outubro 11, 2014

O QUE NÃO SE PODIA ENDIREITAR?

O QUE NÃO SE PODIA ENDIREITAR?

ECLES. 1:15.

        “Aquilo que é torto não se pode endireitar [...]”.

        Não dá para saber se Salomão estava falando de coisas concretas, materiais, sólidas ou imateriais como o caráter, o comportamento, o gênio das pessoas, a moral e sentimentos bons e ruins. O que sabemos é que, Salomão via alguma coisa torta que não podia endireitar, mesmo sendo ele rei de Israel, humanamento a maior autoridade e com todo o poder como rei.
        De acordo com o (V.13), Salomão se pôs a indagar, a investigar, a buscar uma resposta, é o que diz o versículo: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”.
        Não sabemos também se esse examinar, esquadrinhar foi em relação a ele, aos demais ou a ambos. Mas é prudente, antes de examinarmos o caráter, a vida moral dos outros, devemos examinarmos primeiro a nossa.
        Se cada um fizer um exame de si mesmo e consertar o que está torto em sua vida com certeza veremos menas coisas que estão aí na sociedade, sofreríamos menos, não tomaríamos decisões erradas. Não aceitaríamos tantas coisas que para o Senhor estão erradas. O que muitos não fazem esse exame de si mesmos! Embarcam em qualquer coisa! "Todo mundo faz, eu também posso fazer", dizem. Não é porque todo mundo faz, que podemos fazer. O fazer deve ter uma razão de ser, um objetivo, se está dentro dos propósito do Senhor nosso Deus e se Lhe agrada e o glorifica. Do contrário, não faça simplesmente porque todos estão fazendo.

        Salomão em seu exame e esquadrinhamento, chegou algumas conclusões:
        1 – No (V.2) ele concluiu que tudo é vaidade.
        2 – No (V.3) conclui que muitas coisas não tinham proveito. Serviam muito pouco.
        3 – Nos (Vs. 4-12) concluiu que tudo gira em torno da mesmice, da rotina.
        Diferente de hoje? Não! De jeito nenhum! Querem nos enganar que não vivemos, que podemos sair da mesmice. Todavia, mais cedo ou mais tarde a criatividade acabara, porque não haverá mais como criar e a mesmice voltará. Ela nos persegue! Vivemos e vemos a mesmice todos os dias na TV, é quase tudo a mesma coisa. Novelas, uma mesmice cada vez mais pior.
        Futebol, muita violência. 45 minutos a cada tempo etc. Face book, vivemos a copiar as coisas uns dos outros, inclusive eu. E você não copia? A curtir. E tem aqueles que nem curtem. Só querem ser curtidos e seguidos para o enchimento de seu EGO. Igreja não é diferente! Abertura do culto. Cânticos. Mensagem e assim vai a vida.

        O QUE NÃO SE PODIA ENDIREITAR PARA SALOMÃO?
        Entendo que Salomão falava da vida moral, da ética, do caráter, da vida espiritual, da vida social ao seu redor, e por que não, da sua própria vida!
        Quando lemos o livro de Provérbios ao lado de Eclesiastes, ele dá muitos conselhos quanto a vida moral, educacional, comportamental e familiar para os seus dias e que servem para nós também.
        Olhemos para a vida social de nossos dias: Quantas coisas tortas em que não podemos endireitar? Quantas coisas erradas que não podemos consertar?
        Há um sistema invisível conduzindo a sociedade moralmente, mediante a permissão, do Senhor Jesus Cristo que não podemos endireitar, a não ser as nossas próprias vidas! É uma força oculta que tem mais poder do que a nossa força de vontade. Esta força oculta, o Apóstolo Paulo, a previu em (Ef. 6:10-13) “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, havendo feito tudo, ficar firmes”.
        Se não podemos endireitar o mundo, a vida dos outros, que pelo menos endireitemos a nossa! Que não entortemos as nossas vidas diante de uma sociedade torta. ou ainda, que não contribuamos para entortar a vidas de outrem.

         Quanta coisa torta, em nossa sociedade, que eu não gostaria de ver, pois não fazem bem para nós, muito menos para os que são vítimas!
        Eu não quero ver esta violência brutal, animalesca que presenciamos todos os dias nos noticiários.
        Eu não quero ver esta corrupção descarada em todas as instâncias como sanguessuga consumindo o nosso dinheiro que pagamos com impostos altíssimos e com sacrifício.
        Eu não quero ver esta crescente escalada dos vícios de todas as ordens e a sociedade calada, conformada achando que é assim mesmo, que estamos nos finais dos tempos.
        Eu não quero ver esta impunidade para crimes horrendos, hediondos com punições tão brandas, quando se pune.
        Eu não quero ver as famílias sem estrutura espiritual, moral, psicológica, emocional para criar filhos e por causa disso está aumentando a bandidagem assustadoramente. Basta os que já existem aí na criminalidade.
        Eu não quero ver a sociedade caminhando para se auto destruir nesta imoralidade que estão defendendo, tendo apoio de autoridades, inclusive de seguimentos religiosos. Chega!
        A maior parte das sociedades passadas, os grandes impérios foram devastados quando chegaram ao auge da imoralidade. Entre tantos podemos citar o Império Babilônico. Medo Persa. Grego. Romano. O Frances napoleônico.
        O que não será diferente ao Brasil se continuar nessa escalada. Pense nisso!
        Por outro lado, se o homem não pode endireitar a vida moral, ética, comportamental sua ou de outra pessoa, pois é obra para o Espírito Santo, como vemos em (Jo. 16:8) "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." O Senhor Jesus Cristo, sim, pode mudar, e mudará de todos os que querem uma mudança verdadeira, Amém!

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

        Você poderá gostar também de: http://coisinhasdatiaale.blogspot.com

Bibliografia:
1 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.

2 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

5 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.


6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...