setembro 29, 2016

ENTRADA TRIUNFAL!

ENTRADA TRIUNFAL!
Pastor Flávio da Cunha Guimarães

O texto para a nossa análise é (Mat. 21:5-11).

Como considerar uma entrada triunfal, se Jesus Cristo entrou para ser preso, subjugado, humilhado, condenado, crucificado e morto em uma cruz; morte essa, a mais humilhante que poderia existir, sendo considerado, pelos judeus como um derrotado? Como considerar Jesus Cristo Rei, se os judeus não o consideram como o seu Rei?

Jesus Cristo entrou, na cidade de Jerusalém, aclamado como rei vitorioso que voltava de uma guerra bem sucedido, pela populacho, sendo que Ele ainda não havia vencido a guerra; pelo contrário, a guerra já existia, ainda que invisível, mas não havia chegado ao auge, o que se deu nos dias seguintes, culminando com a aparente derrota de Jesus, sendo crucificado numa cruz. Nenhuma autoridade judaica ou romana, reconhecia Jesus Cristo como rei; pelo contrário, o tinha como apenas um inimigo revolucionário e incitador do populacho, contra as autoridades romanas constituídas, o que Ele ameaçava o status quo deles. As autoridades tinham medo e receio de atentarem contra Jesus e receberem o revés do povo, que admirava mais a Jesus do que as autoridades constituídas. Daí veio os planos bem elaborados e calculados para matarem o Cristo sem o confronto direto com a população. Por que essa entrada foi tão destacada pelos escritores dos Evangelhos em detrimentos as demais entradas? Jesus Cristo entrou em Jerusalém outras vezes pela mesma festa da Páscoa e outras festas. A entrada se deu em um domingo, antes da Páscoa e da ressurreição de Jesus Cristo, o que os editores das Bíblias dão o título de “Entrada Triunfal”, os Católicos chamam-na de "Domingo de Ramos" e os Evangélicos de “Paixão de Cristo” e é o modo que preferimos chama-la. Ela merece destaque e preeminência, em relação as demais entradas, de Jesus em Jerusalém, porque nela o Senhor Jesus celebrou a última páscoa, a primeira ceia com os discípulos, foi preso por ocasião da festa, julgado, condenado sem justa causa, crucificado, morto, enterrado, mas a morte não pôde contê-lo na sepultura e Ele ressuscitou. Tudo isso podemos ler em Mateus de 21 a 28. Portanto, a entrada de Jesus Cristo pode ser chamada de triunfal porque Ele entrou para triunfar. Triunfar sobre as autoridades, triunfar sobre todo o mal arquitetado contra Ele e triunfou sobre a morte.

Ler os textos sem a devida atenção, sem uma análise detalhada, parece que não há muito o que extrair, o que dizer a nós. Todavia, este texto tem muito o que nos ensinar. E você talvez possa perguntar: Como afirmar que a Entrada de Jesus foi Triunfal se Ele entrou para viver os seus últimos dias entre os homens? Morreria, como de fato morreu, na sexta-feira seguinte? Entrou para morrer crucificado pelos homens, como criminoso, e de maneira humilhante, como ser triunfal? É o que os críticos dizem, que não podemos chamar esse dia de Entrada Triunfal! De nosso ponto de vista, mesmo assim foi uma entrada triunfal sim! Ainda que morreu como um fracassado, mas não era fracassado, visto que Ele se deu a morrer por nós e pelos nossos pecados, dentro da presciência de Deus-Pai. Foi Triunfal, sim, por morrer não sendo Ele bandido, mas entre bandidos! Triunfal, sim, por não ter Ele defeito de caráter e cometido crime! Por não dever, ainda que acusado como tal, sem dever cousa alguma! Triunfal, sim, por ser Ele ostentoso, magnífico, esplêndido, V.9, que irradiava a todos, que o seguiam, a alegria e a paz! Triunfal, sim, por ser vitorioso, vencedor e prevalecer sobre a morte ao ressuscitar! Triunfal, sim, por vencer qualquer resistência humana e satânica! Triunfal, sim, em sua sabedoria, ao enfrentar os adversários com maestria! Triunfal, sim, ao vencer e dominar sobre todas as hostes do mal! Humilhado ao ser crucificado, mas exaltado e glorificado ao ressuscitar! Para maiores esclarecimentos leia (Fil. 2:5-11).

POR QUE A ENTRADA É TRIUNFAL?

1 - EM PRIMEIRO LUGAR: PORQUE JESUS CRISTO ENTROU EM JERUSALÉM COMO O REI MESSIAS: "EIS QUE O TEU REI AÍ TE VEM, MANSO, E ASSENTADO SOBRE UMA JUMENTA", V.5.

Ainda que os judeus não o reconheceram e não o reconhecem até hoje, a Jesus Cristo como Rei deles, recusaram-no e rejeitaram recebe-lo como o Rei Messias, o Ungido do Senhor, (מֶׇשִׁיׇהַ – MÃSHAH, Harris, 2008, p. 884-885), ainda que os magos do oriente o reconhecia como rei dos judeus, (Mateus 2:2) e a crença popular cria que Jesus era o rei dos judeus, (João 18:33-37). Fora rejeitado conforme está escrito no Evangelho de Jesus Cristo em que João escrevera, (1:11), rejeição clara como vemos: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”, nem por isso Jesus Cristo deixou de ser Rei, de reinar sobre os judeus, sobre a humanidade; até mesmo sobre o universo, o que nos diz o Próprio Senhor Jesus Cristo em (Mateus. 28:18) “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. A palavra Messias no hebraico, é sinônima da palavra Rei, que significa ungido do Senhor, se referindo ao rei, como aconteceu com os reis de Israel, Saul, Davi, Salomão e etc, que eram ungidos por Deus e para a obra do Senhor Jeová. A unção que vinha do Próprio Jeová era o destaque para “o relacionamento especial entre Deus e o ungido”. O Messias significa o Vice-Rei, ou o Agente de Deus na terra, conforme o (Salmo. 2:2) que diz: “Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas”. Querendo ou não, aceitando ou não, Jesus Cristo é o Rei dos judeus e nosso também, pois os magos vieram do Oriente procurando Jesus Cristo que tinha nascido como Rei dos Deus, é o que nos diz (Mateus. 2:2) “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”. Rei dos judeus e nosso rei também! Ele está reinando sobre cada ser humano, sem no entanto, interferir em nossas escolhas, em nossas decisões, a não ser que peçamos a sua ajuda, ou que Ele tem uma razão muito especifica para tal ação, como aconteceu com Saulo, que depois passou a chamar-se Paulo, (Atos 13:12).

