janeiro 25, 2014

ENCURVADO NUNCA MAIS!

ENCURVADO NUNCA MAIS!
Pastor Fávio da Cunha Guimarães

O nosso texto está em 13:10-17 que diz:

“E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele”.


Imagem extraída do Google

Acessada em: 24/01/2014

O texto relata a história de uma mulher sem nome, simplesmente uma mulher encurvada! Que há dezoito anos possuía um espírito que a fazia doente, doença essa da coluna que a fazia ficar encurvada. A mulher não pediu ao Senhor Jesus para que a curasse, foi iniciativa DELE. Quando o Senhor Jesus quer curar, e Ele sempre quer, nada impede a sua ação, Ele é soberano! Jesus Cristo vendo o coração daquela mulher e vendo a sua fé, tomou a iniciativa de curá-la. Em curando-a, o chefe da Sinagoga era quem organizava a liturgia de culto, ao invés de glorificar ao Senhor Deus, ele ficou exaltado, zangado, indignado e irritado, oque o sentido da língua original é que a ação era continua, contra o bem o Jesus Cristo fez a uma mulher doente e sofredora. Quanta ingratidão desse líder da Sinagoga! Por certo era um fariseu! O que aprendemos com esse episódio?

Aprendemos pelo menos três lições:

1 - O mesmo espírito que agia na mulher encurvado-a, vemos claramente o mesmo espírito demoníaco agindo através do chefe da Sinagoga, que não queria a libertação daquela mulher. As pessoas escravas de Satanás, nem sempre percebem essa escravidão. as pessoas a serviço do Diabo, nem sempre veem que estão fazendo a sua vontade. O chefe da Sinagoga tinha a melhor das intenções, humanamente falando, mas estava a serviço de Satanás que escraviza e não a serviço de Deus que liberta.

2 - É um tremendo engano acharmos que porque estamos dentro de uma igreja, porque somos membros, fazemos parte de uma diretoria ou mesmo porque somo líderes na igreja que estamos imunes da ação de Satanás.

Ele não pode tomar posse do corpo do crente verdadeiro porque o Espírito Santo habita no salvo, mas o Diabo pode oprimir, induzir e tentar a fazer as coisas erradas, ainda que seja com as melhores das intenções.

Dificuldade de entender e interpretar o texto. Como que uma mulher filha de Abraão? Herdeira da nacionalidade e espiritualmente do pai da Fé, (I Pedro 3:6) fica possessa de um espírito de demônio por 18 anos? Ou ela não tinha fé. O que parece não ser o caso, pois Jesus Cristo viu a sua fé e a curou, ou entendemos que o escritor Lucas usa a cultura de seu tempo, em que se cria (do verbo crer) que as enfermidades eram obras dos demônios, daí o registro como está. Nós ficamos com a segunda hipótese.

Há muitos pastores pregando por aí e membros acreditando que a depressão é coisa de demônios, o que não é verdade, pois vários homens de Deus que a Bíblia relata que tiveram depressão. Exemplos: O profeta Elias, Jonas, o rei Davi etc.

ENCURVADO NUNCA MAIS!

Há tantas coisas que tem encurvado a sociedade, as pessoas, até alguns de nós. O que podemos citar que tem encurvado as pessoas em nossos dias? Causas naturais: Idade, enfermidade, cansaço e depressão. Causas não naturais: O pecado que traz o sentimento de culpa e a Autoestima baixa. Causas Metafóricas: Escravos de Satanás e de espíritos malignos.

O que nós aprendemos neste texto?

Aprendemos em...

1 – EM PRIMEIRO LUGAR: Que há pessoas que podem conviver com uma enfermidade há anos. A mulher referida no texto, sofreu por 18 anos. Todavia, quando encontrou o Senhor Jesus ela encontrou a solução para o seu problema que a medicina não podia resolver. Porque ela não tinha encontrado o médico dos médicos. Quando o Senhor quer, Ele coloca o médico diante de nós para tratar de nosso problema, seja qual for. Ou Ele nos coloca diante do médico certo, no lugar certo e no tempo certo. A mulher estava no lugar certo, na hora certa, diante da pessoa certa, Jesus Cristo! Ela não sabia que o Senhor Jesus estaria ali naquele dia, naquele local e naquele momento. Aquela mulher foi curada pela fé, pela persistência em ir ao culto por 18 anos ainda que enferma, (Russell P. Shedd, Bíblia Vida Nova, P. 93). Todo problema deve levar-nos a procurar a casa de Deus, onde O encontraremos e Ele trará a sua libertação para os nosso problemas. Daí podemos dizer: Encurvado nunca mais!

