agosto 03, 2015

VIVENDO POR FÉ

VIVENDO POR FÉ

O que é fé? Como podemos definir a fé? Diante de algumas consultas prévias feitas por nós, a definição mais coerente, mais clara, mais consistente sobre a fé está na própria Bíblia, na carta aos (Heb, 11:1-3) que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. A fé tem alguns aspectos: 

PRIMEIRO ASPECTO: A eficácia da fé não está na proporção, no tamanho da fé, muita ou pouca fé; porém, numa fé genuína e verdadeira. A fé ainda que seja do tamanho de uma semente de mostarda, que é a menor das sementes, mesmo assim será eficaz, capaz de grandes proezas, como o Próprio J C disse em (Mt. 17:20): “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. A nossa fé é verdadeira ou falsa? Operante ou morta? Vamos pensar como está operando a nossa fé! 

SEGUNDO ASPECTO: A fé é demonstrada através de atitudes, é agindo por fé que demonstrar para os outros que possuímos, que temos fé; bem como colhemos os resultados, os frutos ao exercitarmos a fé. As pessoas ao olharem para nós tem encontrado em nossas atitudes algum resquício de fé ou veem em nós uma total incredulidade? Pensemos nisso! 

TERCEIRO ASPECTO DA FÉ: É na situação adversa que demonstramos a nossa fé. Vejamos o exemplo prático de Jó, que está no (1:21-22): “E disse (Jó): Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”. A fé de Jó foi testada, provada e aprovada de maneira mais dramática que se possa imaginar. Perdeu não só os bens materiais, mas os filhos que causa uma dor na alma tremenda. Todavia, a única maneira de crescermos na fé, é enfrentando situações onde a fé poderá ser provada e aprovada; é quando a adversidade se levanta contra nós que temos que colocar a fé em ação ou em prática. Se depender das provações, a nossa fé está aprovada ou reprovada diante de Deus e dos homens? 

QUARTO ASPECTO DA FÉ: São os resultados da fé. Os resultados não poderiam ser diferentes, se não de receberem o que Deus prometeu no passado, no presente e para o futuro. Por exemplo: Deus prometeu salvar Noé do dilúvio se ele construísse a arca, o que de fato aconteceu, (Gn. 7 e 8). Deus prometeu a Abraão a terra de Canaã. Os descendentes de Abraão a possuiu séculos depois, o que consta em (Jos. 13). Deus prometeu o Messias em (Núm. 24:17) quando disse: “Eu O vejo, mas não agora; eu O avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel [...]”. A estrela representa a vinda do Messias. 

É interessante notar, que a estrela de David se tornou o símbolo de Israel, o símbolo da esperança messiânica. O Messias veio no reinado do imperador romano de nome: Gaio Júlio César Otaviano. Veio para sofrer o nosso sofrimento, a nossa dor; para levar a culpa de nossos pecados sobre si; para morrer em nosso lugar; ressuscitou para nos dar vida aqui e vida eterna com ele no céu. É diante do que Deus já fez que esperamos por aquilo que ainda há de fazer. O que ainda não vemos. Queremos convidar você a exercitar a sua fé, na esperança que Deus vai nos mostrar as maravilhas, que estão reservadas em sua glória, para os salvos. Portanto, Vamos renovar a nossa esperança, em fé, enquanto aqui vivemos, pois chegará o tempo em que não esteremos neste plano e consequentemente não teremos mais oportunidade de renovarmos a nossa esperança, visto que ele não existe mais porque o que esperávamos já alcançamos. 

 Pr Flávio da Cunha Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...