novembro 08, 2018

SEGREDOS PARA A FELICIDADE

FELICIDADE

Todos nós procuramos, buscamos e queremos a felicidade. Para isso compramos pacotes de viagens para turismo. Planejamos e economizamos para comprar o corro novo; férias na praia, roupa e sapato novos; emprego, baladas e etc. Receitas para a felicidade é o que não falta, principalmente no final de ano. Mas será que a felicidade verdadeira, permanente e plena está nas coisas citadas acima? Como explicar a infelicidade daqueles que tem quase tudo de material: Casadas, homens e mulheres aos seus pés, ricas, bem sucedidas do ponto de vista social, universitárias, bonitas e resolvidas, mas amargam uma infelicidade que não se resolve? Será que a felicidade está realmente em ter tudo isso? Ou está diretamente proporcional em que, como e aonde a buscamos? Só assim poderemos entender o porque tantas pessoas que quase nada tem do que foi citado acima, são pobres de "marré-marré" e são felizes. Felicidade irradiante em que todos ao redor delas percebem e causa inveja à muitos que tudo tem, mas não tem a tal da felicidade. No mínimo deveria ser intrigante para os bonitões, conquistadores, poderosos, famosos e ricos e amargam uma infelicidade cruel e torturante.

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&tbm=isch&q=Imagem+de+pessoa+feliz&chips=q:imagem+de+pessoa+feliz,g_1:muito

Acessada em: 08/11/2018

Há pelo menos três tipos de pessoas em busca da felicidade: 1 - Os que são infelizes e sabem que são, mas não buscam a felicidade porque já jogaram a toalha, são os infelizes conformados. 2 - Os infelizes e não sabem que são e por isso não estão buscando a felicidade. 3 - E os infelizes que estão buscando, mas buscando de maneira, em lugares aonde não encontrarão a felicidade e da forma equivocada. Portanto este post é para trazer uma reflexão sobre o tema de um prisma diferente.

TODOS

Todos nós procuramos, buscamos e queremos a felicidade. Há três tipos de pessoas em busca da felicidade: 1º – Os que acham e pensam que sabem como e aonde encontrar a felicidade. Tem até mesmo a receita. Faça isso, faça aquilo e deixa de fazer aquele outro. Será que sabem mesmo? Se todos soubessem como e aonde se encontra a felicidade, por que então, tanta gente vive infeliz, suicidando, os consultórios dos médicos, psiquiatras, psicólogos e de conselheiros matrimoniais vivem lotados? O que nos parece é que não são todos que sabem o que fazer para serem felizes. 2º – Há Outros porém, os que não sabem e até admitem que não sabem, como e aonde encontrar a felicidade, daí procuram a felicidade aonde ela não existe. A felicidade não está em uma zona de baixo meretriz. Em boates de baladas. Nos bailes funks. Em uma mesa de boteco na jogatina e no alcoolismo. Não está só no laser, nas viagens turísticas, nos bens materiais, na relação sexual onde rola a orgia ou mesmo em um relacionamento sexual normal ou até mesmo em estar em uma igreja. Se assim o fosse muitos dos que tem e fazem tudo isso não seriam ainda infelizes. 3º – E há os que pensam que sabem como e aonde encontrarem a felicidade, mas não sabem que não sabem e buscam a felicidade no modismo e no chamar a atenção para si. O que é modismo? É tudo aquilo que está em moda, tendo portanto, o caráter efêmero, passageiro e sem muito valor. Como que uma coisa passageira fará alguém feliz permanentemente? É também o idiotismo de linguagem, que em outras palavras, são as gírias, linguagem de malandros, marginais e manos. O que é contrário, às vezes, às normas gramaticais. Há os que buscam a felicidade no estilo de vida. Nas coisas materiais. Nos vícios. Nos prazeres. E até mesmo em atrapalhar a felicidade dos outros! O pensamento destes é o seguinte: Já que não sou feliz, você não será também, atrapalharei a sua felicidade. Esses tem uma vida bagaçada e infernizam a vida dos outros.