Como nós estamos encarando o reinado do Senhor Jesus Cristo sobre as nossas vidas, querendo ou não? Se já determinamos que Ele reine em nossas vidas: Está Ele reinando verdadeiramente sobre as nossas vidas sem restrições de nossa parte? Ou estamos brincando, fazendo de conta que o Senhor Jesus Cristo reina sobre as nossas vidas? Só existem dois reis neste mundo: O Rei Jesus, e o rei Lúcifer, que é satanás, (Mat. 6:24), em que a palavra mamom significa bens e riquezas materiais, mas personifica também o mal. E o ser humano está debaixo de um destes dois reinados; ou de Jesus Cristo, ou do mal que é satanás. A escolha será sempre nossa de quem queremos ser súdito, de quem queremos que reine sobre nós! Eu já fiz a minha escolha. Escolhi o Senhor Jesus Cristo como o meu Rei. E você escolheu quem? Sinto muito em lhe dizer, mas se ainda não escolheu o Senhor Jesus Cristo para reinar em sua vida e sobre você, ainda está debaixo do reinado de satanás, ainda que você pensa que não. Não se engane que você poderá ser neutro, não fazendo nenhuma escolha. Pelo fato de não escolher Jesus Cristo, já está fazendo uma escolha por Satanás e está debaixo do reinado dele. O Senhor Jesus Cristo e eu, queremos que você faça a sua escolha agora; escolhe o Senhor Jesus Cristo como o seu Rei e seu salvador.

2 – EM SEGUNDO LUGAR: QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O REINADO DE JESUS CRISTO E O REINADO DE UM HOMEM DEBAIXO DO REINADO DE SATANÁS?

A Primeira Diferença que vemos: O rei que reina debaixo do reinado de Satanás voltava, ainda que vitorioso de uma guerra, voltava orgulhoso, violento, agressivo, enfurecido, indomado, tempestuoso, selvagem, bravo e nervoso. Entrava na cidade aclamado, ovacionado como vitorioso, cheio de vaidade e pomposo, sentimentos e atitudes características de quem estava a serviço de Satanás. A Segunda Diferença: O rei decidia sobre a vida dos súditos, se viveriam ou morreriam, principalmente quando julgava os crimes e sendo contra o rei morria. Quando guerreava, além da matança em massa na batalha, traziam o cordão de escravos amarrados e subjugados, sujeitos a morte. Já a entrada do Rei Jesus em Jerusalém, o Rei Messias, o Consagrado a Deus, entrou de maneira triunfal, não para tirar a vida de alguém, mas para dar vida e vida em abundância, (João 10:10). Decisão essa de resgatar com o seu sangue derramado na cruz todos os pecadores perdidos, arrependidos de seus pecados, os que creem, que recebem a Jesus Cristo como o seu único e eterno salvador, (I Cor. 10:16; Heb. 9:14; I João 1:7; I Cor. 11:25; I Pedro 1:2,19 e Apocalipse. 1:5). Jesus Cristo já entrou em sua vida de maneira triunfal, resgatando você da condenação eterna? Ele quer fazer isso agora. Reconheça que é pecador; arrepende-se de seus pecados; creia em Jesus Cristo como o único que pode salvar; e receba-o como o seu salvador, (Atos, 4:12).

A Terceira Diferença: Satanás é o adversário e o oponente número um de Deus e de seu povo. Em hebraico a palavra é (שׇׂטׇן – SÃTÃN, HARRIS, 2008, P. 1474-1475), descreve exatamente isso. Ele é o principal adversário do homem e a antiga serpente, (Ap. 12:9. Um anjo poderoso (Jó 1:6 e Jud. 9). O principal pecado de Satanás é o orgulho, (I Tim. 3:6), mas antes de sua queda era um ungido para servir ao Senhor Deus. Diz Harris, (2008), p. 1475 que “O NT identifica Satanás com o poder tentador por trás da queda de Adão (Gen. 3:15 em Rm 16:20). [...] continuou a exercer poder sobre a terra e a ter acesso ao céu na condição de hassãtãn, ‘o acusador’ (Jó 1:9; 2:4; Zc 3:1; ARA, ‘Satanás’) ou simplesmente ‘espírito’ (I Rs 22:19-22)”. Ele conforme (Ef. 2:2) é o príncipe da potestade do ar que tenta destruir o ser humano como criatura principal do Senhor, que desta forma Ele atinge indiretamente a Jeová. Harris, citação acima diz que: “Isaías previu uma época quando Iavé castigaria as hostes satânicas bem como os reis maus da terra, confiando-os à prisão (Is 24:21-22; cf. Ap. 20:1 acerca do aprisionamento milenar de Satanás). Então ‘serão castigados depois de muitos dias’ (Is 24:22), palavras que apontam para o juízo final e para o tormento eterno de Satanás no lago de fogo (Ap. 20:10)”. Satanás oferece todos os prazeres que depois de um tempo se torna em desprazer, por causa da escravidão, do preço alto que Ele cobra por aquilo que oferece e dá. Depressão, escravidão dos vícios, sexo e prostituição, vazio interior, infelicidade, peso de consciência, culpa, dúvidas, falta de esperança, incerteza, homicídio, boemia e destruindo as famílias, a dignidade, a honra, o respeitos, a saúde e tantos outras coisas.

