outubro 24, 2016

JESUS CRISTO TORNOU-SE MERCADORIA?

Autor: JESUS CRISTO TORNOU-SE MERCADORIA? Pr Flávio da Cunha Guimarães

Do ponto de vista da liderança religiosa e civil dos Judeus, tais como: Sumo sacerdote, Escribas, fariseus e anciãos, Jesus Cristo não passava de uma mercadoria. Mercadoria barata e de pouco valor. Tão desprezível que foi vendido ao preço de um escravo, trinta moedas de prata, (Mat. 26:15; 27:3,9), o que fora profetizado por Zacarias (11:12-13). Profecia que se cumpriu literalmente. Entre o escrito de Zacarias e de Mateus, passaram mais ou menos quatrocentos anos. Podemos observar a clareza e a precisão dos detalhes. Coincidência? Não! Planos do Senhor Deus Pai, revelação e inspiração dada pelo o Senhor ao profeta de Deus. 

QUAL FORA O PREÇO DE JESUS CRISTO? QUANTO VALIA?

Para as autoridades judaicas, Jesus Cristo valia nada mais nada menos do que trinta moedas de prata. O preço de um cemitério, (Mat. 27:7), o que as autoridades religiosas e civis compraram para enterrar os estrangeiros que não tinham valor, a não ser como escravos, em que não podiam ser enterrados junto com os judeus. Para Judas Iscariotes valia apenas o preço de um escravo. Do ponto de vista moral, humano e como cidadão não valia nada, era sem valor, pois crucificaram-no como um criminoso, bandido e marginal perigoso. Mas que perigo Jesus Cristo oferecia para as autoridades judaicas? Nenhum! Não foi revolucionário fazendo motim. Não pegou em arma. Não recrutou nenhum exército para a guerra. Não roubou, não assaltou e nem violentou. Só fez o bem. Curou pessoas aleijadas e enfermas graves. Alimentou multidões. Mas teve muitos inimigos por duas razões:

PRIMEIRA: Por ser invejado exatamente pelos líderes religiosos e políticos dos judeus, pois não conseguiam ser o que Ele era, como lemos em (Mat. 27:18) "Porque sabia que por inveja o haviam entregado”. (Mar. 15:10) "Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado”, exatamente por ser Ele uma pessoa do bem, angariou centenas de seguidores o que eles não conseguiam. O resultado da inveja (Tia. 3:16), "Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa”. Foi exatamente o que ocorreu com o Senhor Jesus Cristo.

SEGUNDA: Porque sendo Jesus Cristo muito sábio, tendo uma visão e interpretação das Escrituras diferente e correta em relação aos líderes, isso fez com que Ele tivesse muitos conflitos, debates acirrados e desmascarado muitos deles, criou-se uma animosidade, rixa e ódio no coração da liderança, a ponto de desejarem a sua morte, o que de fato aconteceu, sendo o Cristo crucificado. Esse é o jeito dos radicais de lidarem com aqueles que pensam de maneira diferente deles, usam a força truculenta. O que não é diferente em nossos dias. É só darmos uma pesquisada nos países onde a ditadura predomina em que tentam calar e sufocar os contrários de maneira violenta, e, às vezes, até com a morte. Para muitos hoje vale menos do que uma noite de rodeio. Um show mundano no CAP de nossa cidade. Uma noite de Carnaval. Uma briga em família que é o suficiente para não seguirem a Cristo e permanecerem na igreja do Senhor. Em outras palavras, não tem valor. Não passa de um curandeiro, distribuidor de bênçãos e enriquecedor dos miseráveis que o buscam, não para se doarem a Ele em adoração, colocando suas vidas aos seus pés, mas para receberem DELE toda sorte de benefícios. Um Jesus que tudo dá, e Ele dá, mas que não pede nada de seus seguidores. É aí que está o engano dos gurus evangélicos que enganam os inocentes que não conhecem a Palavra do Senhor. Induzem as pessoas como se pudessem comprar as bênçãos do Senhor Jesus. Quem dá a maior oferta é mais abençoado e tem maior prosperidade material. Chagam ao absurdo de induzirem as pessoas a darem todo o salário que receberam, sem pagar as dívidas e fazerem as compras para a comida, com a promessa de que receberão multiplicadamente de volta. Chamam à frente os que dão a maior oferta para encherem o ego delas. Já os que dão pequenas ofertas, ficam sentados no banco e nem notadas são pelos gurus evangélicos, que contrariam frontalmente o que o Senhor Jesus Cristo quis ensinar aos discípulos, a lição com a oferta da viúva pobre, em (Mar. 12:41-44) que diz: "E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento". Não estou falando só das igrejas bem conhecidas nessas práticas, mas de Igrejas Batistas que seguem linhas de pensamentos contrárias a da C B B, e eu sou Pastor da denominação Batista. É lamentável, mas é real como querem vender e comprarem as bênção do Senhor Jesus Cristo. Que Ele tenha misericórdia desses que estão equivocados quanto a essência do Evangelho do Senhor.

