setembro 04, 2019

MÃE DE BOM ENTENDIMENTO

A MÃE DE BOM ENTENDIMENTO
COPYRIGHT Um texto que fala das qualidades de mãe, usando como exemplo a personagem bíblica, Abigail, mulher sábia, perceptível e prudente para evitar o mal a sua família.

Todas as mãe devem ter bom entendimento. É uma qualidade indispensável, não só para as mães, mas para todos os seres humanos. E o que é bom entendimento? Bom entendimento é definido pelo dicionário Aurélio on-line da seguinte maneira: “Faculdade de compreender, de pensar ou de conhecer. Juízo, opinião. Combinação, acordo, ajuste”.

Abigail era uma mulher e mãe que reunia essa qualidade, além da qualidade de apaziguar e conciliar partes conflitantes, que fora o caso de seu esposo, Nabal e o Rei Davi. A história completa pode ser lida na Bíblia em I Samuel capitulo 25. Para destacar as qualidades dessa mãe, citaremos o versículo 3 que diz: "E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe".

O significado do nome Abigail é “Meu pai é alegre”. Mas o que nos parece é que ela não vivia uma vida de alegria, pois a descrição de seu marido é a pior possível. O marido, Nabal, tinha o coração “duro e maligno nas obras”. Isso indica que ele era orgulhoso, insensível, ignorante, grosseiro e praticante do mal. Mesmo tendo um marido desse quilate, cremos que a esposa, Abigail, recebeu o alcunha de “mulher de bom entendimento”, porque procurava viver em entendimento com o marido e com a vizinhança em geral. E todas as mães, para serem boas mães elas têm que ter o bom entendimento e procurarem viver alegres, na medida do possível para o bem dos filhos, o que não isenta ao pai de tal qualidade. E no caso de Abigail, para ser coerente com o nome que recebera, ela alegraria, não só o pai, mas a muitas outros pessoas ao seu redor. Todavia, a maior de todas as coerências que uma mãe possa viver, é ser coerente em seu viver com Deus. Vivendo uma vida de fé, amor, paz e de temor ao Senhor. Essa alegria, ela pode ser real ainda que as razões sejam de tristeza quando vivemos pela fé em Jesus Cristo. Abigail com certeza vivia essa alegria por dois motivos: 1 – Porque era temente a Deus; 2 – Porque procurava viver em paz com todos os homens.

AS VANTAGENS DE VIVER ALEGRE

Porque a alegria contribuem para uma boa saúde. Para se ter uma vida longa. Isaías. 17:10, fala da necessidade da alegria ao dizer: "E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido". Nenhuma pessoa que vive debaixo de maus tratos, triste e infeliz, viverá uma vida longa. Tristeza continua também mata. As mães que vivem tristes, descontentes e amarguradas, elas adoecem mais do que as que vivem felizes. Tem vida mais curta, vivem menos anos, senão vejamos o que diz Prov. 17:22: "O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos". Infelizmente, tem muitos filhos e netos matando suas mães e avós, não com uma arma de fogo ou branca, mas com o viver nas drogas e irresponsáveis. Quantas mães tristes, amarguradas e descontentes porque os filhos as desprezam, desrespeitam e maltratam-nas? Mães que estão morrendo aos poucos e lentamente, numa profunda tristeza por causa de filhos ou netos sem juízo e sem sentimentos! Que conselho daremos a uma mãe que esteja passando por isso? Chame este/a filho/a, este/a neto/a na responsabilidade! Leia a cartilha para ele/a! coloque limites e põe ordem na casa. Não importa a idade desse filho/a ou desse neto/a, mãe e vó não deixam de ser autoridade, não perde o trono e a majestade! Você é autoridade sobre ele/a. Eles lhe devem honra, respeito e bons tratos para a sua felicidade, boa saúde sua como mãe e vó e para a deles também. O Senhor criou você, mãe, não para sofrer, ser infeliz, triste e doente por causa de pirralho. Deus criou você, mãe, para ser alegre, feliz, sadia e com vida longa. Não se contente com migalhas que filhos e netos dão! Não baixe a cabeça para filhos e netos que estão errados. O Senhor é contigo, creia nisso!

