outubro 01, 2016

JOVENS FORTES!

JOVENS FORTES!

Pr Flávio da Cunha Guimarães

Jovens fortes, não estamos falando de força bruta, de violência ou de jovens durões de sentimentos e insensíveis, mas de ser forte espiritualmente, não cedendo as tentações do maligno.

O texto bíblico é (I Jo. 2:13-17 em que Lerei partes destes versículos: Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

QUANDO, COMO O JOVEM É FORTE?

EM PRIMEIRO LUGAR: Quando o jovem vence o maligno pela Palavra do Senhor. Diz o texto lido: “já vencestes o maligno”. Há forças malignas agindo na vida das pessoas em geral, principalmente sobre os desejos dos jovens que estão a flor da pele. Queremos dar dois exemplos:

PRIMEIRO: A Bíblia, a Palavra de Deus diz, em (I Jo. 5:19) que o mundo jaz, está no maligno. O diabo existe, está agindo mediante a permissão de Deus na sociedade, influenciando-a para o mal.

O SEGUNDO EXEMPLO: Podemos ver na TV falando, abertamente, através de desenhos, de filmes, de novelas, até em debates de trevas que vem das profundezas; de bruxaria; de ocultismo; de cavaleiro das trevas; de festa de Halloween que é o dia das bruxas e etc. Como consequência desta influencia maligna na sociedade, vemos a sociedade mergulhada num consumo crescente de todos os tipos de drogas, desde o alcoolismo, passando pela maconha, cocaína, êxtase, craque etc, que vem destruindo vidas jovens, famílias inteiras. Com o crescimento no uso das drogas, tem crescido a violência com requinte de crueldade sem limites; assaltos seguidos de tortura, de morte, de extermínio de famílias inteiras. Junto destas mazelas vem a incredulidade. O não temer, o não respeitar a Deus e tudo o que se relaciona ao Senhor.

Vem em seguida o crescimento da imoralidade através da corrupção vergonhosa em todos os seguimentos da sociedade, pública ou privada; classes sociais altas ou baixas; religiosas ou seculares. O crescimento da pornografia que traz junto com ela o crescimento da pedofilia, do estupro, do adultério, da prostituição. Sejamos razoáveis, sinceros, honestos! A sociedade está feliz, está em paz, está contente, está segura, está tranquila, está esperançosa diante da situação em que estamos vivendo? Lógico que não, é a resposta! Há um descontentamento, uma revolta generalizada contra as leis que os políticos fazem frouxas e favorece a marginalidade. Uma revolta diante da bandidagem; diante da falta de ação dos poderes para agirem contra todas as ações maléficas que tem atingido de cheio a sociedade. As pessoas, em geral, tem perdido a credibilidade, o bom senso, a gentileza, a delicadeza, as boas maneiras, a gratidão. Por causa disso já há campanha na TV para incentivar a prática das boas maneiras, da gentileza. Que ponto chegamos!

Para mudar a médio, a longo prazo a situação caótica em que estamos vivendo, somente através da ação direta do Sr J C na vida individual de cada pessoa trazendo uma transformação verdadeira, a começar pelos jovens, adolescentes e crianças.

Para que o jovem tenha vitória sobre o maligno, ele(a) precisa conhecer o Senhor Jesus Cristo através de uma experiência pessoal com o Senhor Jesus Cristo. O V. 13 tem uma palavra, que é “conhecestes o Pai”. Pai aqui é Deus. A palavra conhecer no grego tem o sentido de conhecer através de uma experiência pessoal, que implica em uma intimidade com Cristo, com Deus Pai. O que traz uma nova vida para o jovem. Tem sentido também de saber. Saber que é pecador; como pecador está condenado no juízo final; mas em Cristo os pecados são perdoados, fazendo-o um vencedor. Como vencedor, dando-lhe a segurança inabalável de sua fé em Jesus Cristo. Não existe vitória sobre o maligno sem fé em Jesus Cristo! É o que nos diz (I Jo. 5:4) – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”.

Para concluir:

Só é forte o jovem, aquele que entrega a sua vida ao Senhor Jesus Cristo, tornando um vencedor em Cristo Jesus. Você quer ser vencedor? Entregue a sua vida a Jesus Cristo, O aceitando como seu salvador enquanto ainda há tempo.

"Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno". (I João 2:14)

Bibliografia:

1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

4 - Rienecker, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

5 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

6 - Foto ilustrativa extraída do Site: www.photaki.com; Autor: Yuri Arcurs, Nº 245163, Em 23/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...