maio 08, 2017

TEMOS UM TESOURO QUE NÃO SE PODE COMPRAR

TEMOS UM TESOURO QUE NÃO SE PODE COMPRAR

II Cor. 4:7-15

Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães

Definição de Tesouro: Tesouro, é algo valioso, muito caro e que não se pode comprar. Tesouro, traz a ideia de algo que está escondido e que precisa ser descoberto por aqueles a quem o tesouro pertence. Precisa de pista ou mapa para chegar até ele. Precisa de escavação, de mergulho e de trabalho.


Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+temos+um+tesouro&newwindow=1&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqwPz_sODTAhXDf5AKHcL4CIkQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#newwindow=1&safe=active&tbm=isch&q=imagem+de+tesouro

Acessado em: 10/05/2017

O tesouro do qual estamos falando, tem como pista ou mapa, a Bíblia Sagrada, a Palavra do bondoso de Deus. E para descobri-lo, é preciso escavar e mergulhar NELA, em seus princípios e ensinamentos, com muita dedicação e trabalho, para descobrirmos o mais rico e importante de todos os tesouros, a salvação eterna que só é possível em Cristo e a vida eterna no Senhor Jesus.

Qual tesouro que não se pede comprar?

Em Primeiro Lugar, não se pode comprar a glória de Deus que é manifestada em Jesus Cristo, conforme lemos no (V.15 final) e em (Heb. 1:3) que dizem: “Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus”. “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”.

Glória esta que somos participantes em ou através de Jesus Cristo, pela graça maravilhosa, grandiosa e abundante que se manifesta em seu Filho. Mas, enquanto aqui vivemos, essa glória é ofuscada e parcial, por causa de nossa limitação, porque ainda estamos vivendo em um corpo que tem as suas limitações. Mas chegará o dia em que desfrutaremos plenamente de toda a glória do Senhor Deus. Esse dia será quando adentrarmos no Céu logo após a morte e depois da ressurreição em Cristo Jesus.


Imagem do Google



Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+temos+um+tesouro&newwindow=1&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqwPz_sODTAhXDf5AKHcL4CIkQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#newwindow=1&safe=active&tbm=isch&q=imagem+de+tesouro

Acessado em: 10/05/2017

A ideia é que o tesouro é valioso e era escondido em recipiente frágil, que era vaso de barro de pouco valor e deterioráveis. O que o Apóstolo Paulo faz a analogia que neste caso significa o nosso corpo que contem a graça, a glória de Deus, sua salvação e o Espírito do Senhor Deus. Mas, chegará o dia que essa glória será completa, plena e estaremos tomados completamente por ela. O tempo será quando partirmos desta vida com Cristo em nossas vidas. Esse tesouro é maravilhoso, grandioso e valioso que nada poderá compra-lo.

TEMOS UM TESOURO QUE NÃO SE PODE COMPRAR

Em Segundo Lugar, não se pode comprar a presença do Senhor Deus. Os (Vs.8-9) dizem: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.

A presença do Senhor, em nossas vidas, não se faz porque nascemos em uma família cristã ou evangélica. Quantos que nasceram em uma família de crentes e não desfrutam da presença do Senhor Deus! Porque frequentamos uma igreja. Quantos que frequentam igrejas e não desfrutam da presença de Jeová! Porque leem a Bíblia. Quantos que leem a Palavra de Deus, mas não desfrutam da presença do Grande Deus! Porque oram. Quantos que oram até com sinceridade, mas as vidas estão contaminadas de pecados não confessados e por isso não desfrutam da presença de Javé! Ou porque fazem caridade. Quantos fazendo caridade, mas ainda estão vazios da presença Iawé!