QUAL O PREÇO DE JESUS CRISTO DO PONTO DE VISTA SENTIMENTAL?

Vale mais do que as nossas vidas. Vale a nossa salvação, (Mat. 1:21): “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Em (Jo. 3:17): “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” e em (I Tim. 1:15): “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. Nós nos consideramos os principais pecadores? Parece que não, pois achamo-nos melhores do que muitos, principalmente aos usuários de drogas, bebidas, prostitutos e marginais. Mas será que somos? Com tanta hipocrisia, falsidade e traição dentro das igrejas! Para os mártires do Cristianismo que foram centenas, além dos anônimos, valia mais do que a própria vida deles. Vale mais do que a vida daqueles que estão morrendo pelo estado islâmico por causa do nome do Senhor.

QUAL É O PREÇO DE JESUS CRISTO?

Não tem preço. É impagável. Nos diz o (Sal. 49: 6-8): “Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre)”. A vida não tem preço, porque o Senhor Jesus deu a sua vida pela nossa regeneração, para nos resgatar e nos redimir de nossa condenação eterna. Ele derramou o seu sangue, o preço do sangue que Ele pagou, (At. 20:28) “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. (I Cor. 6:20) “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. (I Cor. 7:23) “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Em nossos dias não estão vendendo a pessoa de Jesus Cristo, mas querem vender as bênçãos que Ele nos proporciona sem levar em consideração alguns requisitos exigidos por Ele, em que os pregadores ignoram. Apresentam um Jesus Cristo sem personalidade, sem vontade própria em que pode ser manipulado pelos homens de poder para abençoar, curar, revelar e transmitir dons espirituais. Quem paga mais ou dá a maior oferta tem a bênção maior. Quem oferta menos, tem a bênção menor ou não é abençoado(a) porque é mesquinho(a) e pão duro. É aí que está o engodo dos gurus pregadores de prosperidade. O Senhor nos abençoa, não porque compramos a bênção ou porque Ele fica impressionado com o valor da oferta que damos na igreja, mas porque Ele é gracioso, bondoso e misericordioso. Abençoar faz parte da essência do Senhor Jesus Cristo. E a maior de todas as bênçãos, é a nossa salvação. Ela vem pela fé, pelo receber a Jesus Cristo como salvador, propósito principal porque Ele veio a este mundo e morreu em uma cruz de maneira violenta. O preço de Jesus Cristo custa a minha, a sua, a nossa renúncia do eu, do orgulho que carregamos, dos pecados que cometemos por ação e omissão e a confissão dos mesmos, para segui-lo de todo o nosso coração. Custa a nossa fidelidade a Ele. Custa a nossa fé genuína e verdade somente NELE, porque nenhum outro pode salvar. Custa o nosso amor sincero como Ele nos amou. O preço que teríamos que pagar, Ele pagou por nós. Ele quer somente que creiamos, que o aceitamos e o amemos de todo o coração.

