julho 07, 2014

EXISTEM OS AMIGOS; OS AMIGOS AMIGOS. E O AMIGO MAIS QUE AMIGO!

OS AMIGOS, OS AMIGOS AMIGOS E O AMIGO MAIS QUE AMIGO! Pr Flávio da Cunha Guimarães

Em Prov. 18:24 lemos: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”.

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+amigo&newwindow=1&safe=active&source=lnms&tbm

Acessada em: 21/02/2018

Todos nós temos amigos. Todos nós precisamos de amigos. Ninguém vive como se fosse uma ilha no oceano da vida, isolados do continente que é a sociedade. Quem vive isolado e não tem amigos, é porque talvez, há alguma anormalidade na vida relacional. Existem graus entre os nossos amigos. Existem os amigos, entre aspas. Há os amigos, amigos de verdade. E temos os amigos mais que amigos. São aquelas pessoas que estão prontas a qualquer hora para estender a mão ao seu amigo. Amigos que esquecem e amigos que jamais esquecemos, ainda que estejamos distantes e longos anos que nos separem. A pergunta é: Existem algumas diferenças entre eles?

A Bíblia descreve alguns exemplos de amigos, não que esteja preocupada em classificar os tipos de amigos, mas apenas se referindo a eles. O texto de II Reis 12:6-8, fala de amigos que são apenas conhecidos. Já a palavra hebraica רׇעׇה – rã´âh e suas derivadas referem-se ao amigo como sendo vizinho, companheiro e amigo que pode ser íntimo ou ocasional, (HARRIS, 2008, P. 1438-1439). Já a palavra grega, é φίλος – filos que quer dizer: querido, amigo e amado, (MOULTON, 2007, P. 438). Percebe-se que tanto o hebraico como o grego descrevem tipos de amigos diferentes e que envolve uma gama de sentimentos que é desde o tratamento com cortesia, até a bondade, afeição e o amor amizade. Salomão em Provérbio 18:24, enfatiza que há amigo mais chegado do que irmão, ele está falando de amigos que amam mais do que o próprio irmão e isso é verdadeiro na prática do dia a dia.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE AMIGOS.

AMIGO FIGURATIVO: O ser amigo do mundo, o estar envolvido com as coisas erradas do mundo, o que Tia. 4:4 diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Não há como conciliar o ser amigo do mundo, que está no maligno, conforme diz I Jo. 5:19, e amigo de Deus. Jesus Cristo em Mt. 6:24 diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”. Podemos ver de maneira clara que os amigos influenciam e são influenciados mutuamente. Quem está influenciando quem: Nós ou o que está ao nosso redor?

AMIGOS PREJUDICIAIS. A Bíblia conta a história, de um rei chamado Roboão, rei de Israel, que tinha amigos que podemos chamá-los de amigos prejudiciais. Em I Reis 12:8-11 lemos: "Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões". É o tipo de amizade de influência prejudicial, que podemos chamar de "belial", Juízes 19:22, termo esse que tem a conotação de uma pessoa indigna, maligna e comprometida com as trevas. Dependendo das nossas amizades, isso demonstra o nosso caráter. O nosso sucesso ou fracasso tem à ver com as amizades que temos. Amigos que dão conselhos prejudiciais caracterizam como amigos mui amigos. É o amigo que não pensa nas consequências de seus conselhos e atos.

AMIGOS FALSOS. Esse tipo de amigos seria melhor não tê-los, pois não fazem falta e ainda dão muito trabalho. Não querem aprofundar a amizade. São cheios de reservas, medos, melindres, sistemáticos e problemáticos. Os falsos amigos são os amigos mui amigos. Os falsos amigos traem a amizade. É o que o patriarca Jó reclama em, Jó 6:14 – “Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-Poderoso”. Jó sofreu nas mãos dos supostos amigos. Sofreu acusações das quais ele não tinha culpa. Características dos falsos amigos: Não têm e não demonstram compaixão. Os falsos amigos ficam de prontidão esperando a oportunidade para explorarem e para atacarem. Os falsos amigos são egoístas e interesseiros, Pv. 19:4,6 – “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa [...] Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes”. É o tipo de amigos que não queremos e não nos faz falta. Por outro lado, não devemos ser falsos amigos aos nossos amigos.

QUE DIFERENÇA TEM ENTRE O AMIGO E O AMIGO AMIGO SE É QUE EXISTE?