2 - APRENDEMOS EM SEGUNDO LUGAR: Que a doença enfraquece. Debilita o enfermo. Quando, porém, o Senhor Jesus liberta, essa libertação é completa, absoluta e total. Ele fortalece. Ele revigora as forças. Ele renova o ânimo. E como nós precisamos de renovação em todos os sentidos! A mulher foi curada completamente e endireitou a sua postura. O sentido na língua original é que essa ação foi contínua, V.13). Está precisando de ânimo, de fortalecimento, de revigorar as forças, busque ao Senhor, pois Ele pode fazer muito mais do que isso, senão vejamos o que (Isaías 40:28-31) que diz: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. É preciso dizer mais alguma coisa?

3 - APRENDEMOS EM TERCEIRO LUGAR: Que a cura sempre teve, tem e terá propósitos para a vida do enfermo; para a vida daqueles que estão ao seu redor; para a vida de uma sociedade que, infelizmente, precisa ver sinais para crer no poder, no agir de Deus na vida do ser humano.

3 - APRENDEMOS EM QUARTO LUGAR: O Quanto a sociedade, juntamente com os seus líderes religiosos, não se preocupavam com os desvalidos. Ignoravam as necessidades básicas das pessoas! Diferente hoje? De jeito nenhum! Vivemos em uma sociedade que discrimina as pessoas. Ignoram os necessitados. Líderes religiosos e políticos que não querem saber das necessidades básicas das pessoas e se etão passando fome ou não. Há um egoísmo exagerado dominando as mentes doentias de um modo geral. É contra isso que Jesus Cristo lutou e que a igreja precisa lutar como corpo do Senhor vivo e presente neste mundo mal.

Neste texto vemos dois propósitos:

Primeiro Propósito: Mostrar a hipocrisia dos líderes religiosos que eram inimigos de Jesus Cristo, que iam atrás dos animais no sábado, mas censuraram a libertação de uma enferma há dezoito anos. Eles podiam cuidar das enfermidades dos animais, no sábado; mas Jesus não podia cuidar da enfermidade de um ser humano. É o que está acontecendo em nossos dias. Os animais tem mais valor do que os seres humanos. Os valores estão invertidos, é só ler o que está abaixo. A Rede Globo noticiou dia 26/09/08 - 16h58 que “Os pinguins resgatados na Bahia serão levados para a cidade de Rio Grande (RS), onde serão devolvidos ao mar. De acordo com o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), os animais serão transportados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)”.

G 1, Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL775265-5598,00-PINGUINS+RESGATADOS+NA+BAHIA+VAO+DE+AVIAO+PARA+O+RS.html. Acessado em 25/01/2014. A pergunta é simples e bem como a resposta! Se eu ou você dependêssemos de um avião da FAB para nos transportar enfermos de uma cidade para outra, teríamos esse transporte? Claro que não.

2 – Segundo Propósito: O milagre e o #sobrenatural aconteceram para que a mulher juntamente com o povo glorificassem ao Senhor Deus, (V.13 e 17). Nenhuma cura relatada nas páginas da Bíblia é sem propósito. Os milagres sempre acontecem em tempos difíceis, quando a humanidade, o povo de Deus está descambado, incrédulo e distante de Deus, o criador.

Para concluir:

Vamos glorificar ao Senhor pelas maravilhas operadas em nossas vidas, desde a bênção da vida, o perdão dos pecados, a salvação em Jesus Cristo, até os milagres e a curas sobrenaturais de enfermidades incuráveis. Amém!


Bibliografia

1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728

2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978,São Paulo.

3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

4 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.

5 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639.

6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere,
Tem alguma sugestão para nós, envie-nos um e-mail, click aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...