setembro 29, 2016

ENTRADA TRIUNFAL!

ENTRADA TRIUNFAL!
Pastor Flávio da Cunha Guimarães

O texto para a nossa análise é (Mat. 21:5-11).

Como considerar uma entrada triunfal, se Jesus Cristo entrou para ser preso, subjugado, humilhado, condenado, crucificado e morto em uma cruz; morte essa, a mais humilhante que poderia existir, sendo considerado, pelos judeus como um derrotado? Como considerar Jesus Cristo Rei, se os judeus não o consideram como o seu Rei?

Jesus Cristo entrou, na cidade de Jerusalém, aclamado como rei vitorioso que voltava de uma guerra bem sucedido, pela populacho, sendo que Ele ainda não havia vencido a guerra; pelo contrário, a guerra já existia, ainda que invisível, mas não havia chegado ao auge, o que se deu nos dias seguintes, culminando com a aparente derrota de Jesus, sendo crucificado numa cruz. Nenhuma autoridade judaica ou romana, reconhecia Jesus Cristo como rei; pelo contrário, o tinha como apenas um inimigo revolucionário e incitador do populacho, contra as autoridades romanas constituídas, o que Ele ameaçava o status quo deles. As autoridades tinham medo e receio de atentarem contra Jesus e receberem o revés do povo, que admirava mais a Jesus do que as autoridades constituídas. Daí veio os planos bem elaborados e calculados para matarem o Cristo sem o confronto direto com a população. Por que essa entrada foi tão destacada pelos escritores dos Evangelhos em detrimentos as demais entradas? Jesus Cristo entrou em Jerusalém outras vezes pela mesma festa da Páscoa e outras festas. A entrada se deu em um domingo, antes da Páscoa e da ressurreição de Jesus Cristo, o que os editores das Bíblias dão o título de “Entrada Triunfal”, os Católicos chamam-na de "Domingo de Ramos" e os Evangélicos de “Paixão de Cristo” e é o modo que preferimos chama-la. Ela merece destaque e preeminência, em relação as demais entradas, de Jesus em Jerusalém, porque nela o Senhor Jesus celebrou a última páscoa, a primeira ceia com os discípulos, foi preso por ocasião da festa, julgado, condenado sem justa causa, crucificado, morto, enterrado, mas a morte não pôde contê-lo na sepultura e Ele ressuscitou. Tudo isso podemos ler em Mateus de 21 a 28. Portanto, a entrada de Jesus Cristo pode ser chamada de triunfal porque Ele entrou para triunfar. Triunfar sobre as autoridades, triunfar sobre todo o mal arquitetado contra Ele e triunfou sobre a morte.

Ler os textos sem a devida atenção, sem uma análise detalhada, parece que não há muito o que extrair, o que dizer a nós. Todavia, este texto tem muito o que nos ensinar. E você talvez possa perguntar: Como afirmar que a Entrada de Jesus foi Triunfal se Ele entrou para viver os seus últimos dias entre os homens? Morreria, como de fato morreu, na sexta-feira seguinte? Entrou para morrer crucificado pelos homens, como criminoso, e de maneira humilhante, como ser triunfal? É o que os críticos dizem, que não podemos chamar esse dia de Entrada Triunfal! De nosso ponto de vista, mesmo assim foi uma entrada triunfal sim! Ainda que morreu como um fracassado, mas não era fracassado, visto que Ele se deu a morrer por nós e pelos nossos pecados, dentro da presciência de Deus-Pai. Foi Triunfal, sim, por morrer não sendo Ele bandido, mas entre bandidos! Triunfal, sim, por não ter Ele defeito de caráter e cometido crime! Por não dever, ainda que acusado como tal, sem dever cousa alguma! Triunfal, sim, por ser Ele ostentoso, magnífico, esplêndido, V.9, que irradiava a todos, que o seguiam, a alegria e a paz! Triunfal, sim, por ser vitorioso, vencedor e prevalecer sobre a morte ao ressuscitar! Triunfal, sim, por vencer qualquer resistência humana e satânica! Triunfal, sim, em sua sabedoria, ao enfrentar os adversários com maestria! Triunfal, sim, ao vencer e dominar sobre todas as hostes do mal! Humilhado ao ser crucificado, mas exaltado e glorificado ao ressuscitar! Para maiores esclarecimentos leia (Fil. 2:5-11).

POR QUE A ENTRADA É TRIUNFAL?

1 - EM PRIMEIRO LUGAR: PORQUE JESUS CRISTO ENTROU EM JERUSALÉM COMO O REI MESSIAS: "EIS QUE O TEU REI AÍ TE VEM, MANSO, E ASSENTADO SOBRE UMA JUMENTA", V.5.