Concluindo este tópico:

Quais as diferenças entre o reinado de Jesus Cristo e o reinado de Satanás sobre o ser humano? Satanás oferece todos os prazeres que descrevemos acima em que depois de um tempo se torna em desprazer, por causa da escravidão, do preço alto que ele cobra por aquilo que oferece e dá. Por outro, lado quando o Senhor Jesus Cristo reina em nós, nós sentimos paz interior, felicidade, segurança, liberdade de espírito, esperança; aquele sentimento que não estamos abandonados, só; pelo contrário, sentimos aquela convicção que alguém muito poderoso está nos ajudando, nos guiando, nos protegendo. É aquela sensação gostosa, de tranquilidade ainda que ao nosso redor esteja tudo em trevas, parecendo, que não tem saída, mas para os que confiam tem saída porque o Senhor Jeová é poderoso, é o Deus dos impossíveis. Ele liberta os cativos, os escravos dos pecados dos vícios. Ele faz brotar água da rocha. Ela abre o mar para que o seu povo passe em terra firme. Ele fecha a boca dos leões famintos para que não destrua os seus. Ele cura os enfermos. Ele ressuscita os mortos. Ter o Senhor Jesus Cristo como rei, é ter liberdade, é ser livre. Para isso Ele entrou em Jerusalém como Rei, está reinando sobre o universo, e quer reinar em cada vida. Convide o Senhor Jesus Cristo para ser o seu Rei, para reinar em sua vida agora.

POR QUE A ENTRADA DO REI JESUS FOI TRIUNFAL?

,p> "Hosana" significava: "Salva, por favor". "Salva agora". Era a demonstração crescente do entusiasmo da multidão em honrar o seu Rei Jesus. Gritava repetidamente por muitas vezes, bem vindo o filho de Davi. Hosana nas alturas, era o louvor a Deus Pai reconhecendo que a salvação havia chegado. Posteriormente passou a significar júbilo religioso. A multidão entrou jubilosa cantando: Salva-nos, por favor, salva agora. Era um pedido ao rei quando voltava de uma guerra como vencedor, em que entrava na cidade aclamado, ovacionado como vitorioso. Jesus Cristo entrava em Jerusalém aclamado, ovacionado como vencedor de Satanás; para libertar os cativos, os escravos do pecado e de Satanás, ainda que a multidão não pensasse assim! Dias depois de ovacionado pelas multidões, as mesmas gritavam aos berros: "Crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o!", (Mar. 15:13). Como as pessoas mudam de pensamento, de opinião, de humor, de lado e a maneira de pensarem repentinamente, dentro de poucos dias! Não sabia a multidão, que ao pedir a crucificação de Jesus Cristo, ainda que era uma situação traumática, mas era a única solução para a vida espiritual daquela multidão, para libertar a todos os que creem da condenação eterna. Para libertar da morte, pois aos que são salvos está garantida a ressurreição em Cristo Jesus. Já os que morrem sem a libertação estão condenados eternamente. Você já disse Hosana para o Senhor Jesus Cristo? Já pediu para Ele lhe salvar por favor? Para lhe salvar agora? Tem que ser agora, porque ninguém pode lhe garantir que amanhã você terá a oportunidade, pois poderá ser que já morremos antes de outra oportunidade. Portanto, peça ao Senhor Jesus Cristo agora que lhe salve.

POR QUE A ENTRADA DO REI JESUS FOI TRIUNFAL?

4 - EM QUARTO LUGAR: PORQUE A CIDADE DE JERUSALÉM FICOU ALVOROÇADA, V. 10 - PORQUE "ENTRANDO ELE EM JERUSALÉM, TODA A CIDADE SE ALVOROÇOU, DIZENDO: QUEM É ESTE?"

A presença do Senhor Jesus Cristo inquietou a cidade; inquietou as autoridades, os inimigos e inquietou até mesmo a Lúcifer. Trouxe grande agitação; Sacudiu a cidade como acontece em um terremoto; As pessoas ficaram comovidas; Houve cantoria na cidade de Jerusalém. Não é diferente quando o Senhor Jesus Cristo entra de maneira triunfal em nossas vidas. Há uma inquietação dentro de nós de maneira que não concordamos com uma vida pecaminosa e depravada. Queremos falar para todos sobre a transformação que o Senhor fez em nossas vidas. Em nosso caráter e em nossos conceitos. A nossa maneira de pensar muda de maneira radical. Somos tomados de uma alegria muito grande, daí expressamos a nossa alegria cantando, louvando, glorificando ao Senhor. É por isso que a sociedade, em geral, nos taxa de fanáticos; de bitolados porque ela não entende, não sabe o quanto é maravilhoso essa entrada triunfal de Jesus Cristo em nossas vidas. O quanto transforma a vida da pessoa! Só entende isso se a pessoa passar pela mesma experiência como nós passamos. E você pode passar pela mesma transformação hoje mesmo! É só clamar ao Senhor e Rei Jesus!

CONCLUINDO:

Jesus Cristo quer entrar de maneira triunfal em sua vida. Você quer que Ele entre em sua vida? Você já o convidou a entrar de maneira triunfal em sua vida? Se você convidar o Senhor Jesus Cristo para entrar em sua vida, verá o quanto Ele é poderoso para transformar situações de tristeza, em alegria. Infelicidade, em vida plena de felicidade. Vida vazia, em vida cheia de sonhos e realizações. Enxuga as lágrimas das tristezas colocando nos olhos o brilho de esperança em restaurar vidas, relacionamentos, casamentos e saúde. Deixe Jesus Cristo restaurar a sua vida enquanto há tempo! A entrada triunfal do Rei Jesus, espetacular tanto quanto a entrada em Jerusalém se dá também em nossas vidas, nos enchendo de esperança, de paz, de vida abundante transformando-nos de maneira que não sejamos as mesmas pessoas. "E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados," (Apocalipse 1:5) e "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis." (Apocalipse 17:14)

Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p.

3 - OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: < http://www.baixaki.com.br/download/a-biblia-sagrada-versao-digital.htm>. Acesso em: 15 dez. 2014.

4 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

5 - SCHOLZ, Vilson e Roberto G. Bratcher. Novo Testamento Interlinear Grego – Português. 1ª Edição. Barueri, SBB, 2008, 979 p.

setembro 22, 2016

O AMOR DE MÃE É COMPARÁVEL AO AMOR DE DEUS.

