Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

janeiro 24, 2014

PORQUE O REI DAVI ERA O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?

       PORQUE O REI DAVI ERA O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?

       O nossos textos são: (I Sam. 26:2-16 e At. 13:22).

        Não leremos os textos, pois são longos.
        Davi foi a única pessoa na Bíblia a ser chamada de “o homem segundo o coração de Deus”.
        Ser segundo o coração de Deus, é ser conforme, como se quer, do agrado, nos moldes desejados.
        Aqui cabe algumas perguntas para reflexão: Estamos nós vivendo em conformidade com a vontade do Senhor? Como Deus o quer? Uma vida que agrada ao Senhor? Como #Javé deseja que vivamos?
        O texto bíblico de (I Sam. 26:2-16) faz-nos entender o porquê Davi foi denominado “o homem segundo o coração do Sr”.
        Há algumas razões, apresentadas pelo texto, o porquê Davi é denominado...

        1 – A PRIMEIRA RAZÃO: DAVI ERA UM HOMEM QUE VIVIA NA #DEPENDÊNCIA DE DEUS.
        Depender é estar sujeito a alguém. A sujeição poderá se dar de maneira forçada, como exemplo: A esposa que não tem um emprego; não tem renda, que depende do dinheiro do marido, mas que deseja ser livre desta dependência total que, as vezes, lhe faz mal.
        Outra maneira de ser sujeita, é voluntariamente, o faz por amor. Exemplo: A esposa é sujeita porque o esposo a ama de verdade.
        Ser dependente ou independente de Deus é uma escolha de cada um de nós.
        Davi escolheu ser dependente de Deus voluntariamente, ele deliberou em seu coração não tirar a vida de seu oponente, seu inimigo, ainda que teve várias oportunidades, pois Saul queria matá-lo, tirar a vida dele.
        O texto de (I Sam. 26:9-10) é claríssimo: “E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR, e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o Sr que o Sr o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá”.
        Davi teve Saul em suas mão para mata-lo, mas não o fez. Por isso que é chamado “o homem segundo o coração de Deus”.

        O Sr tem poder para nos sujeitar a sua vontade, todavia, Ele não o faz porque, Ele quer que sejamos sujeitos a Ele por amor; por amor a tudo o que Ele fez por nós. Ele deu o seu filho para morrer em nosso lugar.
        Ele não sujeita porque nos deu o direito de livre arbítrio, o direito de escolha. Todavia, Ele quer que façamos as nossas escolhas acertadas; e a escolha acertada, é escolher ser sujeito ao Senhor. Pense nisso!

        2 – A SEGUNDA RAZÃO O PORQUE É CHAMADO O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS É PORQUE ELE #CONFIAVA TOTALMENTE EM DEUS.
        Davi acreditava nas providências do Senhor. O mesmo Deus que o havia ungido rei, providenciaria a sua posse no tempo certo, da maneira certa; sem violência, sem guerra e sem morte.
        Quando Deus promete; quando Deus age ninguém poderá impedir. Ele cumpre o que prometeu.
        O (Sal. 144:10) descreve essa confiança: “A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna”. Bem como o (Sal. 56:3) “Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti”.
        O Senhor quer que depositemos NELE toda a nossa confiança, em todos os momentos. Vamos fazer assim!

        3 – A TERCEIRA RAZÃO O PORQUE É CHAMADO O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS É PORQUE ELE ERA DETERMINADO EM #OBEDECER A DEUS.
        Mesmo sendo influenciado pelos seus soldados, sugerindo que ele matasse a Saul, ele não o fez.
        Ele não se deixou ser influenciado pelo meio que vivia, pelo ódio, pelas mágoas, pelos ressentimentos, pelo revanchismo, vingança e pelo perigo que corria a sua vida.
        Era-lhe mais fácil exterminar com o inimigo e viver em paz. Mas ele não se deixou ser influenciado por opiniões perversas. A sua determinação foi mais forte em obedecer ao Sr foi mais forte do que sentimentos ou opiniões.
        É o que lemos em (I Sam. 26:7-9) “Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava fincada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo deitavam-se ao redor dele. Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR, e ficou inocente?
        O Sr está procurando, em nossos dias, homens que tenham essa determinação, de ser submisso a Jeová, de fazer a vontade de Deus, sem se deixar contaminar pelo o meio em que vive. Quantos hoje contaminados pelo meio em que vivem? É triste, mas é real!

        Para terminar:
        Se queremos ser homens e mulheres de Deus, precisamos desenvolver em nós, as mesmas qualidades, as mesmas virtudes que o rei Davi tinha, apesar de suas falhas de caráter.
        Vamos assumir este propósito, para o ano de 2014 para as nossas vidas.
        Extraído de: http://silviojose.blogspot.com.br/2011/12/porque-era-davi-o-homem-segundo-o.html e adaptado pelo Pr Flávio da Cunha Guimarães.

Bibliografia:
1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
4 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
5 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FALE CONOSCO

Nome:


Email:


Assunto:


Mensagem:


PAZ VERDADEIRA SÓ EM JESUS! Jo. 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..."