outubro 13, 2014

HABITANDO NO MEIO DO ENGANO!

        HABITANDO NO MEIO DO ENGANO!

        (Jer. 9:1-6), a princípio só leremos o (V.6) que diz: “A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR”.

        Este texto fala de uma tristeza dramática. Ele está em um contexto em que o Senhor Deus está num esforço tremendo, através do profeta Jeremias, para trazer de volta o seu povo a Ele, (Deus), porque o seu povo deliberadamente o abandonara, apostatou da sua fé para viver a sua vida livre, pecaminosa, sem se preocupar com o Senhor, com os seus ensinamentos, com as consequências de tal decisão. Deliberou em seu coração viver totalmente na apostasia; em um tremendo engano.

        Diferente de hoje? Não! De jeito nenhum!
        As pessoas preferem viver enganadas, quanto as verdades divinas, do que saberem a verdade e terem que mudar de vida.
        Quando falamos para as pessoas que precisam mudar de vida, é como se falássemos um palavrão ofensivo; se sentem ofendidas e entendem que estamos falando que elas precisam mudar de religião, quando na verdade, mudar de vida, não significa necessariamente mudar de religião.
        Mas se precisar mudar de religião, o que há de mais? É pecado? É imoral? É crime? Tem religiões e seitas que estão distantes da Bíblia tanto quanto o oriente está do ocidente! Daí o nosso tema: HABITANDO NO MEIO DO ENGANO! Não adianta mudar de religião, como muitos fazem, mudando de igrejas, sem uma mudança verdadeira de vida, de pensamentos, de postura, o caráter.

        O texto de (Jer. 9:1-6) que citamos acima, Deus ao mesmo tempo que fala dos pecados do povo, e fala com pesar, com uma tristeza profunda, porque o povo não quer ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer através do profeta, homem de Deus, que faz com que O Senhor Jeová fique envergonhado de seu povo, a ponto de pensar em separar-se dele.
        O chorar já não comove mais o coração do povo petrificado.
        O (V.1) começa dizendo: “Oxalá a minha cabeça se tornasse em água”.
        Oxalá é uma interjeição que exprime o desejo de que certa coisa suceda; tomara que aconteça! Queira Deus! Que tudo saia como planejado!
        Tomara que a minha cabeça se tornasse em água. Uma possibilidade rêmora, mas desejosa, o que denota uma expressão um tanto estranha!
        Para que? Qual a finalidade de uma cabeça de água? Para chorar continuamente, abundantemente de tristeza por causa dos dias difíceis! Por causa dos mortos na guerra, contra o exército babilônico, o que o Senhor Deus estava prevendo, o que de fato aconteceu.
       
        Pois faltaria lágrimas para chorar a dor muito grande; a tristeza enorme; as percas irreparáveis por abandonarem o Senhor Jeová.
        O choro da tristeza profunda.
        O choro por causa da estupidez do povo.
        O choro por não ver outra solução, a não ser entregar o povo, para ser disciplinado, de maneira cruel por outros povos por causa dos desvios do povo.
        O choro por vidas preciosas, inocentes morrerem por causa da irresponsabilidade do povo, e principalmente da liderança.
        Estamos precisando chorar pelo destino de nosso país. De nossos filhos, crianças. O quadro que aí está não vejo futuro promissor para as crianças de nosso país.

        A conduta do povo era de maneira escandalosa. Qual era? Adultério. Traição. Mentira. Maliciosos para o mal. Abandonaram a Deus. Por enganar o seu próximo. Calúnia. Zombaria. Vida perversa. Recusa deliberada das coisas de Deus.
        Diferente hoje? Não! A nossa sociedade está empraguejada e impregnada com adultério; prostituição; mentira; malícia para o mal; enganação do próximo; calúnia; zombaria principalmente para com os crentes; o povo vive uma vida de práticas abomináveis para com Deus. Tudo por causa de uma recusa deliberada das coisas relativas a Deus.
        Por outro lado, tudo seria diferente, e será diferente ainda hoje, se o povo aproveitasse, se aproveitar a chance, a oportunidade amorosa que o Senhor Deus estava e está dando, através do apelo, mediante o arrependimento, uma mudança de vida radical.

        O Senhor Deus perdoa, é só reconhecermos e pedirmos perdão. Peçamos perdão das coisas ruins, das maldades, das ofensas que cometemos para com as pessoas e dos pecados que cometemos contra o Senhor Deus. Decida fazer isso enquanto há tempo.

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

        Você poderá gostar de: http://gospelcard.blogspot.com

        Bibliografia
1 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.
2 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
3 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
4 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
5 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
7 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...