Ainda que os judeus não o reconheceram e não o reconhecem até hoje, a Jesus Cristo como Rei deles, recusaram-no e rejeitaram recebe-lo como o Rei Messias, o Ungido do Senhor, (מֶׇשִׁיׇהַ – MÃSHAH, Harris, 2008, p. 884-885), ainda que os magos do oriente o reconhecia como rei dos judeus, (Mateus 2:2) e a crença popular cria que Jesus era o rei dos judeus, (João 18:33-37). Fora rejeitado conforme está escrito no Evangelho de Jesus Cristo em que João escrevera, (1:11), rejeição clara como vemos: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”, nem por isso Jesus Cristo deixou de ser Rei, de reinar sobre os judeus, sobre a humanidade; até mesmo sobre o universo, o que nos diz o Próprio Senhor Jesus Cristo em (Mateus. 28:18) “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. A palavra Messias no hebraico, é sinônima da palavra Rei, que significa ungido do Senhor, se referindo ao rei, como aconteceu com os reis de Israel, Saul, Davi, Salomão e etc, que eram ungidos por Deus e para a obra do Senhor Jeová. A unção que vinha do Próprio Jeová era o destaque para “o relacionamento especial entre Deus e o ungido”. O Messias significa o Vice-Rei, ou o Agente de Deus na terra, conforme o (Salmo. 2:2) que diz: “Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas”. Querendo ou não, aceitando ou não, Jesus Cristo é o Rei dos judeus e nosso também, pois os magos vieram do Oriente procurando Jesus Cristo que tinha nascido como Rei dos Deus, é o que nos diz (Mateus. 2:2) “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”. Rei dos judeus e nosso rei também! Ele está reinando sobre cada ser humano, sem no entanto, interferir em nossas escolhas, em nossas decisões, a não ser que peçamos a sua ajuda, ou que Ele tem uma razão muito especifica para tal ação, como aconteceu com Saulo, que depois passou a chamar-se Paulo, (Atos 13:12).

Como nós estamos encarando o reinado do Senhor Jesus Cristo sobre as nossas vidas, querendo ou não? Se já determinamos que Ele reine em nossas vidas: Está Ele reinando verdadeiramente sobre as nossas vidas sem restrições de nossa parte? Ou estamos brincando, fazendo de conta que o Senhor Jesus Cristo reina sobre as nossas vidas? Só existem dois reis neste mundo: O Rei Jesus, e o rei Lúcifer, que é satanás, (Mat. 6:24), em que a palavra mamom significa bens e riquezas materiais, mas personifica também o mal. E o ser humano está debaixo de um destes dois reinados; ou de Jesus Cristo, ou do mal que é satanás. A escolha será sempre nossa de quem queremos ser súdito, de quem queremos que reine sobre nós! Eu já fiz a minha escolha. Escolhi o Senhor Jesus Cristo como o meu Rei. E você escolheu quem? Sinto muito em lhe dizer, mas se ainda não escolheu o Senhor Jesus Cristo para reinar em sua vida e sobre você, ainda está debaixo do reinado de satanás, ainda que você pensa que não. Não se engane que você poderá ser neutro, não fazendo nenhuma escolha. Pelo fato de não escolher Jesus Cristo, já está fazendo uma escolha por Satanás e está debaixo do reinado dele. O Senhor Jesus Cristo e eu, queremos que você faça a sua escolha agora; escolhe o Senhor Jesus Cristo como o seu Rei e seu salvador.

2 – EM SEGUNDO LUGAR: QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O REINADO DE JESUS CRISTO E O REINADO DE UM HOMEM DEBAIXO DO REINADO DE SATANÁS?

A Primeira Diferença que vemos: O rei que reina debaixo do reinado de Satanás voltava, ainda que vitorioso de uma guerra, voltava orgulhoso, violento, agressivo, enfurecido, indomado, tempestuoso, selvagem, bravo e nervoso. Entrava na cidade aclamado, ovacionado como vitorioso, cheio de vaidade e pomposo, sentimentos e atitudes características de quem estava a serviço de Satanás. A Segunda Diferença: O rei decidia sobre a vida dos súditos, se viveriam ou morreriam, principalmente quando julgava os crimes e sendo contra o rei morria. Quando guerreava, além da matança em massa na batalha, traziam o cordão de escravos amarrados e subjugados, sujeitos a morte. Já a entrada do Rei Jesus em Jerusalém, o Rei Messias, o Consagrado a Deus, entrou de maneira triunfal, não para tirar a vida de alguém, mas para dar vida e vida em abundância, (João 10:10). Decisão essa de resgatar com o seu sangue derramado na cruz todos os pecadores perdidos, arrependidos de seus pecados, os que creem, que recebem a Jesus Cristo como o seu único e eterno salvador, (I Cor. 10:16; Heb. 9:14; I João 1:7; I Cor. 11:25; I Pedro 1:2,19 e Apocalipse. 1:5). Jesus Cristo já entrou em sua vida de maneira triunfal, resgatando você da condenação eterna? Ele quer fazer isso agora. Reconheça que é pecador; arrepende-se de seus pecados; creia em Jesus Cristo como o único que pode salvar; e receba-o como o seu salvador, (Atos, 4:12).