FELICIDADE NATA

Muitos pensam que a felicidade é nata, que ela vem no pacote ao nascermos e até morrermos, que é sem alteração, que a felicidade é constante, que ela nos alcança de maneira natural e mecânica, sem que façamos alguma coisa, como que não dependesse de atitudes, decisões, escolhas e estilo de vida. O que não é verdade e é aqui que muita gente engana-se. Explico o porquê: A felicidade acontece também a partir de nossas escolhas, atitudes, decisões e de nosso estilo de vida que queremos e escolhemos viver. A felicidade tem tudo a ver com elas! Fomos criados por Deus para sermos felizes e para sempre, mas devido as nossas escolhas e escolhas que fazem por nós; decisões, atitudes e estilo de vida, essa felicidade sofre solução de continuidade. Portanto, ela não é nata e constante. A felicidade depende, também, de nossa disposição emocional e espiritual, em lidarmos com as adversidades da vida em que nenhum de nós está livre delas. Mas quando sabemos lidar com elas isso proporciona a felicidade de todos nós.

EU E O OUTRO

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagem+de+pessoa+feliz&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa

Acessado em: 08/11/2018

A nossa felicidade não está somente no outro ser, mas em nós principalmente. Quando há a união em casamento e em sendo os dois felizes, a felicidade um do outro se fundirá e o estado de felicidade será muito maior do que se uma parte só sendo feliz. Ninguém faz alguém feliz quando esse alguém não quer ser feliz, ou quer ser feliz, mas age de maneira contrária a tudo e a todos que poderão proporcionar-lhe a felicidade e de maneira infantil. Nem mesmo Deus é capaz de fazer alguém feliz quem não quer ser feliz ou escolhe viver uma vida que só traz infelicidade. Por exemplo: Quem envolveu-se em um relacionamento com pessoas envolvidas com crimes, pessoas com um histórico de violência, uso de drogas e que não deu prova de mudança de vida, não poderá desfrutar de felicidade plena, a não ser mediante um encontro com o OUTRO, que é Jesus e uma vida de abnegação. O outro aqui nos referimos ao Senhor Jesus. O que é abnegação? Abnegação é o desinteresse, a renúncia, o desprendimento para o devotamento de nossa vida, tempo, sentimento e emoções a favor de alguém. Abnegação é o sacrifício voluntário de uma pessoa em prol ou em proveito de uma outra pessoa, causa ou ideal. Aqui cabe uma questão para reflexão daqueles que se dizem cristãos. Quantos que, se dizem cristãos, e não abnegaram e não renunciaram quase nada na vida, em favor de Jesus Cristo, a quem dizem que é seu Senhor? Que se dizem lutando pela causa e ideal do Senhor, quando na verdade estão lutando pela causa e ideal próprios! A felicidade não está fora de nós, não vem de fora para dentro, mas está dentro de nós e fluem de dentro para fora para os outros. É por isso que muitos vivem frustrados porque esperam que os outros as façam felizes, como os outros nem sempre atendem todas as expectativas, caprichos e vontades, daí vivem infelizes e frustrados. A máxima é: Queiram fazer os outros felizes e serás felizes porque receberá de volta!

POR QUÊ?

Por que procuramos, buscamos e queremos a tal felicidade? Por que a felicidade traz bem estar. Segurança. Sensação de realização. Contentamento ao interior. Deixa a vida mais leve, cheia de esperança, sonhos e otimismo. A felicidade é contagiante. Ninguém sente-se atraído/a por uma pessoa infeliz de carteirinha. Mas uma pessoa que irradia felicidade será cercada de pessoas porque ela atrai e esbanja simpatia.

COMO E AONDE ENCONTRAR A FELICIDADE?

Jó 30:15 – diz que: “Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade”, portanto, era um estado miserável o dele. O livro que tem o seu nome, descreve o estado miserável em que ele encontrava-se, diante das calamidades por ele sofrida e dentro deste estado miserável, Jó afirmou que a sua felicidade fora embora como a nuvem passa.