O AMOR DE MÃE É COMPARÁVEL AO AMOR DE DEUS

A mãe com seu amor incondicional e tão grande, é tão importante na vida dos filhos que o Próprio Deus faz recomendações, aos filhos, a estarem atentos aos ensinamentos das mães, o que encontra-se em (Prov. 1:8) que diz: "Filho meu [...] não deixes o ensinamento de tua mãe”. Ensinamentos estes que vão desde evitar atitudes que trarão dor, sofrimento, tristeza e infelicidade que são os ensinamentos negativos que os filhos aprendem na formação e que terão de evitar, aos conselhos para às decisões certas na vida, a disciplina e correção que farão deles pessoas de bem e para a prática do bem, realizadas em todos os sentidos e felizes em toda a vida, até o exemplo como viver de maneira correta diante de uma sociedade corrompida, deteriorada que corrompe os bons costumes que as mães passam para os filhos, com o amor altruísta que tem com o fim único de ver os filhos bem sucedidos, realizados e felizes. O prazer maior de uma mãe é ver os filhos realizados em suas vidas estudantil, amorosa, profissional e espiritual, para as mães cristãs. Ter uma mãe que ama, que ensina e que se doa, em prol dos filhos, é ter uma mãe dada por Deus. Essa mãe é dádiva de Deus. Aliás, o amor é dom de Deus, I Cor. 13 e Gal. 5:22, amar é o dom maior. Você filho(a), que tem uma mãe com essas características é um privilegiado(a) e abençoado(a) pelo o Senhor. Valorize e ame a sua mãe.

São as mães que vão para as portas das penitenciárias quando acontecem as rebeliões e tumultos. São as mães que visitam os filhos presos e condenados, independentemente do que fizeram e são. Para as mães não existem filhos novos ou velhos, feios ou bonitos, ricos ou pobres, homem ou mulher, certos ou errados, bons ou maus, de bom ou mau caráter, criminosos ou não e analfabetos ou doutorados. Simplesmente os filhos ou as filhas são filhos e como frutos de seus ventres. Totalmente diferentes dos pais que amam, mas não demonstram o mesmo amor e com a mesma intensidade. Mães não abandonam os filhos!

Quando Deus quis que o ser humano entendesse o quanto é importante e o quanto a mãe ama os filhos, Ele comparou o amor dela, lógico que em grau menor, ao seu amor por nós seres humanos criados a sua imagem e semelhança. É o que encontramos em (Isaías 49:15) dizendo: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti". Este texto fala para mim algumas coisas principais: (1) A pergunta implica em resposta negativa. (2) A resposta ainda que afirmativa é em forma de possibilidade e não categórica. (3) Fala da grandeza do amor de mãe para com os filhos que está em menor grau para com o amor de Deus, por nós, que deu o Seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar (João 3:16), mas muito maior o amor de mãe para com os demais seres que amam. (4) Fala da nobreza deste amor. Amor generoso e que demonstra a pureza de coração. Nobreza está relacionada com generosidade. Elevação moral. Pessoa nobre de caráter. É o amor sem esperar recompensa e nada em troca. A mãe que ama se doa aos filhos simplesmente porque ama assim como o Senhor se doou na cruz por nós. E (5), fala do amor incondicional. Em nenhum texto bíblico fala do amor do pai, pelos filhos, comparado ao amor de Deus-Pai por nós! Ainda que o tempo em que a Bíblia foi escrita, o pai era considerado proeminente, mas quanto o amar os filhos, o amor de mãe é muito mais e maior do que o amor do pai pelos filhos.

Todas as mães deveriam ser amadas pelos filhos, com grato reconhecimento pelo o que elas representam e significam para eles, todavia, o que vemos em uma parcela muito grande de nossa sociedade, principalmente nos dias digitais, são filhos que além de não amarem as suas mães, são ingratos, insensíveis, mal-agradecidos, exploradores, geradores de tristezas, até violentos para com suas mães, causando uma tristeza profunda que, às vezes, é guardada no profundo do coração que os filhos nem percebem ou não querem perceber. Que fazem as mães chorarem nas caladas da noite quando os filhos dormem ou estão pelas ruas das Cidades correndo perigo. O que Deus já previu em (Prov. 15:20) quando diz: "O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe". Mas uma coisa não podemos negar, seja de que credo for, as mães ficam em casa intercedendo a Deus pelos seus filhos pedindo a proteção para eles. Não perdem a esperança de ver os filhos bem sucedidos, bem encaminhados, desejando que os filhos as respeitem, tratem com dignidade o e com amor.

Você que é filho, não seja insensato, não despreze a sua mãe. Pelo contrário, demonstre amor para com ela. Seja carinhoso(a) para com sua mamãe, ao invés de entristecer. Alegrem os corações de suas mães. Filhos, prestem a atenção! Amem as suas mães todos os dias, vinte e quatro horas por dia. A prova maior de nosso amor para com nossas mães, até mesmo para com Deus é a nossa obediência aos seus ensinamentos, aos seus conselhos e as suas recomendações. Seja obediente. Respeite sua mãe. Valorize sua mãe. Ame sua mãe.

Pr Flávio da Cunha Guimarães

agosto 02, 2016

NINGUÉM TEM CERTEZA DA SALVAÇÃO?

NINGUÉM TEM CERTEZA DA SALVAÇÃO?
SERÁ QUE NÃO TEM MESMO?
Pastor Flávio da Cunha Guimarães

Um post que faz uma abordagem reflexiva sobre a incerteza e a certeza da salvação, com base em textos bíblicos que falam de maneira clara sobre a salvação, para esclarecimento quanto aqueles que dizem que não podemos ter certeza da salvação, e que só Deus é quem sabe se seremos salvos ou não, e isto no juízo final.

