FAMÍLIA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Imagem extraída do Google

Disponível em: https://www.google.com/search?q=Imagem+de+família&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved...

Acessada em: 16/05/2019

Mat. 1:18-25

A importância da família está em alguns fatos, sendo a base para o desenvolvimento físico, emocional, psicológico, moral e espiritual de cada cidadão. A família é a primeira instituição a existir na face da terra. Portanto, a família não é uma coisa banal, sem valor, má e imperfeita. O que há de mau e de imperfeição nas famílias, é produto do pecado, da falha de caráter e por causa da incredulidade dos agentes que a compõem, por falhas humanas e por falta de amor. A família é criação do Todo-Poderoso. A Bíblia diz em Gênesis 1:31 que: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom tudo que o Senhor criou é bom”. O Senhor Deus havia criado a família no capítulo 1:26-27 de Gênesis. A família não é invenção dos homens, se o fosse daria tudo errado, mas de Deus. E porque é invenção de Deus tem tudo para dar certo. Aquelas famílias que não dão certo, não dão certo por causa do orgulho, do egoísmo, da incredulidade, dureza do coração dos homens e falta de amor verdadeiro e genuíno. A Família é formada de acasalamento entre homem e mulher. O que os homens tem inventado e que chamam de família é um amontoado de homem com homem e mulher com mulher, que nada mais é do que atentado contra a moral, o ideal e a santidade de Deus. Foi Ele quem constituiu e formou a primeira família. Adão, Ele criou do pó. Eva, Ele formou da matéria prima, já existente, a matéria adâmica. O homem não cria, ele imita, copia e apenas procria.

O Senhor Deus criou a primeira família porque o homem e a natureza não podiam criar, para que o ser humano não vivesse só, na solidão, sem diálogo e não tivesse com quem dividir sua vida, alegria, tristeza, vitórias, fracassos, felicidade, sonhos, emoções de sentimentos.

No seio da família é onde nos preparamos para a vida vitoriosa ou derrotada, de sucesso ou insucesso, de felicidade ou infelicidade, de alegria ou de tristeza; isso dependerá de estrutura física, econômica, emocional, moral e espiritual de cada família, o que vem depois escolas, faculdade e experiências no viver, acrescentará ou retirará o que foi acumulado na vivência em família. Se a base é o amor ou o ódio. É no seio da família onde iniciamos e podemos atingimos a plenitude, a maturidade emocional, sentimental, psicológica, a formação do caráter e a personalidade para todo a vida. É no seio da família onde aprendemos o bom ou o mau caráter, os bons ou os maus costumes, as boas ou as más maneiras. É no seio da família onde aprendemos a verbalizar as palavras bonitas, belas, construtivas e edificantes, ou as palavras chulas de xingamento, de desprezo e que demonstram ódio, rancor, revolta e ressentimentos. É no sei da família onde aprendemos a expressar os sentimentos de amor ou de ódio, de compaixão ou de desamor, de ternura ou de desprezo, de acolhimento ou de repulsas. É no seio da família que se pratica a primeira escola, não importando se a família tem boa cultura e bom conhecimento em estudos ou se é analfabeta, ela é a primeira escola de nossas vidas. Aprendemos ensinamentos para toda a vida. A importância da família está em que Deus Pai escolheu formar uma família sem vícios, sem maus costumes, sem mau caráter, sem prostituição, sem vícios e sem drogas, para se revelar ao mundo, em seu Filho Jesus, o que nos diz o texto de Mateus 1:18-25.

O Senhor Deus não quis que seu Filho nascesse em uma família prostituta, homossexual, beberrona, viciada em drogas, onde as mentiras predominavam. Ele providenciou o casamento de Maria com José, o que já estava encaminhado, pois eram já noivos, para que Jesus tivesse uma família bem estruturada nos moldes de Deus. E que família bem estruturada!

Se a família é projeto de Deus e para nós o é, ela deve projetar o que? Formação e não deformações! Lugar de bênção e não de maldição! Vivemos em uma sociedade em que as famílias, com as devidas exceções, estão formando monstros, violentos, incrédulos, materialistas, destruidores da imagem e semelhança de Deus, o que deveria ser sagrado no homem, mas não tem o devido valor, pois parece que estão preferindo identificar-se com o mal e não com o bem.

O Senhor Deus criou a família para ser lugar abençoado, para abençoar as vidas delas oriundas e aos que estão em suas adjacências. Sendo assim, vamos repensar os conceitos e estruturas de famílias! Vamos colocar nossas famílias nos trilhos da Palavra de Deus. Vamos colocar nossas famílias diante de Deus, em oração, e diante de sua Palavra inerrante que molda caráter e vidas para o Senhor.

Imagem extraída do Google

Disponível em: https://www.google.com/search?newwindow=1&biw=1366&bih=576&tbm=isch&sa=1&ei=gXPdXID1NOzc5gKahbKgAQ&q...

Acessada em: 16/05/2019

A sua família está sem estrutura moral e espiritual? Desajustada? Deteriorando? Creia que o Senhor pode mudar tudo, é só confiar e busca-lo de todo o coração. Nunca será tarde demais para fazer isso e ver o que o Senhor Deus é capaz de fazer em nossas vidas e de nossos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pois o comentário é importante para mim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...