maio 06, 2010

RESTAURANDO NOSSOS IRMÃOS

JO. 21:3, 4-6, 15-17.

Com a prisão, com a morte e com o sepultamento de Jesus Cristo, os discípulos desanimaram, decepcionaram, entristeceram, 7 deles debandaram e foram pescar. Por que foram pescar?
Bastaram alguns dias para que os seguidores de Jesus Cristo, que entraram em Jerusalém animados, festivos, aclamando o Senhor Jesus: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas” está em Mateus 21:9; bastaram alguns dias para que os discípulos sepultassem toda a esperança, toda a alegria, todo o aprendizado, toda a motivação e todo o entusiasmo que entraram em Jerusalém. Precisavam ser restaurados.
Não tem sido diferente em nossos dias: as igrejas, as vidas, as famílias vivem oscilando, altos e baixos em suas vidas espirituais e sentimentais.

POR QUE DESANIMARAM? O DESÂNIMO VEIO POR NÃO COMPREENDEREM A MISSÃO DE JESUS CRISTO, A MISSÃO DADA A ELES.
Não tem sido diferente em nossos dias. Há muita gente dentro e fora das igrejas que não compreende a missão de Jesus Cristo neste mundo. Misturam, fazem confusão. Não sabem o que fazer como crente! Não querem entender a missão que o Senhor deixou para os seus seguidores. Eu e você talvez sejamos um desses!
Os discípulos passaram três anos e meio a quatro anos com o mestre dos mestres, mas ainda não compreendiam a missão de Jesus nem a missão deles. Foram pescar. Isso era dizer: acabou. A fé, a esperança, os planos acabaram quando disseram vamos pescar!
De igual modo, há muitos irmãos que são membros ha anos de igrejas, mas que ainda não compreendem a missão de Jesus Cristo nem a deles neste mundo, estão decepcionados com a igreja, com irmãos que dão mau testemunho, com o pastor, pastores decepcionados com igreja e ambos às vezes decepcionados até mesmo com o Senhor!
Há muita gente afastada porque não compreendem a missão de Jesus Cristo para o mundo presente. A missão da igreja na divulgação do Reino de Deus. A própria missão para testemunhar do amor, da salvação e do poder do Senhor em transformar as vidas. Outras porque não foram compreendidas. Tem muita gente sepultando sua fé, sua esperança, seus planos decepcionadas que precisam ser restauradas.
Jesus Cristo precisou ir buscá-los, restaurá-los e foi onde eles estavam.
Quantos membros de nossas igrejas desligados do rol de membros por desânimo, porque não compreendem a grandeza do amor de Deus para as suas vidas e as vidas daqueles que nos cercam! Desligados porque tiveram problemas de ordem emocional, espiritual, moral ou até mesmo discriminados!
Quantos que continuam como membros, mas afastados! Não compreenderam a importância da igreja, da Palavra de Deus para as suas vidas! Precisam ser restaurados! Quase não vem a igreja! Não são alunos da maior escola do mundo, EBD! Produzem pouco no Reino do Senhor!
Outros por não compreenderem a vida cristã. Por não entenderem os ensinamentos do Senhor que estão por todo o Novo Testamento como em Mateus 5:10; 5:44; 10:23; João 15:19-21; João capitulo 16 e II Timóteo. 3:12.
Por não entenderem que o nosso sofrimento é conseqüência do pecado também, ainda que não estejamos em pecado. Ou porque quem nos persegue é que está em pecado. Precisam ser restauradas!

QUEM VAI RESTAURAR OS IRMÃOS NESSAS CONDIÇÕES? NÓS. A IGREJA COMO INSTRUMENTO DO SENHOR JESUS!
Vamos restaurar quando demonstrarmos amor, quando demonstrarmos valorização, quando demonstrarmos interesse, quando demonstrarmos atenção, quando demonstrarmos um relacionamento sincero, cordial, simpático, uma unidade em meio à diversidade. Unidade em amor, em santidade, em propósito, na fé e submissos todos a Cristo que é a cabeça.
Até aqui Jesus Cristo tratou a restauração em grupo.
Os discípulos entristeceram, desanimaram por causa da prisão, da crucificação, da morte do Senhor. Ainda não tinham sofrido as perseguições. Depois que compreenderam a missão e só compreenderam após a restauração, com a vinda do Espírito Santo, sofreram as perseguições, todavia, não desanimaram e não recuaram diante das prisões e sofrimentos por causa do Evangelho.
Seria um dos motivos de desânimo a falta do Espírito Santo na vida do membro hoje? A falta de enchimento, da plenitude do Espírito na vida dos crentes?