Já ouvimos muitas pessoas, de religiões diversas dizendo, que ninguém tem certeza da salvação. Dizem que só Deus é quem sabe. Se alguém diz que tem certeza da salvação porque é presunçoso(a), orgulhoso(a) e que só saberemos se somos salvos ou não no juízo final. Você que está lendo este post, talvez compartilha da mesma ideia que ninguém pode ter certeza da salvação. E pensa que é muita pretensão da parte daqueles que afirmam que o salvo pode sim ter certeza da salvação. É verdade que só Deus sabe de todas as coisas, mas os salvos precisam saber também. Precisam ter certeza desta salvação. Só não tem certeza da salvação quem ainda não é salvo. Do ponto de vista filosófico diz que uma verdade só é verdade quando os opostos são verdadeiros. Logo, os que não tem certeza da salvação são opostos aos que tem certeza. Portanto, para aqueles que tem certeza da salvação é uma verdade inquestionável, pessoal e intransferível.

Do nosso ponto de vista o verdadeiro salvo pode e deve ter certeza da salvação para que possa viver em paz com sua consciência e em harmonia com seus pensamentos, sentimentos, em segurança e felicidade. Para isso vamos recorrer aos textos bíblicos que nos dão esta certeza. Iniciaremos a nossa exposição com o texto de (Efésios. 2:8-10) que diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. A palavra graça no grego (χάρις – Cháris) significa “graciosidade”, “amabilidade”, “presente oferecido de boa vontade”. Receber favor sem merecimento. Sermos salvos, não porque somos merecedores, somos merecedores da condenação eterna, mas somos salvos porque Deus é gracioso, misericordioso, bondoso e amoroso. Colin Brown, (1982), p. 317 diz que: “Denota o mais forte que vem ao socorro do mais fraco que precisa de socorro por causa das suas circunstâncias ou da sua fraqueza natural. Age mediante uma decisão voluntária, embora seja impulsionado pela dependência ou a proteção da parte mais fraca”. É receber de Deus a salvação sem merece-la porque somos fracos e não podemos fazer nada para nos salvar, a não ser aceitar o presente de Deus dado a nós em Jesus Cristo. Ele nos dá pelo seu amor e misericórdia. Mas para que a salvação chegue até nós é preciso também que a graça de Deus nos impulsione a crermos, a termos fé. A fé é o canal que transporta a salvação gratuita de Deus até nós. É por isso que o Senhor diz que não vem das obras para que o homem não se glorie do que ele é e faz. Ao salvar uma pessoa, Deus recria essa pessoa em Cristo Jesus (II Cor. 5:17), para sermos iguais a Cristo nas boas obras, em seu caráter. Daí que, somos salvos para praticarmos as boas obras, a caridade e não praticarmos as boas obras, a caridade para sermos salvos. É aqui que alguns grupos religiosos erram. A caridade não pode ser praticada visando o nosso bem, mas ao bem do necessitado(a). Ela deve ser exercido pela força do amor, da compaixão e da misericórdia que temos pelas pessoas, pois o ato de Deus em nos salvar Ele não visa o bem estar DELE, mas o nosso e o faz por amor, por compaixão e misericórdia. A Bíblia não ensina fazermos caridade para sermos salvos. Pelo contrário, ela nos ensina que devemos ser salvos para fazermos a caridade. O texto em estudo é muito claro.

Aqui podemos levantar duas questões?

PRIMEIRA: Há muitos dizendo que tem certeza da salvação, todavia não fazem caridade; logo, estão contrariando o ensino bíblico.

SEGUNDA: Há muitos fazendo caridade para serem salvos. Logo, estão sem salvação, portanto não tem certeza da salvação e conforme o ensino da Palavra de Deus, estão sendo enganados. Essa caridade, portanto, é egoísta porque visa o bem próprio e não a necessidade do outro. Não é feita por amor, nem para a glória do Senhor. Ainda que fazendo caridade estão perdidas, indo para o inferno e para o sofrimento eterno porque a caridade não salva a ninguém.

Os verbos no grego, no texto de (Efésios. 2:8-10), tem o sentido de ação constante, sem interrupção. Uma vez salvo, continua sendo salvo. Portanto, não perde a salvação. Uma vez salvo, o salvo demonstra que é salvo fazendo a caridade como Jesus Cristo a fez por amor e misericórdia.

A certeza e a perca da salvação são temas que tem gerado, que tem causado dúvidas em muitos dos que se dizem Cristãos. Temas que são tão claros na Bíblia, a Palavra de Deus. Por isso que precisamos esclarecer os queridos leitores sobre tais assuntos. Esses precisam ser esclarecidos quanto à certeza da salvação. Outros criticam, acusam os que creem na certeza da salvação enquanto aqui vivem de presunçosos, de pretensiosos e orgulhosos porque afirmam que tem certeza da salvação, da vida eterna com Deus, achando que isso é um absurdo, o que não o é, visto que a Bíblia é clara em dizer que podemos ter certeza da salvação sim senhor! Outros afirmam que só serão salvos os que merecem. Se for por merecimento, o será pelas obras. E pelas obras o texto em estudo diz que não vem das obras para que ninguém se glorie. Os que assim pensam demonstram que não conhecem a Bíblia. Ou interpretam mal a Bíblia. Ou pior do que isso, ainda não tiveram uma experiência maravilhosa com Jesus Cristo, pois Ele, e somente Ele é quem pode nos dar a certeza de vida eterna no céu com Ele pela sua misericórdia e não pelo nosso merecimento. O nosso objetivo é esclarecer biblicamente que o salvo pode ter certeza da salvação enquanto aqui vive.

Há uma outra palavra no texto em estudo que não pode passar despercebida, que é a palavra “dom” que acessando o link O MAIOR DE TODOS OS DONS, terá um post que trata do dom que vem de Deus, o dom perfeito. A palavra DOM no grego é (δῶρον – dôron) que significa dar, conceder, presentear. Dom, portanto, é o presente de Deus dado ao homem. Presentes esses que são a fé e a salvação. Para que a ideia fique mais clara, ilustremos da seguinte maneira. Imaginemos que alguém quer lhe dar um presente. O que você tem que fazer para receber este presente? A atitude de aceita-lo, pois se recusá-lo ele não será seu mesmo que a pessoa queira presentear você, o presente não será seu porque não quer receber. Uma vez aceitando esse presente, ele será seu e quem lhe deu não tem o direito de toma-lo de volta. É o que o Senhor Deus faz conosco com relação a salvação. A salvação é um presente de Deus a nós, se aceitamos somos salvos, se recusamos continuamos perdidos. Por isso, queremos apelar para que você receba Jesus Cristo em seu coração e terá certeza da salvação.