MÃE DE BOM ENTENDIMENTO, V.3

A mãe de bom entendimento tem boa percepção. Vê e prevê o mal à vista e antecipa para evita-lo. Abigail era uma mãe de percepção e sábia, sabia discernir o bem e o mal. Quantas mães sem entendimento, sem percepção, sem discernimento e sem sabedoria em nossos dias em um mundo sem Deus! Não são capazes de perceberem o mal enraizado e desenvolvendo na vida dos filhos e netos! Às vezes, fazem todas as vontades dos filhos e netos, não sabendo dizer não, quando os filhos e netos terão que aprender, dentro de casa, a receberem não, porque a vida dirão muitos nãos para eles e as mães cometem esse mal com a melhor das intenções, pensando que estão fazendo o bem e o melhor, quando na verdade não estão. Exemplo: Superproteger e encobrir os erros, a violência, os roubos dos filhos e os pecados deles, achando que isso é o melhor e não corrigem os filhos! Mães manipuladas, chantageadas pelos filhos e netos. Os filhos deitam e rolam, explorando de modo que as mães nem veem, e se veem, fazem vistas grossas! Abrem os olhos, mães! Não se deixam ser enganadas e dominadas pelos filhos! Tem filhos, pirralhos que comandam as mães. Quando as mães quem deveria dar a voz de comando. Os papeis estão invertidos. O mandamento do Senhor é para que os filhos honrarem os pais. É o que encontramos em Efes. 6:1-3: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". Filhos, querem viver uma vida longa, obedeçam e honrem suas mães! Não apresse sua morte para que seja prematura agindo com rebeldia sem causa para com a sua mãe!

MÃE DE BOM ENTENDIMENTO PREVÊ O MAL, I SAM. 25:18-19.

Davi estava no deserto com o seu exército, mandou pedir comida para Nabal, esposo de Abigail, o que ele negou a Davi. Davi revoltado porque defendia, cuidava do rebanho de Nabal, dos pastores de Nabal e protegia-os. Ao ser negado o provento ao rei Davi, o rei pôs em seu coração vingar e exterminar toda a família de Nabal. Imaginemos dois coléricos, enraivecidos e cheios de ódio encontrando-se! Seria desastroso com certeza! É neste momento que entra a mãe entendida, que percebeu o mal que estava para acontecer e entra em ação. Pegou os seus jovens, pães, vinho, ovelhas, trigo, passas, figos e vai ao encontro do rei Davi para fazer as pazes. Quanta sensibilidade e sabedoria dessa mãe de bom entendimento! A mãe entendida, não mede esforços em humilhar-se para promover a paz e a harmonia entre as partes, 25:23, dever esse que era de seu esposo. Ele quem deveria fazer isso. Ela foi ao encontro do rei, desceu do jumento, prostrou-se sobre o seu rosto, inclinou-se até a terra diante de Davi e lançou-se a seus pés. Ato de quebrantamento dela e do coração do rei. Com essa atitude, ela conseguiu apaziguar o coração do rei Davi. Evitou o mau para a sua família. Quantas mães que precisam lançar-se aos pés, não dos homens, mas do Senhor! Para ter entendimento e assim evitar uma série de males para a sua família! Abigail era a mãe de bom entendimento e andava nos caminhos de retidão, e nos caminhos do Senhor. E todas as mães devem andar é o que afirma Prov. 15:21: "A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente". Andar retamente, é andar em conformidade com os ensinamentos do Senhor Deus.

CONCLUINDO:

Você, mãe, tem bom entendimento? Tem evitado algum mal para a sua família? Tem andando na presença de Deus com sinceridade? Queremos convidar você a assumir esse propósito, em seu coração, de ser uma mãe entendida como Abigail, podemos dizer amém ou assim seja!

Autor: Pr Flávio da Cunha Guimarães


Conteúdo semelhante e que será interessar consultar, Click aqui

Bibliografia:

1 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.

2 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

5 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.

6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importantes para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...