outubro 11, 2014

VIVER ALEGRE OU GEMENDO: A ESCOLHA É NOSSA!

        VIVER ALEGRE OU GEMENDO: A ESCOLHA É NOSSA!

        O texto de (Prov. 29:2) diz: “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme”.

        Dia 05/10/2014 estamos escolhendo os legisladores das leis de nosso país, que farão as leis justas ou injustas, bem como aqueles que governarão.
        Boa parte das leis que aí estão, e para a maioria das pessoas as consideram injustas. São leis falhas, frouxas, cheias de brechas para facilitar a vida de bandidos. O povo não aguenta mais tanta impunidade. E quando pune não cumpre a pena integral. Há relaxamento da pena.
        O que tem me preocupado é em quem vamos votar. Dependendo em quem votarmos o povo se alegrará futuramente. Mas dependendo em quem votamos o povo gemerá. Pois sofreremos perseguições, e num futuro próximo, a começar pelas instituições, inclusive do estado.
        Por isso que temos a grande responsabilidade na escolha de deputados e senadores que vão legislar as nossas próximas leis.

        Vamos entender o texto bíblico lido.
        “Quando os justos governa...”. Quem são os justos?
        1 – Literalmente, justo no hebraico significa ser “reto”, “direito”, “correto”, “legal”, “honesto”. (HARRIS, (2008), P. 684). Reto é Ir pelo caminho certo, livrar-se dos obstáculos.
        2 – Eticamente, é ser reto em seu estilo de vida, é ser íntegro. É a pessoa que tem à disposição em se manter leal nos negócios, nos contratos, nas alianças e obrigações.
        3 – Ser Justo, é julgar com bondade, com amor, de maneira imparcial. E só o Senhor, Deus poderá nos declarar retos e justos. A palavra final é de Deus.

        “Quando os justos governam”.
        Governar significa no hebraico dominar, supervisionar com justiça, com moral, com brandura, sabendo-se que a autoridade que tem vem de Deus. O que poucas pessoas que exercem autoridade entendem, (HARRIS, (2008), P. 890-891).
        Jesus Cristo foi claro a Pilatos quando Pilatos disse que tinha autoridade para soltar Jesus ou mandar mata-lo. O que Jesus Cristo lhe disse em (Jo. 19:10-11) “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima (isto é, que emana de Deus), não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem”.

        “Quando os justos governam, o povo se alegra”.
        Esta alegria no hebraico tem a ideia de uma alegria muito grande. Que significa exultar, jubilar, regozijar e viver feliz, (HARRIS, (2008), P. 427,1482).
        O texto faz um contraste tremendo entre o governo de um justo e o governo de um ímpio ou injusto.
        Leiamos outra vez o texto: “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme”.

        Qual é a grande diferença entre os dois governos?
        A diferença está em que quando o justo, que é a pessoa temente a Deus governa, a pessoa governa com bondade, com amor, de maneira imparcial, com justiça, com moral, com brandura.
        Quando o ímpio, que é aquela pessoa que não teme a Deus, uma pessoa mau, antirreligiosa, incrédula, descrente, contrária a fé, sem piedade, cruel, sem afeição e sem amor governa, por ter essas características, ela faz o povo gemer, o que significa gritar sufocada, lamentar com pronto, murmurar por causa do sofrimento provocado por pessoas malignas, tudo isso tem um sentido forte no hebraico, (HARRIS, (2008), P. 337,361).
        Será que todas as características arroladas acima não diz nada a respeito de tudo o que está acontecendo em nosso país? Quantos motivos para o povo gemer? E como o povo tem gemido diante de tantas mazelas sociais? Quanto sofrimento por causa das bebidas, drogas, violência etc?

        A ESCOLHA É NOSSA: VIVER ALEGRE OU GEMENDO! Saiba fazer a sua escolha ao votar. Pense nisso!

        Pr Flávio da Cunha Guimarães


        Você poderá gostar também de: http://gospelcard.blogspot.com

        Bibliografia:


1 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.

2 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

5 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.

6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

7 - davarelohim.com.br

8 - www.etimologista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...