A SALVAÇÃO CAUSA MUDANÇAS DE ESTADO

Tomando por base o texto de (João. 1:12). “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”. O que aprendemos e podemos dizer deste texto?

EM PRIMEIRO LUGAR: A salvação muda o nosso estado, a nossa condição diante de Deus, de criaturas para filhos de Deus. As pessoas de um modo geral, são ensinadas por religiões, dizem que todos os seres humanos são filhos de Deus o que não é verdade. De acordo com o texto logo acima essas pessoas estão equivocadas e erradas em suas convicções religiosas porque lhes ensinaram de maneira errada. O texto é claro em dizer que não somos filhos de Deus, mas tornamo-nos filhos de Deus a partir do momento em que cremos e recebemos o Senhor Jesus Cristo como o nosso salvador. Se não somos filhos de Deus antes da salvação, qual é a nossa condição em relação a Deus? Éramos apenas criaturas de Deus. Porque todos nós fomos criados por Deus em Adão e Eva. Se somos feitos filhos de Deus pelo seu poder no momento em que cremos e O recebemos, logo, antes não éramos filhos do Criador, mas criatura. Jó reconheceu que somos criados por Deus, em (Jó 4:17) quando ele diz: “Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o homem mais puro do que o seu Criador?” Salomão em (Ecles. 12:1) manda lembrar-se do criador, que é Deus, dizendo: “LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. Em (Isaías. 40:28) de igual modo diz que o Senhor criou todas as coisas: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento”. Bem como (Rom. 1:25) vai reafirmar que Deus é o criador de todas as coisas: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Portanto, podemos entender claramente que (João 1:12) não é um texto isolado. É um texto que recebe o reforço, a confirmação de outros textos tais como (Rom. 8:14-16) que diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Bem como em (Gal. 3:26) quando diz: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” e (Gal. 4:5-7) reafirma: “Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”. Uma vez transformados de escravos de Satanás em filhos de Deus, como filhos, somos herdeiros legítimos de Deus, como afirma a Palavra do Senhor em (Rom. 8:17) que diz: “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”. O que (Gal. 4:7) reafirma: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. O Senhor Promete a Salvação a todos os que creem. A todos os que reconhecem que são pecadores; a todos os que arrependem de seus pecados; a todos os que confessam os seus pecados e confessam que Jesus Cristo é o seu único salvador. O nosso texto de (João 1:12) é claro quando diz sobre o crer: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”. Este texto não está isolado, pois temos outros textos que reforçam o mesmo. Por exemplo: (Rom. 5:10) “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Em (I Pe. 1:9) “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. Ainda (Heb. 5:9) completa a ideia: “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.

EM SEGUNDO LUGAR: Aprendemos e podemos dizer, que de perdidos e condenados por causa de nosso estado pecaminoso, para o estado de salvos da condenação eterna. Em que uma vez salvos, salvos para sempre. O verbo no grego do texto de (Jo. 1:12) afirma que uma vez se tornando filho de Deus, mediante a salvação, a ação de filho e a condição de salvo continua e permanece para sempre. Isso para mim é certeza da salvação. Você que está lendo estas linhas poderia perguntar: Então já que não perco a salvação posso continuar pecando? Eu digo que não! Porque o verbo salvar no grego ele tem três tempos. 1 - O tempo que no momento que cremos e recebemos a salvação em Jesus Cristo, fomos salvos da condenação eterna, é o que diz (João 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. 2 – O tempo que continuamos sendo salvos. Que é o processo de santificação, de pureza de vida para Deus, deixando os maus hábitos, os vícios e o banquete que o Diabo oferece através do mundo que alimenta os desejas da carne. É o processo de confirmar essa salvação recebida em Cristo Jesus. 3 – O tempo em que ao morreremos, seremos salvos plenamente, pois o pecado não terá poder sobre quem morre, já que saímos desta dimensão física para a dimensão espiritual plena. Além de uma vez salvos pelo amor de Deus vamos nos esforçar para corresponder esse amor demonstrado na cruz. Pecar é falhar para com Deus e se amamos a Deus não queremos decepcioná-Lo.

EM TERCEIRO LUGAR: Aprendemos e podemos dizer que o grego ensina que os homens não são pela natureza filhos de Deus; somente por meio de receberem a Cristo como salvador se obtém o direito de se tornarem filhos de Deus. E a condição que Jeová coloca é crer e receber a Cristo como nosso Senhor único e salvador.

EM QUARTO LUGAR: Aprendemos e podemos dizer que o grego enfatiza, que ao sermos salvos por Cristo Jesus, isso implica em um compromisso ativo com o Senhor; um compromisso com o que Ele ensina; o compromisso de uma dedicação de vida a Ele sem reservas.

EM QUINTO LUGAR: Aprendemos e podemos dizer que uma vez sendo filhos de Deus, somos herdeiros de Deus. Como herdeiros de Deus o que o Senhor promete como herança para os seus filhos? O Seu Reino, a reconquista do paraíso perdido por Adão e Eva, o Céu de glória e a eternidade com o Senhor.

A – Ele promete também um bom nome, (Pv. 22:1) “VALE mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro”.

B – Ele promete pôr o nosso nome no Livro da Vida, (Ap. 3:5) diz: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Em (Ap. 20:12) continua afirmando: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”. O Próprio Senhor Jesus Cristo diz em (Luc. 10:20): “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. Ter o nome no livro da vida é privilégio só para os que creem e recebem a Jesus Cristo como salvador. Isso garante o ser registrado no Céu para a eternidade. Para uma reflexão queremos perguntar a você que está lendo este texto: Você tem certeza de sua salvação? Já tem um bom nome porque o Senhor Jesus Cristo mudou o seu caráter? O seu nome já está escrito no livro da vida? Se ainda não tem essa certeza, quero convidar você a receber Jesus Cristo em seu coração enquanto ainda podes fazer isso. Se o não fizer agora, o Que Responderás no juízo final?

