janeiro 23, 2018

MENSAGENS ENGANADORAS

MENSAGENS ENGANADORAS
II REIS 18:29-19:4.

Pastor Flávio da Cunha Guimarães

As mensagens enganadoras ou mentirosas serão sempre ruins. Causarão estragos nas vidas daqueles que acreditam nelas. Serão sempre contra nós. E é bom sabermos que nós mesmos podemos ser propagadores e agentes do inimigo divulgando as mensagens enganadoras. Elas agem no subconsciente e, às vezes de maneira disfarçada e sorrateira.

As mensagens enganadoras estavam sendo anunciadas por Rabsaqué de maneira ousada contra o rei Ezequias e o povo de Deus que não estava tão com o Senhor assim, a ponto de comparar o rei da Assíria com o Senhor Deus o Todo-Poderoso e afirmar que o rei da Assíria era maior, eficaz e poderoso, II Reis 18:31,33-35. Em II Reis 18:33-35, enumera as cidades e seus deuses que não puderam resistir o poder dos deuses da Assíria e o poder de seu rei, logo, o povo de israelita com o seu Deus seriam derrotados também.

Aquelas mensagens trouxeram angústia naquele dia, demonstraram rejeição e um tratamento desprezível por parte de Rabsequé ao povo, as crenças, a cultura, ao sentimento e ao Deus do povo. As mensagens enganadoras do mal tentavam persuadir as pessoas a não crerem em Deus, nem em Ezequias dizendo que eles não podiam defendê-los da força de Senaqueribe, o rei da Assíria. Isso que era ousadia! Ousadia de mais! Mas sabemos que o Diabo é ousado. Ele é o Diabo exatamente porque ousou querer ocupar o lugar do Senhor Deus! Luc. 10:18 e Apoc. 12:7-9. As pessoas são desafiadas através das mensagens enganadoras a não crerem, principalmente na Bíblia e em Deus. Aí é preciso saber quem está por trás inspirando essas mensagens enganadoras. Com certeza não é o Senhor Deus, mas Satanás. Rabsaqué diz que tanto Ezequias como o Senhor Jeová estavam enganando o povo e o rei Ezequias, II Reis 18:29-31ª, mas ele mesmo não sabia que estava sendo enganado pelo o inimigo de nossas vidas.

As mensagens enganadoras do mal fazem propostas ousadas e tentadoras, II Reis 18:31-32, para não haver resistência da parte de quem as ouvem. É aí que as pessoas caem iguais patinhos. As propostas eram: Rendam-se a mim. Entreguem-se a mim e vivam, comam e bebam do bom e do melhor. Comer e beber do fruto do próprio trabalho é questão de orgulho e honra para qualquer pessoa honrada e de caráter. Comer, beber, vestir, saúde e viverem felizes são necessidades básicas de qualquer pessoa. Rabsaqué desafiava: Rendam-se ao rei da Assíria e nenhum mal sucederá a vocês. Depois levarei vocês para uma terra maravilhosa em que viverão melhor do que esta aqui.

As jovens que namoram, são desafiadas a deitarem em um relacionamento sexual fora do casamento, com o seu lindo e bonito namorado, para provarem que amam os seus príncipes encantados que não passam de monstrengos. É aí que milhares de jovens perdem a infância e a juventude com a barriga cheia e criando filho de pais que não assumem a paternidade. Você, jovem, não tem que provar nada. Bastam os seus sentimentos sinceros e fidelidade. Existe prova maior de amor do que a fidelidade! Quem pede prova de amor é porque não tem prova de seu amor pela pessoa que diz amar. Está vivendo uma dúvida agoniante.

Quantas propostas aparentemente maravilhosas! Mas o resultado final são desastrosos! Quantas propostas que parecem maravilhosas a nós nesses dias! Quais são as propostas tentadoras que temos na TV em nossos dias? Aceitem a reforma da Previdência para acabarmos com os marajás! Quanto engano! Enche a cara, nas rodas de bebedeiras, que você terá muitos, homens, mulheres bonitos(as) e sarados(as) aos seus pés e ainda desfrutará de momentos felizes e prazerosos na companhia de pessoas bacanas, legais e felizes. A próxima mensagem é ótima: Vem para a igreja tal que você será um(a) vencedor(a) e próspero(a). Será rico(a) e empresário(a). Terá carro do ano e importado. Fará muito sucesso e será muito abençoado materialmente! Usa um baseado aí que você ficará doidão(na) e terá coragem para fazer qualquer coisa que ante não fazia por medo. A dor, a tristeza e os sofrimentos passarão! Oh meus queridos leitores, quanta mentira! Quanta enganação nessas mensagens subliminares!

As mensagens enganadoras não podem prevalecer. É preciso haver reações para enfrenta-las

A REAÇÃO I, V.36.

O povo ficou calado. O Rei Ezequias disse para o povo não falar. Mas eu não quero que você fique calado(a)! Fale a verdade! Ore! Clame! Leia principalmente a Palavra de Deus! Estude a Bíblia! Fale do amor de Deus! Pregue e anuncie o Evangelho de Cristo! Se nós calarmos as pedras clamarão, Luc. 19:40; Atos 18:9 e as pedras já estão clamando por verdade e transparência em todos os sentidos. As mensagens enganosas estão impedindo que falemos do amor de Deus! As pessoas não estão interessadas! Não deixe isso acontecer! Nós sim, é que deveríamos calar os mensageiros enganadores! Mensagens enganadoras estão agindo, não só contra nós, mas também contra aqueles em que quando falamos, as pessoas não querem crer, não querem ouvir e estão rejeitando as mensagens verdadeiras porque se satisfazem com as mentirosas. Espero que você não esteja nesse grupo!