O estado em que Jó encontrava-se, pobre porque perdera todos os bens materiais e imateriais, perdeu os filhos, perdeu a saúde física e a saúde emocional debilitada. Estado esse que fora provocado por Satanás, por consentimento de Deus Todo Poderoso, pois o Diabo nada faz se não for permitido pelo o Senhor Deus, a aqueles que pertencem ao Senhor Jesus, visto que, aqueles que pertencem a Satanás ele decide por eles. Aqui cabe uma pergunta para uma boa reflexão: Pode ser que Satanás, mediante a permissão de Deus, está provocando o nosso estado miserável e o nosso estado miserável está minando, sugando, retirando e levando embora a nossa felicidade, pense nisso! Portanto, Satanás é igual a infelicidade. Ele não defende e não luta pela nossa felicidade, pelo contrário, ele trabalha pela nossa infelicidade. A propósito, leiamos o que o Senhor Jesus Cristo diz em João 10:10 - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Ladrão aqui tem a conotação, dada pelo o Senhor Jesus, como sendo o Diabo. Mas isso tem solução a partir do momento em que reconhecemos que Jesus Cristo é o único que pode nos livrar de Satanás e salvar. A partir do momento que cremos de todo o coração em Cristo. Que O recebemos como o eterno salvador. E tornamo-nos filhos de Deus Pai. Podemos afirmar que a salvação está também em uma vida com Deus?

A felicidade plena é encontrada quando temos um encontro com o outro. A Bíblia conta uma história, em Luc. 24:13-35, muito interessante que fala desse encontro com o outro. Outro aqui é o Senhor. Seria bom dar uma lida no texto. Os dois discípulos no caminho de Emaús que tiveram um encontro com o Jesus ressuscitado. Diante dos acontecimentos em que eles presenciaram em Jerusalém a prisão, o julgamento, a crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, eles caminhavam conversando sobre os acontecimentos da crucificação e tristes, o que o contexto dá a entender que iam infelizes para as suas casas em Emaús, mas após o encontro com Jesus ressuscitado, tudo mudou e a felicidade reascendeu. Mudou o humor – a tristeza deu lugar a alegria. A infelicidade deu lugar a felicidade. A ida para Emaús deu lugar a volta a Jerusalém. A desesperança deu lugar a esperança. A mente entorpecida foi aberta para ver o Senhor ressuscitado. O cansaço da viagem deu lugar ao ânimo para voltarem a Jerusalém. Aqui cabe mais uma reflexão: Quantos de nós estamos com nossas mentes entorpecidas e por isso não vemos o que nos fazem infelizes, principalmente o tal do gênio difícil, os vícios, as fobias e o orgulho, o que nem sempre conseguimos ver? Quantos que estão cansados de igrejas porque não lhe são pregadas as verdade a respeito da vida, de uma vida com Deus e assim uma vida feliz? E deixamos de ver o que nos fazem felizes, uma vida com o Senhor! Mentes entorpecidas pelo lixo da sociedade e da Televisão, cheios de preconceitos e tendenciosos, por isso rejeitamos as verdades divinas para as nossas vidas, de nossos familiares e que nos fazem felizes? Pense nisso!

FELIZES EM MEIO AS PERSEGUIÇÕES

Imagem extraída do Google

Disponível em: https://www.google.com/search?q=Imagem+de+felizes+com+Deus&newwindow=1&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=jez

Acessada em: 05/01/2019

Os cristãos primitivos viviam cantando e felizes, não obstante as perseguições e maus tratos recebidos dos judeus e depois do império romano. Os problemas, as perseguições e as tribulações não tiraram a felicidade deles. E por que tem tirado a nossa felicidade? O relato de Atos 16:22-32 fala do Apóstolo Paulo e Silas felizes após serem detidos, roupas rasgadas e deixaram eles quase nus, chicoteados, presos, amarrados em troco e ainda cantavam e oravam à meia noite, de maneira que os outros presos os escutavam. O encontro dos cristãos, com o Senhor Jesus, proporcionava a felicidade irradiante e plena, em que cantavam no coliseu, em Roma, antes de morrerem lutando com os gladiadores profissionais e com os leões famintos. O que nós passamos de provações não se pode comparar com que os crentes primitivos passaram em sofrimento. Se eles foram felizes em meio aos sofrimentos, nós também podemos ser.