O amigo não é tão próximo. Não compartilhamos tudo que se passa conosco. Temos certas reservas. Ficamos com o pé atrás. Lidamos com uma certa desconfiança e cautela. Esse amigo foge na hora “H”, além das características apresentadas acima. Já o amigo, amigo nutrimos afeição. Uma amizade sincera. Abrimos o nosso coração e nossa vida para eles. Confidenciamos segredos. Existe afetividade. Estende a mão na hora que precisamos. É amigo para toda hora e para sempre. Podemos contar com o seu ombro para chorar as nossas dores e decepções. Os amigos, amigos são indispensáveis, importantíssimos e de um valor extraordinário. Quando eles saem de nossas vidas, por alguma razão especial, levam com eles parte de nós, mente e coração. Os amigos, amigos comem com a gente à mesa, oferece o ombro para nós apoiarmos na hora que o peso está demais. Estende a mão quando estamos a cair para nos levantar. Está sempre pronto a andar milhas conosco e nós com eles, porque a companhia deles é agradável e faz bem. Nos dizem verdades que precisamos ouvir e não o que queremos ouvir. Resta saber se quem consideramos amigos nossos querem a nossa companhia porque é agradável a eles? Eu e você temos amigos, amigos? Já paramos para pensar quantos amigos, amigos temos? E nós somos apenas amigos, ou amigos, amigos?

CARACTERÍSTICAS DOS AMIGOS AMIGOS.

O amigo, amigo é aquela pessoa com quem nos associamos. Com quem criamos laços e vínculos de uma amizade sincera, verdadeira, profunda e íntima. É um(a) companheiro(a) fiel, de confiança, ajudador(a), fiel no relacionamento. O amigo, amigo é aquela pessoa que pode-se acreditar e confidenciar segredos de nossas vidas porque ele(a) é discreto(a). Ele(a) cede o seu ombro nas horas difíceis para confortar e servir de suporte. Ama de verdade e é o que diz Prov. 17:17 diz: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. Não tem dificuldade de dizer: “Eu te amo” sem segundas intenções. É amigo(a) para sempre e quando necessário sai em defesa do(a) amigo(a), é o que vemos em I Sam. 18:2c-4 “e disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco. Porém o povo disse: Não sairás, porque, se formos obrigados a fugir, não se importarão conosco; e, ainda que metade de nós morra, não farão caso de nós, porque ainda, tais como nós somos, ajuntarás dez mil; melhor será, pois, que da cidade nos sirvas de socorro. Então disse-lhe Davi: O que bem parecer aos vossos olhos, farei. E o rei se pôs do lado da porta, e todo o povo saiu em centenas e em milhares”. O amigo, amigo é tão especial que faz pactos com o amigo, não importando as diferenças, os perigos e as divergências entre os pais, I Sam. 18:3-4: “E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto”. Esse tipo de amigo é importante em nossas vidas. Eu quero esse tipo de amigos, você também quer? Parece que essa espécie de amigos está em extinção!

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Jesus+estendendo+amão&newwindow=1&safe

Acessada em: 21/02/2018

AMIGO ALÉM E MAIS DO QUE AMIGO. Vamos pensar no amigo além e mais que amigo! Esse amigo têm todas as características do amigo, amigo e muito mais. Quem é esse amigo? Vamos responder com a Palavra de Deus, em Jo. 15:13-14 que diz: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. Ainda que tenhamos amigo(a), amigo(a), ele(a) não dá a sua vida por nós e não morre em nosso lugar. Mas o amigo além e mais do que amigo, Esse sim, Ele deu à sua vida por nós. Esse amigo é muito especial, nos ama de tal maneira que deu a sua vida pelos seus amigos, Rom. 5:7-8 afirma: “Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Quem é esse amigo? Esse amigo é Jesus Cristo. Jesus quer que nós sejamos seus amigos. Como nos tornar amigos do amigo além e mais do que amigo? Para que sejamos seu amigo, temos que fazer o que Ele nos manda. E o que Ele nos manda? De acordo com Jo. 1:12; Jo. 15:13-14 e Mat. 22:37, Ele manda crer NELE, recebe-lo em nossos corações, obedece-lo, praticarmos os seus ensinamentos e o amá-lo sobre todas as coisas. O ser amigo verdadeiro isso implica em amar e amar mutuamente. Logo, seremos amigos do amigo mais e além de amigo se amarmos de maneira espontâneo e voluntário.

Para concluir:

Que tipos de amigos queremos ter e ser? Ter muitos amigos, não é tão importante tanto quanto ter um só amigo, desde que esse amigo seja o Senhor Jesus, o amigo além de amigo. Só Ele basta! Jesus Cristo quer ser o seu amigo. Amigo para todos os momentos, estar com você na alegria e na tristeza. Amigo para sempre! Você aceita esse amigo além e mais do que amigo? Ele quer ser seu amigo salvador. Já podemos dizer que somos amigos de Jesus? Você quer ser amigo do amigo além de amigo?

Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p.

3 - JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

4 - MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Trad. Everton Aleva de Oliveira e Davi Miguel Manço. Ed. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p.

5 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

6 - SCHOLZ, Vilson e Roberto G. Bratcher. Novo Testamento Interlinear Grego – Português. 1ª Edição. Barueri, SBB, 2008, 979 p.

7 - SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

8 - TAYLOR, William Carey. Introdução ao Estudo do Novo Testamento Grego: Dicionário. 6ª Edição. Rio de Janeiro, JUERP, 1980, 247 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...