A REAÇÃO II, II Reis 18:37

Os mensageiros de Ezequias foram a ele com as roupas rasgadas, como protesto, pelas blasfêmias ouvidas do comandante do exército da Assíria, V.37. Ficaram pesarosos porque Rabsaqué desafiara a Ezequias e ao Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Mas fique sabendo você que ninguém, mas ninguém mesmo desafia o Senhor Deus e fica sem resposta ou impune! Que tipos de reações estamos nós esboçando diante das injúrias das pessoas contra a Palavra e o Senhor Jesus Cristo da Palavra? As reações são mais naturais quando as injúrias são contra nós do que contra Jesus Cristo? Se assim o é alguma coisa está errado em nossas avaliações!

A REAÇÃO III, II Reis 19:1-4

O Rei Ezequias rasgou também as suas vestes como prova de seu protesto, diante de tamanha zombaria dos inimigos. O rei Ezequias estava diante de duas verdades, dois fundamentos que ele podia se garantir em recusar a render-se ao rei da Assíria. 1 – A capacidade de resistir por sua própria força militar e de seus aliados, o Egito; e 2 – Confiar no que o profeta Isaías Is. 30:31 e 31:4-9 haveria de dizer-lhe da parte de Deus, que neste caso era o agir sobrenatural de YHWH Javé. Esta opção, a dois, foi a que o rei Ezequias escolheu para enfrentar o exército da Assíria. Arriscado sim, porque era questão de sua fé e não porque o Senhor não podia agir. Qualquer uma das opções que o rei Ezequias escolhesse atingiria o orgulho natural dos assírios, pois acreditavam mais em seus deuses e no poder de seu exército do que no Deus de Israel. Mas não sabiam eles que o sucesso deles até ali se devia ao Deus de Israel, a quem desprezavam e não ao poder do seu exército e de seus deuses. Foi Jeová quem contribuiu para que vencessem as batalhas anteriores. Em que estamos confiando para vencermos as nossas batalhas do dia a dia? Em nós mesmos, em nossas próprias forças ou em nossas forças com a participação de Deus?

A REAÇÃO IV, IS. 19:14-19,

O rei Ezequias ora ao Senhor Todo-Poderoso. Mas nessas alturas ele já estava desanimado, abatido, apreensivo, triste e consternado diante dos acontecimentos a ele e a seu povo. Ele não perdeu a fé em Deus, mas a sua fé estava sendo provada. Quantos de nós desanimados, abatidos, apreensivos, tristes e consternados, que ainda não perdemos a fé, mas ao sermos provados, a fé fica improdutiva e inoperante? O rei Ezequias, foi para o templo orar para animar-se em Deus, para deixar de lado o abatimento, a apreensão, a tristeza, a consternação para fortalecer-se em Deus e buscar NELE a solução para todo aquele embraço e achou. E nós estamos buscando o que para fortalecer? Em quem diante das adversidades da vida?

Fico imaginando quanta zombaria contra o Senhor em nossos dias, Is. 19:10-11! Quanta zombaria contra o Senhor Deus, contra a Bíblia, sua Palavra vemos na TV, no Teatro, em filmes e em show! Estamos nós reagindo de que maneira diante a essas zombarias? O rei Ezequias foi buscar o Senhor no templo, e nós estamos buscando a quem e onde? Ele não só buscou o Senhor, mas buscou a orientação ao homem de Deus, Isaías. E nós estamos buscando orientação em quem? Que tipos de pessoas? O rei Ezequias não quis confrontar as blasfêmias de Rabsaqué com armas e guerras, mas com oração, com lágrimas, com humilhação e pediu ao profeta Isaías que fosse seu embaixador diante de Deus. e o Senhor vendo o coração do rei trouxe...

A DERROTA DAS FORÇAS INIMIGAS OU DO MAL ACONTECEU, II REIS 19:6-7, 35-37.

O Deus a quem eles zombaram foi quem os derrotou. Trágico destino dos incrédulos. Deus confortou o rei Ezequias a não ter medo das palavras que havia ouvido, elas são apenas palavras e nada além de palavras. Não tenha medo meus queridos leitores. Se você crê no Senhor, ainda que perca algumas batalhas, mas a vitória está de seu lado. Fomos criados para a vitória e não para a derrota. Deus anunciou que se glorificaria na ruína dos assírios, e foi glorificado em sua derrota. Deus quer ser glorificado na derrota das forças inimigas, na derrota daqueles que se opõem a sua mensagem e em sua vida com servo do Deus vivo. Creia nisso. Busque uma vida de comunhão verdadeira com o Senhor. Ore a Ele e espere a vitória, ainda que não seja momentânea, mas ela virá no decorrer dos anos ou para a vida futura. Amém!

"E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra, II Reis 19:6-7.


Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - DELITZSCH, Keil. Comentário de II Reis 18. E-Sword-the Sword of the LORD withan electronic edge, Tradução do Google Tradutor.

3 - JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

4 - OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2014.

5 - SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...