O QUE TEM NOS ENTRISTECIDO, DESANIMADOS?
Quero alistar pelo menos 6 tópicos que tem contribuído do meu ponto de vista para o desânimo além dos apresentados acima:
1 – Por causa dos problemas pessoais. Como tem havido problemas no ceio da igreja e das famílias! Conflitos Familiares, Drogas, Bebida, Rebeldia. Onde vamos parar! Só o Jesus dos crentes para dar jeito!
2 – Por causa de problemas dentro de igrejas. Quantas reclamações quanto a Falta de amor. A Falta de união. O desinteresse uns pelos outros. Não se cumprimentam. Críticas. Irmão que feriu, machucou, ofendeu, que não pede perdão para restaurar os relacionamentos!
3 – Por causa da sedução do mundo. O mundo apela para viver na carne, Gálatas 5:17, 19-21; o Senhor Jesus apela através da igreja para viver no Espírito, Gálatas 5:22. Muitos preferem fazer a vontade da carne. Carne nesse texto tem o sentido de praticar os desejos pecaminosos.
4 – Por falta de zelo espiritual. Da própria pessoa, da igreja, e porque não dizer do próprio Pastor!
5 – Por carência. A carência não é preenchida. Se sentem excluídos, se afastam. Daí precisam ser restauradas.
6 – Por conselhos perniciosos tanto de ímpios como de irmãos em Cristo que não tem discernimento para aconselhar.

UMA RESTAURAÇÃO PESSOAL:
Em João 21:15-17 Ele vai tratar da restauração pessoal com Pedro. Às vezes o Senhor quer tratar, restaurar cada um de nós pessoalmente, mas não deixamos, fechamos os ouvidos, rejeitamos a palavra, damos de ombro, até revoltamos contra o mensageiro de Deus achando que está pregando encomendado!

É INTERESSANTE DESTACAR TAMBÉM QUE:
7 – Pedro não desanimou sozinho, além dele, havia mais 6 com ele: Tomé, Natanael, Tiago e João, os filhos de Zebedeu e mais 2 que não são identificamos, mas fala no verso 2 de João 21. O desânimo é contagiante. Quando começa a onda de pessimismo; o comentário: “Não tem jeito!” Contamina, é praga, praga maligna!
O que estamos fazendo para restaurar os que estão desanimados? Como restaurar? Indo em busca dos faltosos. Eles precisam se sentirem importantes. E são importantes!

8 – Jesus Cristo não ficou esperando que os seus discípulos viessem até Ele, Ele foi onde eles estavam. Eles estavam pescando. Não pescaram nada. Quando estamos fora dos propósitos de Deus muita coisa não dá certo. Ainda que dê certo, os resultados não são satisfatórios.
Adão e Eva precisavam ser restaurados e Deus foi até els. Nós ficamos esperando as pessoas que precisam ser restauradas virem nos procurar. Alguns não virão nunca. Se a pessoa está debilitada; com medo; com orgulho não vem, precisa de ajuda. Se, queremos restaurar alguém precisamos ir onde a pessoa está. Nós temos irmãos que já fazem isso, mas precisamos de mais irmãos.

PARA FINALIZAR:
Na tarefa de restaurar nossos irmãos desanimados podemos ter uma das três atitudes:
1 – PRIMEIRA ATITUDE: Cruzar os braços para ver a banda passar. Não estou nem aí. Que se danem. Ignorá-los. Não é o que o Senhor espera de nós!
2 – SEGUNDA ATITUDE: Contribuir para desanimar mais os desanimados com as criticas, e ainda comentar: Eles sabem o caminho. Não foi o que Deus Pai, o Filho fizeram, Eles foram em busca dos que precisavam ser restaurados.
3 – TERCEIRA ATITUDE: Ser um restaurador – orando, visitando, telefonando, aconselhando. Esta é a atitude que o Senhor espera de nós, você topa o desafio? Então mão a obra!
PASTOR FLÁVIO DA CUNHA GUIMARÃES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...