outubro 18, 2019

PARA SE TER VIDA LONGA

PARA SE TER VIDA LONGA EM PAZ
ABSTRACT

Why activities? Because laziness gets sick too. The accommodated person feels defeated and is defeated. It will not get anywhere. It will live as a parasite. And parasite gets sick who sustains it and gets sick itself.

PROV. 3:1-13. V. 2

O que seria uma vida longa? De quantos anos? 60, 80, 100, 800 ou 900 anos? No tempo dos primórdios Adão, Enoque, Matusalém e Noé, viviam-se acima de novecentos anos. Abraão viveu 175. Para o salmista, uma vida longa são 70 anos, Sal. 90:10, que passa disso, diz ele, colhe canseira e enfado. Tem muitos que estão colhendo canseira e enfado, conheço vários e eu mesmo estou próximo.

O texto bíblico citado acima, no V.2, fala de dias e anos, que neste caso tem o mesmo sentido e é a mesma cousa, referindo-se a longos anos de vida. E o que é mais importante para você: Vida longa ou vida bem vivida? As duas? E se tiver que escolher entre as duas uma? Tem aqueles que pensam que a vida longa é mais importante, outros não. Vida longa, com saúde é muito bom e é o ideal, mas dependendo dessa vida longa, ela traz as suas dores, doenças e consequências, aí deixa de ser boa? Para mim, mais importante do que uma vida longa, em anos, é uma vida bem vivida. E uma vida bem vivida, só é possível quando vivida com saúde, em paz interior, com a família e com o Senhor Deus. E essa paz interior só é possível quando vivida aos pés do Senhor e para a família. Uma vida bem vivida é uma vida de paz, de felicidade, de intensidade, de atividades, de amor a Deus, ao próximo e salva pelo o Senhor Jesus. Atividades em prol de quem? De si mesmo? Sim! Mas também em prol dos outros, a começar pela família e indo até Deus. Ninguém tem uma vida bem sucedida vivendo de maneira egoísta e só para si mesmo! É preciso ter pessoas envolvidas em nosso viver e projetos. É preciso saber que uma vida bem sucedida terá que viver para beneficiar o próximo, a começar pelos familiares, para glorificar ao Senhor que nos dá a vida e em atividades, em prol de Deus e de seu Reino.

Porque atividades? Porque o comodismo adoece também. A pessoa acomodada sente-se derrotada e é uma derrotada realmente. Não chegará a lugar algum. Viverá como parasita. E parasita adoece quem o sustenta e adoece a si mesmo. O parasita vive de enxerto e da seiva de outra planta ou árvore. Fico pensando nos parasitas dos cônjuges, dos pais, dos filhos e dos avós, sugando a seiva que podemos chamá-la de comida, cama, dinheiro e a saúde, adoecendo o caule que dá o sustento. Se não adoece o físico, adoece o espírito. O espírito doentio mais cedo ou mais tarde, adoecerá o físico. Somos tricotomistas, cremos em corpo, alma e espírito. Portanto, uma somatória de maneira que quando uma das partes adoece, adoecerá as outras. E qual é a orientação, do Senhor Deus em sua Palavra, para se ter uma vida longa e em paz?

1 – LEMBRANDO DA LEI DO SENHOR, V.1.

Lembrar nesse caso, não é só recordar mentalmente. É mais do que isso, é observar, é obedecer, é cumprir o que ela nos manda e determina. Todavia, vivemos o tempo em que as leis não passam de formalidade, de faz de conta. São criadas de maneira intencional com válvulas de escapem, além disso não são executadas ou quando não são distorcidas. Vemos, a começar pelas autoridades, um desprezo pelas leis dos homens e muito mais pelas leis de Deus. E é aqui que começa todo o mal. Parece que desobedecer as leis gera prazer nas pessoas, ainda que de maneira oculta, o que deveria causar tristeza, porque o desafio foi vencido, visto que as leis põem limites as ações. Os desobedientes e rebeldes, sem causa, bradam de alegria pela vitória quando desafiam as autoridades e as leis e vencem provisoriamente. Quantos bandidos exibindo as pistolas, fuzis e metralhadoras para o alto em gesto de conquistas e vitórias! “Eu consegui!” Tal atitude é característica de anarquistas e comunistas. O que é vitória para alguns poucos, constitui-se em derrota para muitos. Derrota moral, vidas que se vão, o mal que triunfa e população que fica acuada. Tal sentimento deveria causar vergonha, mas não causa, porque não há respeito e consciência a tudo o que está relacionado a autoridades constituídas e ao Senhor Deus. Fazem quase tudo ao seu bel prazer. Com tudo isso a vida de muitos vai encurtando. MAS PARA SE TER VIDA LONGA E EM PAZ É PRECISO.

2 – GUARDANDO OS MANDAMENTOS DO SENHOR DEUS, V.1.