A Terceira Diferença: Satanás é o adversário e o oponente número um de Deus e de seu povo. Em hebraico a palavra é (שׇׂטׇן – SÃTÃN, HARRIS, 2008, P. 1474-1475), descreve exatamente isso. Ele é o principal adversário do homem e a antiga serpente, (Ap. 12:9. Um anjo poderoso (Jó 1:6 e Jud. 9). O principal pecado de Satanás é o orgulho, (I Tim. 3:6), mas antes de sua queda era um ungido para servir ao Senhor Deus. Diz Harris, (2008), p. 1475 que “O NT identifica Satanás com o poder tentador por trás da queda de Adão (Gen. 3:15 em Rm 16:20). [...] continuou a exercer poder sobre a terra e a ter acesso ao céu na condição de hassãtãn, ‘o acusador’ (Jó 1:9; 2:4; Zc 3:1; ARA, ‘Satanás’) ou simplesmente ‘espírito’ (I Rs 22:19-22)”. Ele conforme (Ef. 2:2) é o príncipe da potestade do ar que tenta destruir o ser humano como criatura principal do Senhor, que desta forma Ele atinge indiretamente a Jeová. Harris, citação acima diz que: “Isaías previu uma época quando Iavé castigaria as hostes satânicas bem como os reis maus da terra, confiando-os à prisão (Is 24:21-22; cf. Ap. 20:1 acerca do aprisionamento milenar de Satanás). Então ‘serão castigados depois de muitos dias’ (Is 24:22), palavras que apontam para o juízo final e para o tormento eterno de Satanás no lago de fogo (Ap. 20:10)”. Satanás oferece todos os prazeres que depois de um tempo se torna em desprazer, por causa da escravidão, do preço alto que Ele cobra por aquilo que oferece e dá. Depressão, escravidão dos vícios, sexo e prostituição, vazio interior, infelicidade, peso de consciência, culpa, dúvidas, falta de esperança, incerteza, homicídio, boemia e destruindo as famílias, a dignidade, a honra, o respeitos, a saúde e tantos outras coisas.

Concluindo este tópico:

Quais as diferenças entre o reinado de Jesus Cristo e o reinado de Satanás sobre o ser humano? Satanás oferece todos os prazeres que descrevemos acima em que depois de um tempo se torna em desprazer, por causa da escravidão, do preço alto que ele cobra por aquilo que oferece e dá. Por outro, lado quando o Senhor Jesus Cristo reina em nós, nós sentimos paz interior, felicidade, segurança, liberdade de espírito, esperança; aquele sentimento que não estamos abandonados, só; pelo contrário, sentimos aquela convicção que alguém muito poderoso está nos ajudando, nos guiando, nos protegendo. É aquela sensação gostosa, de tranquilidade ainda que ao nosso redor esteja tudo em trevas, parecendo, que não tem saída, mas para os que confiam tem saída porque o Senhor Jeová é poderoso, é o Deus dos impossíveis. Ele liberta os cativos, os escravos dos pecados dos vícios. Ele faz brotar água da rocha. Ela abre o mar para que o seu povo passe em terra firme. Ele fecha a boca dos leões famintos para que não destrua os seus. Ele cura os enfermos. Ele ressuscita os mortos. Ter o Senhor Jesus Cristo como rei, é ter liberdade, é ser livre. Para isso Ele entrou em Jerusalém como Rei, está reinando sobre o universo, e quer reinar em cada vida. Convide o Senhor Jesus Cristo para ser o seu Rei, para reinar em sua vida agora.

POR QUE A ENTRADA DO REI JESUS FOI TRIUNFAL?