FELICIDADE ESPERANÇOSA

A felicidade era real, porque havia esperança de dias melhores entre os cristãos primitivos. Nós temos esperança de dias melhores nesta vida e na vindoura? O que estamos fazendo para que sejam dias melhores realmente? Havia esperança de irem para o Céu através de Jesus Cristo. Temos nós a mesma esperança? Aqueles que tiveram uma experiência verdadeiro e profunda com o Senhor Jesus, com certeza tem essa esperança.

FELICIDADE EM MEIO AOS PROBLEMAS

É possível ser feliz em meio aos problemas, pois isso aconteceu, não só com os cristãos primitivos, mas também com o Senhor Jesus. Mesmo sabendo que seria preso, julgado, condenado, crucificado e morto em uma cruz injustamente, ao celebrar a ceia Ele cantou com os discípulos, Mat. 26:30. A felicidade vem também depois dos problemas e traumas. Quando temos esse encontro com o outro, que é o Senhor Jesus, um encontro real, marcante, profundo e verdadeiro, não importa os problemas que vêm posterior, estamos vacinados para enfrentarmos o problemas com o Senhor Jesus e sermos felizes. É no encontro com o outro que teremos o encontro conosco mesmo. Quem não tiver esse encontro consigo mesmo, não está qualificado para ser feliz. O encontro conosco mesmo é a primeira descoberta para começarmos a ser felizes. E o encontro conosco mesmos faz com que saibamos quem realmente somos. Somos criaturas. Débeis. Fragilizados. Carentes. Dependentes. Muitos estão destruídos emocional e espiritualmente, precisando ser sarados e reconstruídas as suas vidas em novas bases, conceitos e verdades, além de promover o nascimento da esperança que viverá dias melhores. Convide o senhor Jesus para ajudar você a reconstruir a sua vida em todos os sentidos e desfrute de uma felicidade real e plena NELE.

Jó era um eterno esperançoso, o que é confirmado em Jó 19:25-26. A sua felicidade foi prejudicada com as peripécias que lhe aconteceram, mas ela veio de maneira plena quando foi restaurado plenamente, Jó 42:1-2,5,10,12. Quando ele conheceu verdadeiramente o Senhor Deus, Jó 42:5, ele descobriu a verdadeira felicidade, pois o que ele tinha antes era apenas a sombra da felicidade. Quando orou pelos seus amigos Jó 42:10, a sua mente abriu para ver a restauração de tudo, inclusive a sua felicidade. O Senhor Jesus quer restaurar a sua vida, a sua saúde, a sua família e a sua felicidade. Creia que a infelicidade poderá tornar-se em grande felicidade. você foi criado/a para ser feliz! Mas a maior felicidade não é para essa vida, é para a futura. Não adianta ser feliz aqui e essa felicidade terminar aqui quando partirmos desta vida. Pois a felicidade das felicidades e é eterna, está na vida pós morte para os que partem com Cristo, visto que os que partem sem Cristo viverão infelizes eternamente. Pense nisso!

Conclusão

Que em 2019 saibamos fazer as nossas escolhas acertadas, tais como: 1 - Que escolhemos estar do lado de Deus, servindo-O, de coração e em amor; 2 - Que tenhamos a sabedoria para escolher a nossa família, como as pessoas mais achegadas, amigas e importantes, para a nossa convivência, relacionamento, compartilhamentos de ideais, objetivos e em cumplicidade; 3 - Que tenhamos discernimento, em escolhermos, como lugar preferido para frequentarmos, a Igreja do Senhor onde adoraremos de coração e de alma abertos, sem nenhum constrangimento; 4 - Que escolhemos honrar a quem honra: O trabalho honesto e honrado, a Igreja, a família e ao Senhor Jesus; e, 5 - Que jamais nos esqueçamos que a felicidade está em um conjunto de coisas que fazemos, deixamos de fazer, escolhemos e deixamos de escolher e no estilo de vida que queremos viver. Amém!

Autor: Flávio da Cunha Guimarães

Contatos com o autor para enviar-lhe sugestões ou críticas, faça-o por e-mail que aí está

BIBLIOGRAFIA


1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...