Guardar aqui é o mesmo que depositar algo de valor, um tesouro em lugar de segurança. Os ensinamentos do Senhor Deus e seus mandamentos são tesouros de muito valor, que vem de sua Palavra que os tolos não entendem assim. Guardar tem o sentido de observar, atentar, aprender e praticar. Lembrar e guardar os mandamentos de Deus, além de prolongar os anos de vida, dos que guardam, traz e contribui para a paz interior, a paz em família e a paz mundial, V.2. A paz interior, que vem do Senhor Jesus Cristo, “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”, João 14:27, é o preambulo da paz entre pessoas, a começar na família e a paz entre os povos.

Aprender e beber dos mandamentos do Senhor Deus, contribui para que o cidadão seja benigno e fiel, V.3, qualidades essas que Deus imprime nos que guardam a sua Lei e que não podem ser afastadas de nós, porque são recomendações do Senhor e estaremos afastando dádivas dadas, o que seria caracterizado desprezo as bênçãos outorgadas a nós. O Diabo não pode tirar de nós essas qualidades. Ele pode até sugerir e induzir, mas a decisão e a ação de arrancar de dentro de nós o que o Senhor nos dá é nossa! Daí a recomendação, a nós, para que estejamos atentos. Benignidade e fidelidade são fruto do Espírito Santo atuando no ser humano, Gal. 5:22 e que tem a ver e promove a paz interior, qualidades que formam-se elos.

A busca pela paz, a benignidade, a fidelidade, a bondade e gentileza, geram graciosidade diante de Deus e dos homens, V.4. E tudo isso tem como propósito contagiar e ganhar as pessoas para o Reino de Deus. Que tem como objetivo promover a concórdia, a unidade entre as pessoas e povos, que tem como autor, nada mais do que o Senhor Jesus Cristo, Ef. 2:14. Os ensinamentos da Bíblia são tão importantes, que geram resultados tão magníficos, que a recomendação é que devem ser guardados no coração, onde reside os sentimentos e é o principal órgão do corpo humano, que faz circular o sangue, que é vida. O não guardar os mandamentos no coração acarretará em mal. Mal esse que... PARA SE TER VIDA LONGA E EM PAZ,

3 – É PRECISO APARTAR-SE DO MAL, V.7.

O Mal está relacionado a práticas da violência pecaminosa e a extrema impiedade, Gn. 6:11,13, acompanhada de corrupção e de transgressão da Lei de Deus. É tratar também o próximo com hostilidade. É ter uma índole má e ruim que leva a praticar coisas antiéticas e imorais. Os políticos e o S T F brasileiros que o digam. Tem os maus e os que rejeitam o chamado de Deus para a conversão e a mudança de vida, em não o fazendo, terá o futuro sombrio se caso continuarem rejeitando. Por isso que o Senhor Deus chama para uma mudança de vida e de rumo. Negar confiar no Senhor Deus, achando que é entendido/a, V.5, sábio/a e que não precisam de Deus, na verdade estão dando provas de tolice e ignorância. Acharem que o ser sábio é o suficiente e que não precisam dos favores de Deus, estão dando a demonstração de tolice, de burrice e de não sabedoria. Pelo contrário, estão dando prova da maior ignorância. A falta de sabedoria, leva as pessoas a envolverem-se no que é mal. E o que é mal? O pecado. Os vícios. As drogas. A violência. O crime. A falta de amor e a rejeição ao que é bom e abraçando o que é mal.

4 - VIVEMOS O TEMPO DE REJEIÇÃO, V.11.

Rejeição essa que já existia no tempo do rei Salomão, isso por volta de 1.500 a C. Se assim não o fosse o rei não estaria exortando: “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor”. Todavia tinham os remanescentes que eram fieis ao Senhor Deus que aceitavam os princípios ensinados na Lei de Deus. Estamos vivendo o tempo da rejeição, o tempo que o Apóstolo Paulo fala ao filho na fé, Timóteo, II Tim. 3:1-5 "SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela". Todavia, há os que não se deixam dobrar diante das novidades e permanecem firmes na verdade que o Senhor revelou em sua Palavra. Rejeita-se a correção, Rejeita-se autoridades seja qual for: Pastores, Padres, governos, juízes, Igrejas, o Evangelho do Senhor e rejeitam a autoridade do Próprio Deus. Tem muita gente sentindo nojo de Deus, da Bíblia, de igrejas e do Cristianismo. Mas aceitam as mentiras, a falsidade, a hipocrisia, a depravação moral e espiritual, a violência, a injustiça, a pobreza e a exploração como algo normal. Vivemos o tempo de gerações mimadas, dengosas, cheias de vontade própria, não toques em mim. Má vontade para a prática do bem e do amor, mas muita disposição para a prática do mal e do ódio. Daí resulta em gerações malsucedidas, vazias, infelizes, vivendo de maneira louca, sem discernimento, não medindo as consequências desastrosas, com as devidas exceções, é lógico.

Tudo que o Senhor Deus recomendou e ainda recomenda, em sua Palavra, é para o bem da criatura, as quais somos nós. É para a nossa felicidade, bem-aventurança, para que sejamos sábios, tenhamos vida longa e em paz. “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”, Prov. 1:7. Mas os sábios, que são considerados pelo mundo como loucos, esses temem ao Senhor. Sejamos sábios.

Tem sugestão ou crítica? Envie-nos por e-mail

Autoor: Pr. Flavio da Cunha Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...