C – O Senhor Promete nos guardar dos Perigos; Promete-nos segurança, como nos diz (Isaías. 43: 2): “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. O (Sal. 91:7, 10-12) diz coisas lindas: “Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra”.

D – O Senhor Promete Guiar-nos por caminhos seguros, como afirma (Isaías 58:4): “E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”.

E – Deus Promete Prosperidade para os seus filhos. É o que encontramos no (Sal. 112:3) “Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre”.

F – Deus Promete Fartura como vemos no (Sal. 65:12-13) em que afirma: “Destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros os cingem de alegria. Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam”. Bem como em (At. 14:17) que vai afirmar: “E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”.

G – O Senhor Promete o perdão para os nossos pecados em vários textos de sua Palavra Bendita como podemos ver em (II Cron. 7:14) que diz: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. Em (Luc. 24:47) continua falando do perdão do Senhor: “E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”. Em (Ef. 1:7) a Palavra de Deus é clara ao afirmar: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça”. Em (I Jo. 1:9) diz de maneira categórica: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

H – Deus Promete o ter a mente de Cristo para os salvos, o que vemos em (I Cor. 2:16) “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. O salvo é um privilegiado, não co0m a vida eterna no paraíso, bem como o entendimento das coisas do Senhor.

I – O Senhor Promete aos salvos o reinar com Jesus Cristo no milênio, é o que encontramos em (II Tim. 2:11-12) que diz: “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”. Bem como em (Ap. 20:4) que é ainda mais claro: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. E (Ap. 5:10) que não deixa dúvida quando afirma: “E para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”.

J – O Senhor Promete a ressurreição como privilégio na primeira ressurreição para os salvos como vemos em (Jo. 11: 25) que diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. Em (I Tes. 4:16) afirma: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. Em (Ap. 20:6) é categórico: "Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

K - O Senhor Promete o herdarmos a vida eterna com Deus, somente para os salvos. É o que nos diz (Tito. 3:7) “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”. (João. 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. (Mat. 25:46) “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Para pensarmos: já nos tornamos filhos(as) de Deus? Já somos herdeiros(as) de toda a herança que Deus nos promete? Se ainda não somos filhos de Deus, se ainda não somos herdeiros(as) de Deus, então creiamos em Cristo, aceitemos a Cristo como o nosso salvador e desfrutemos de toda a herança que Deus tem preparada para os seus filhos. O tempo de crer, de arrepender-se, de confessar os pecados e de aceitar a Cristo como seu salvador é agora. Quer fazer isso agora?

CERTEZA OU INCERTEZA DA SALVAÇÃO

A certeza e a incerteza da salvação são temas que tem gerado, causado dúvidas em muitos dos que se dizem cristãos. A salvação só é possível, só está disponível para os que creem e recebem a Jesus Cristo como único salvador, é o que diz o texto de (João 1:12), bem como os demais textos que são eles: (João 3: 16) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Bem como (João 3:36) “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. A salvação não está no líder da religião. Ele não pode salvar. Não está em nenhuma igreja. Em nenhuma religião. Em nenhum santo. Não está em Maria, mãe de Jesus. A salvação está somente em Jesus cristo, o Próprio Senhor Jesus Cristo diz em (João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Você tem certeza de sua salvação? Está seguro(a) que ao partir desta vida estará com Cristo, estará no Céu, estará no Paraíso? Você tem essa esperança, essa segurança em seu coração, em sua mente? O Apóstolo Paulo tratando da esperança, da certeza da salvação, da ressurreição, da vida após a morte com o Senhor em (I Cor. 15:19) ele foi claro quando disse: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. O grego usado pelo Apóstolo Paulo neste texto dá a certeza da salvação a ponto do Apóstolo afirmar que quem não tem essa esperança, essa certeza de salvação enquanto aqui vive, essa pessoa é digna de dó; de pena; de compaixão, de lástima porque é o mais infeliz entre os homens.

O grego traz a ideia também de uma certeza, de uma esperança continua, que não sofre oscilação, nem interrupção em tempo algum. Portanto, a certeza da salvação, não é questão só de uma convicção da pessoa, mas a própria Palavra de Deus, o grego usado nos dá essa certeza. Essa certeza vem de um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo, mediante o crer, o receber a Jesus Cristo como o único e eterno salvador.

O crer no Novo Testamento, não é apenas aceitar algumas verdades de uma religião. Aceitar uma religião como sendo verdadeira. O crer no grego, no Novo Testamento é a firme convicção que Jesus Cristo é o Único Salvador. O crer no Novo Testamento é uma entrega de vida a Jesus Cristo para que Ele possa dirigir a vida da pessoa. É uma entrega de vida aos cuidados do Senhor, a ponto de causar uma transformação interior da pessoa com a presença de Jesus Cristo na vida do que crê através do Espírito Santo; é o que o Apóstolo Paulo afirma em (II Cor. 3:18) “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. O crer no Novo Testamento implica em uma transformação de caráter, de atitudes, de comportamento, de pensamentos, de mentalidade e de vida. Há muita gente dizendo que crê, que tem fé, no entanto, sem nenhuma mudança de mentalidade, de caráter, de atitudes e de vida.