,p> "Hosana" significava: "Salva, por favor". "Salva agora". Era a demonstração crescente do entusiasmo da multidão em honrar o seu Rei Jesus. Gritava repetidamente por muitas vezes, bem vindo o filho de Davi. Hosana nas alturas, era o louvor a Deus Pai reconhecendo que a salvação havia chegado. Posteriormente passou a significar júbilo religioso. A multidão entrou jubilosa cantando: Salva-nos, por favor, salva agora. Era um pedido ao rei quando voltava de uma guerra como vencedor, em que entrava na cidade aclamado, ovacionado como vitorioso. Jesus Cristo entrava em Jerusalém aclamado, ovacionado como vencedor de Satanás; para libertar os cativos, os escravos do pecado e de Satanás, ainda que a multidão não pensasse assim! Dias depois de ovacionado pelas multidões, as mesmas gritavam aos berros: "Crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o!", (Mar. 15:13). Como as pessoas mudam de pensamento, de opinião, de humor, de lado e a maneira de pensarem repentinamente, dentro de poucos dias! Não sabia a multidão, que ao pedir a crucificação de Jesus Cristo, ainda que era uma situação traumática, mas era a única solução para a vida espiritual daquela multidão, para libertar a todos os que creem da condenação eterna. Para libertar da morte, pois aos que são salvos está garantida a ressurreição em Cristo Jesus. Já os que morrem sem a libertação estão condenados eternamente. Você já disse Hosana para o Senhor Jesus Cristo? Já pediu para Ele lhe salvar por favor? Para lhe salvar agora? Tem que ser agora, porque ninguém pode lhe garantir que amanhã você terá a oportunidade, pois poderá ser que já morremos antes de outra oportunidade. Portanto, peça ao Senhor Jesus Cristo agora que lhe salve.

POR QUE A ENTRADA DO REI JESUS FOI TRIUNFAL?

4 - EM QUARTO LUGAR: PORQUE A CIDADE DE JERUSALÉM FICOU ALVOROÇADA, V. 10 - PORQUE "ENTRANDO ELE EM JERUSALÉM, TODA A CIDADE SE ALVOROÇOU, DIZENDO: QUEM É ESTE?"

A presença do Senhor Jesus Cristo inquietou a cidade; inquietou as autoridades, os inimigos e inquietou até mesmo a Lúcifer. Trouxe grande agitação; Sacudiu a cidade como acontece em um terremoto; As pessoas ficaram comovidas; Houve cantoria na cidade de Jerusalém. Não é diferente quando o Senhor Jesus Cristo entra de maneira triunfal em nossas vidas. Há uma inquietação dentro de nós de maneira que não concordamos com uma vida pecaminosa e depravada. Queremos falar para todos sobre a transformação que o Senhor fez em nossas vidas. Em nosso caráter e em nossos conceitos. A nossa maneira de pensar muda de maneira radical. Somos tomados de uma alegria muito grande, daí expressamos a nossa alegria cantando, louvando, glorificando ao Senhor. É por isso que a sociedade, em geral, nos taxa de fanáticos; de bitolados porque ela não entende, não sabe o quanto é maravilhoso essa entrada triunfal de Jesus Cristo em nossas vidas. O quanto transforma a vida da pessoa! Só entende isso se a pessoa passar pela mesma experiência como nós passamos. E você pode passar pela mesma transformação hoje mesmo! É só clamar ao Senhor e Rei Jesus!

CONCLUINDO:

Jesus Cristo quer entrar de maneira triunfal em sua vida. Você quer que Ele entre em sua vida? Você já o convidou a entrar de maneira triunfal em sua vida? Se você convidar o Senhor Jesus Cristo para entrar em sua vida, verá o quanto Ele é poderoso para transformar situações de tristeza, em alegria. Infelicidade, em vida plena de felicidade. Vida vazia, em vida cheia de sonhos e realizações. Enxuga as lágrimas das tristezas colocando nos olhos o brilho de esperança em restaurar vidas, relacionamentos, casamentos e saúde. Deixe Jesus Cristo restaurar a sua vida enquanto há tempo! A entrada triunfal do Rei Jesus, espetacular tanto quanto a entrada em Jerusalém se dá também em nossas vidas, nos enchendo de esperança, de paz, de vida abundante transformando-nos de maneira que não sejamos as mesmas pessoas. "E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados," (Apocalipse 1:5) e "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis." (Apocalipse 17:14)

Bibliografia

1 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

2 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p.

3 - OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere. 2014. Disponível em: < http://www.baixaki.com.br/download/a-biblia-sagrada-versao-digital.htm>. Acesso em: 15 dez. 2014.

4 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

5 - SCHOLZ, Vilson e Roberto G. Bratcher. Novo Testamento Interlinear Grego – Português. 1ª Edição. Barueri, SBB, 2008, 979 p.

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