JESUS CRISTO: É DEUS OU MERCADORIA?

Depende do olhar de cada um e a compreensão que temos DELE. A compreensão verdadeira só é possível, quando se lê a sua Palavra e se entende a sua mensagem sem a distorção costumeira que vemos e que acontece com muita frequência pelos gurus que se dizem pastores evangélicos. Não seria exagero afirmarmos que Jesus será aquilo que queremos que Ele seja para nós. Todavia, Jesus Cristo não é o que queremos que Ele seja para nós, Ele É o que É. Ele tem vontade própria. Ele tem sentimentos em que pode se alegrar quando é entendido em sua essência, ou entristecer quando tentam manipulá-lo como se Ele fosse um despersonalizado. Os gurus evangélicos prometem as bênçãos da prosperidade para as pessoas, sem perguntarem para o Senhor se Ele quer abençoar ainda que as pessoas sejam infiéis, aos que não creem e que não saíram de uma vida cheia de práticas pecaminosas. Esses prognosticadores que prometem as bênçãos do Senhor sem que as pessoas tenham uma mudança de vida, esquecem da vida de pureza e de santidade que o Senhor quer que vivamos, o que pode ser conferido em (Heb. 12:14) “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Vejamos o que o Apóstolo Paulo diz em (I Cor. 6:13, 15-16, 18-19) “Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. [...] Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. [...] Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" E (I Ped. 1:15-16) “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.

(2) Jesus Cristo é Deus por isso não se deixa ser manipulado. Os textos a seguir provam a sua divindade, que são eles: (João 1:1-3) “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 17:5) “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”. E (João 10:30) “Eu e o Pai somos um”. A palavra “somos um”, no grego, é (ἐσμεν = esmen) que deriva de outra palavra grega que é (ειμί = eimí) que por sua vez quer dizer que Jesus é da mesma Espécie, da mesma Substância, da mesma Essência e é infinito como o é o Pai. Logo, Jesus está dizendo que Ele e o Deus Filho e que são da mesma Espécie, da mesma Substância, da mesma Essência em unidade e infinitos.

Para terminar nosso post, sendo Jesus Cristo o Deus Filho, Ele não tem preço. Não se vende a Jesus Cristo, nem as suas bênçãos. Ele não se deixa ser manipulado. Ele é o Senhor que governa o universo. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”, (Gálatas 6:7). "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”, (Mateus 24:11). E "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos", (Mateus 24:24). Os que tentam vender as bênçãos que o Senhor concede pela graça maravilhosa e bondade, são os falsos profetas e os que estão escarnecendo o nome de Jesus Cristo, mas hão de responder diante do Senhor, senão nesta vida, com certeza na vida futura.

"Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino". (Hebreus 1:8)


Citações Bibliográficas

(1) Extraída do Google imagens. Disponível em: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&tbs=simg:CAES6QEJsZ29orevDe8a3QELEKjU2AQaAggJDAsQsIynCBpiCmAIAxIo6wyuF6YBjh2_... Acessada em: 24/10/2016
(2) Extraída do Google imagem. Disponível em: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&tbs=simg:CAESogIJSBeD76UT23walgILEKjU2AQaBAgDCAoMCxCwjKcIGmIKYAgDEiiwCLQIsQizCK8Isgi1COQTgAq_... Acessada em: 24/10/2016
Bibliografia:
1 – BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
2 – JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
3 – MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Trad. Everton Aleva de Oliveira e Davi Miguel Manço. Ed. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p.
4 – OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: < http://www.baixaki.com.br/download/a-biblia-sagrada-versao-digital.htm>. Acesso em: 15 dez. 2014.
5 – RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.
6 – SCHOLZ, Vilson e Roberto G. Bratcher. Novo Testamento Interlinear Grego – Português. 1ª Edição. Barueri, SBB, 2008, 979 p.

7 – SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...