CREEM EM SEU NOME

O texto de (João 1:12) diz: “aos que creem em seu nome”. Qual nome? Em nome de quem? Em nome da igreja? Em nome dos guias ou dos espíritos que baixam nas pessoas? Em nome dos santos? Em nome de Maria? Lógico e evidente que não. (João 1:12) está se referindo ao nome do Senhor Jesus. Nome este que o Apóstolo Paulo em (Fil. 2:9) O coloca acima de qualquer nome: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”; bem como o Apóstolo Pedro em (At. 4:12) quando diz aos judeus: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

“Aos que creem em seu nome” se refere ao nome do Senhor Jesus Cristo. O nome de Jesus Cristo tem poder. Tem poder para responder as orações. Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus em (João 14:13) “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Bem como (João 16: 24) é categórico: “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”. Exemplo de oração respondida pelo o Senhor Jesus Cristo em (Luc. 23:42-43) “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Assim como o Senhor Jesus Cristo respondeu a oração do condenado à morte com Ele, o Senhor Jesus Cristo responderá a sua oração também. A oração para ser atendida, ela tem que ser feita em nome de Jesus. Os textos citados acima são suficientes como exemplo. O nome de Jesus Cristo tem poder para expulsar, expelir demônios, espíritos malignos, (Mat. 8: 29 e 31) são claros: “E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? [...] E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos”. O nome de Jesus Cristo tem poder para curar de maneira sobrenatural, como vemos em (Mat. 4:23-24) que nos diz: “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava”. É este Jesus Cristo que eu creio e que me salvou.

NINGUÉM TEM CERTEZA DA SALVAÇÃO

Para aqueles que dizem que ninguém tem certeza da salvação enquanto aqui vivemos, que só ficará sabendo que é salvo ou não no juízo final. Para aqueles que criticam os que afirmam ter certeza da salvação, chamando-os de orgulhosos, de pretensiosos, quero que estes observem o que a Bíblia diz sobre a certeza da salvação para quem crê, para quem aceita Jesus Cristo como salvador. A Bíblia é clara quanto à certeza da salvação. Vamos consultar alguns textos bíblicos para entendermos melhor o que é certeza da salvação.

O Primeiro texto: É (João 5:24) que diz: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. A palavra grega usada no final do Versículo é: μεταβέβηκεν (metabébeken) indica o estado perfeito, permanente após a mudança do estado de condenado eternamente para salvo eternamente. "Não entra em juízo" porque uma vez alvo está absolvido(a). O verbo ter está no presente, “tem” a vida eterna. Se fosse questão para o futuro, Jesus Cristo diria, terá a vida eterna.

O Segundo texto: É (João 6:47) “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”. Mas uma vez o verbo está no presente, "tem" a vida eterna os que creem em Jesus Cristo.

O Terceiro texto: É (João 10:28-29) “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. Este texto fala, não só da certeza da salvação, bem como que nenhum poder pode arrebatar os salvos das mãos do Senhor, nem mesmo Satanás. Quem está dizendo que dá a vida eterna é o Próprio Senhor Jesus Cristo. Mas uma vez o verbo dar está no presente, "E dou-lhes...". Uma vez o Senhor dando a vida eterna, é dada para sempre.

O Quarto texto: Está em (I João 5:11-15). O (V. 11) diz: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho”. O verbo dar está no presente, “deu”. A “vida está em seu Filho”. Só pode dar vida eterna quem tem vida e é eterno, Jesus Cristo. Os (V. 12-13) mais uma vez diz que o verbo ter está no presente. A salvação não é questão de futuro, ela começa no presente, no momento em que cremos. O (V.14) é claríssimo quando diz: “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”. Logo, cabe a seguinte pergunta: É da Vontade de Deus que todas as pessoas sejam salvas? A resposta é uma só: claro, lógico que sim! Portanto, sendo da vontade de Deus que todos sejam salvos, logo, aquela pessoa que pedir a Deus que o(a) salve, Deus o(a) salvará, o(a) atenderá porque é da sua vontade salvar aqueles que querem ser salvos. Será que estou sendo claro? O (V.15) é muito claro também e completa a ideia do 14, dizendo: “E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”. Se sabemos que Deus nos ouve, logo, se pedimos que nos salvem, podemos ter a certeza da salvação, pois Ele nos ouvirá. A Palavra de Deus é clara. Para fecharmos com chave de ouro vamos ler (Rom. 8:16) que diz: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. O Espírito Santo de Deus que passa habitar no salvo, a partir do momento que converte, (Efésios. 1:13; Atos. 19:2; João 7:39 e Atos. 2:38), vai testemunhar com o espírito humano que somos filhos de Deus. Esta é uma certeza pessoal que só tem aqueles que aceitaram a Jesus Cristo pela fé como o seu Único Salvador.

Para concluir:

Só tem certeza da salvação quem crê em Jesus Cristo como o único salvador, (I João 5:11) “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho”. A salvação não está em Maria, mãe de Jesus; não está em santo qualquer; não está em líder de religião: Confúcio, Alan Kardec, Buda, Maomé, Pastor ou no Papa; não está em reencarnação; Não está nas boas obras e caridade; nem mesmo em uma igreja ou religião; mas somente em Jesus Cristo, como afirma Ele Mesmo em (João 14:6) "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". Só tem certeza da salvação quem recebeu de verdade a Jesus Cristo como o seu salvador, como diz (João 1:12). Só tem certeza da salvação quem reconhecer que é pecador, como pecador, não irá para o céu, pelo contrário, irá para o Inferno. Só tem certeza da salvação quem confessar os seus pecados para o Senhor Jesus Cristo para ser perdoado. Só tem certeza da salvação quem arrependeu-se de verdade para que os pecados sejam perdoados e as pessoas sejam salvas, (Atos. 3:19). Só tem certeza da salvação quem passou pela conversão verdadeira. Se ainda não tem certeza da sua salvação, convide o Senhor Jesus Cristo para ser o seu salvador e tenha certeza da salvação.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".(Atos 4:12)

Bibliografia:

1 – BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 – BROWN, Colin. O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Trad. de Gordon Chown. 1ª Ed. Vol. II, São Paulo, ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1980, 560 p.

3 – CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Vol. IV. Editora Milenium Distribuidora Cultural LTDA, 1ª Edição, 1980, São Paulo, 652 P.

4 – JUNIOR, Luder Whitlock. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

5 – MOULTON, Harold K. Léxico Grego Analítico. Trad. Everton Aleva de Oliveira e Davi Miguel Manço. Ed. Cultura Cristã, 2007, São Paulo, 460 p.

6 – Oliveira, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

7 - Rienecker, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

8 – SHEDD, Russell Philip. Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. São Paulo, 1978, A T 929 p.

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