Essa ausência da presença de Deus se dá por causa de nossos pecados, falhas de caráter e por não termos Jesus Cristo como nosso único salvador e Senhor de nossas vidas. Por causa de nosso estado emocional e espiritual que nos fazem contentar com pouca coisa para oferecermos ao Senhor. Acham que uma vida cheia da presença do Senhor é só receber DELE as bênçãos e que não temos nada ou quase nada para oferecermos a Ele. Pensam principalmente que Jeová abandonou enquanto estamos debaixo de aflições, debaixo de tribulações, debaixo de pressões, debaixo de sofrimento, debaixo de opressões de espíritos, debaixo de dor, debaixo de dúvidas, perplexos, debaixo de desespero, o que é mais normal aos que vivem sem Cristo aqui nesta vida e partem sem Ele e sem salvação. Diante deste quadro não sentem a presença do Senhor através do Espírito do Senhor em suas vidas.

Os que estão verdadeiramente em Cristo, entretanto, desfrutam de sua presença independentemente de condições. Estamos nós desfrutando verdadeiramente da presença do Senhor em nossas vidas?

TEMOS UM TESOURO QUE NÃO SE PODE COMPRAR

Qual tesouro que não se pede comprar?

Em Terceiro Lugar, não se pode comprar a certeza e a esperança de ressurreição, (V.14-15).

A ressurreição dos salvos está garantida, em Jesus Cristo, para os que conhecem pessoalmente o Senhor como o seu único salvador. Esses serão ressuscitados na primeira ressurreição como lemos em (Ap. 20:5-6). Enquanto os não salvos, serão ressuscitados na segunda ressurreição como lemos em (Ap. 20:6; 21:8 e I Cor. 6:9), que fazem parte de uma estatística bíblica negativa, que irão para o lago de fogo eterno, que é a segundo morte, para a vergonha e desprezo eterno, como lemos em (Dan. 12:2): “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.

Em qual ressurreição você está inserido(a)? Na que glorificará ao Senhor Jesus? Ou para a sua vergonha e desprezo eterno? A escolha é sua e tem que ser feita agora. O tempo não é depois, visto que o tempo não nos pertence, mas pertence ao Senhor que nos presenteia todos os dias. A escolha tem que ser enquanto vivemos aqui. Se não sabe em qual eternidade estará, porque ainda não tem a salvação no Senhor Jesus, escolhe passar a sua eternidade com Cristo, pois só Ele pode garantir a salvação eterna, a ressurreição na primeira delas e fazer parte dos que são bem-aventurados. Visto que Ele se encarrega de nos apresentar a Deus Pai, assim como a noiva ao noivo. Para isso Ele diz em (João 14:6): “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jesus se encarregou de apresentar a sua igreja, a noiva dEle, os salvos ao noivo e ao Senhor Deus. Isso Ele fez por amor a nós, entregando a sua vida à morte naquela cruz em nosso lugar. Para nos fazer ricos de sua graça, ricos do favor de Deus Pai, o que não merecemos. Tudo isso Ele fez para a glória do Pai.




Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+temos+um+tesouro&newwindow=1&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqwPz_sODTAhXDf5AKHcL4CIkQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#newwindow=1&safe=active&tbm=isch&q=imagem+de+tesouro
>br>Acessado em: 10/05/2017

Diante do sofrimento do Senhor Jesus, o nosso sofrimento e o sofrimento desta vida é momentâneo, passageiro, acabará quando partirmos desta vida para a eternidade. Por isso que a ressurreição, em Cristo, precisa ser garantida enquanto aqui vivemos. Você já garantiu a sua crendo somente em Cristo? Aceitando-o como seu único salvador? Se ainda não tem, faça isso enquanto ainda há tempo, e o tempo é agora! O apelo do Senhor Jesus Cristo é: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Cuidado, pois poderá ser que o nosso coração esteja endurecido com pressupostos falsos, como já temos uma religião. Já fazemos parte de uma igreja. Já lemos a Bíblia. Não somos pecadores porque não vivemos mentido, adulterando, explorando as pessoas. Pagamos as nossas dívidas. Fazemos caridade. Somos melhores do que muitos que se dizem cristãos. Esses pressupostos falsos nos fazem os verdadeiros fariseus de nossos dias, para recusarmos e rejeitarmos o Senhor Jesus que é a nossa única solução para a vida eterna com Deus.

"E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me". (Lucas 18:22)

Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

3 - OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2014.

4 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

5 - SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...