CONSOLADOR DOS DESCONSOLADOS

A meditação de hoje tem como base Isaías 40: 1. Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 11. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Estamos tristes? Deus consola.

Estamos fracos? Deus fortalece.

Estamos desanimados? Deus motiva.

Estamos caídos? Deus levanta.

Estamos sem entendimento? Deus dá o discernimento.

Estamos sem proteção? Deus ampara.

Não podemos caminhar? Deus nos conduz Não temos amor e não somos amados? Deus é amor e nos ama incondicionalmente, João 3:16. Estamos carentes? Deus supre todas e quaisquer carência. Que o Senhor Deus nos abençoe e supre todas as nossas necessidades desta segunda e no decorrer da semana e que assim seja. Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...