outubro 11, 2014

SEGUE A CRISTO QUEM QUISER.

SEGUE A CRISTO QUEM QUISER.

MAT. 16:24-27
        “24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”.

        SEGUE A CRISTO QUEM QUISER.

        NINGUÉM É OBRIGADO SEGUIR A CRISTO!
        Seguir a Cristo é um ato voluntário e espontâneo.
        “Disse” e continua dizendo a nós, este é o sentido no grego. “Se alguém quiser vir após mim...”
        Segue quem quiser. Se não quiser, não é problema de Jesus Cristo, é problema nosso, seu e meu!
        Mas, se voluntariamente quiser seguir a Cristo, a condição é: “renuncie-se a si mesmo”, negue-se a si mesmo. O sentido no grego é negar a própria personalidade para incorporar a personalidade de Cristo em nós.
        O negar-se a si mesmo, significa o abandono completo do desejo natural de buscar conforto, fama e poder. O negar-se a si mesmo na língua original tem uma ação continua, isso significa ainda, hoje, que é preciso negarmos a nós mesmos se queremos seguir a Cristo. É um ato totalmente altruísta.
        O que é altruísmo? É o ato de Amor ao próximo; filantropia; desprendimento, abnegação.
        Jesus Cristo quer que sigamos a Ele por amor e somente por amor! Em resposta ao seu amor por nós demonstrado na cruz do Calvário. E não por o que Ele nos dará, principalmente os que estão interessados na prosperidade!
        Tem muita gente por aí nas igrejas porque quer receber bênçãos, curas, milagres, revelações, prosperidade, riquezas e etc. Não é isso que Jesus Cristo está dizendo aos discípulos.
        Seguir é um imperativo. Seguir após Cristo como discípulo DELE.
        Quem quiser vir após Mim não é seguir uma instituição como uma religião, uma igreja ou uma seita.
        Não é seguir um líder humano, um pastor, um fundador de alguma religião ou seita, por muito que seja carismático, como Confúcio, fundador do confucionismo; Moisés, fundador do judaísmo; Maomé, fundador da religião Muçulmana; Alan Kardec, fundador do Espiritismo; Reverendo Moon, fundador da igreja da Unificação; Ellen White, fundadora do Adventismo; Charles Taze Russell, fundador dos Testemunhas de Jeová.
        Jesus Cristo está dizendo que é para seguir a Ele. Ser discípulo DELE. Ser discípulo de Jesus Cristo é ser um aprendiz; é ser um aluno que quer fazer igual ao seu Mestre.
        O discípulo de Cristo é ligado a Ele de corpo e alma, pois Ele passa habitar no discípulo através de seu Espírito Santo.
        Ele diz: “Tome sobre si a sua cruz”.
        Tomar a cruz significa obedecer a Jesus Cristo. Identificar-se com Ele, e até à morte!

        O (V. 25) diz: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida”. Aquele é qualquer um, qualquer pessoa.
        “Porque aquele que quiser salvar a sua vida”. O verbo salvar tem o sentido contínuo: quem quiser salvar e continuar salvando pelos seus esforços ou méritos, pelas boas obras, o que acontecerá? Perdê-la-á!
        Mas quem estiver disposto(a) perder a sua vida por causa de Cristo, por amor à Jesus, a achará, a ganhará.
        Tem muita gente que pensa que ser discípulo de Cristo, seguir a Jesus, ser crente é perder a vida, pois perderá, pensam assim, os prazeres do mundo. É um tremendo engano quem pensa desse jeitoQuem vereda pelos vícios é que perde a sua vida, e ainda atormenta a vida dos familiares!

        O (V. 26) diz: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?”
        Ganhar significa beneficiar, lucrar que o sentido na língua original é de uma ação contínua. O que na verdade não está ganhando, mas Perderá e sofrerá continuamente.

        “Se perder a sua alma?”. O que é alma?
        É o psique; o âmago da personalidade; parte espiritual do ser humano; vida, vigor, animação, gênio, temperamento, inteligência, vontade.
        A pergunta de Jesus é enfática: “Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
        Tem aqueles que dão fazendas, pela vida. Dão fortunas para manter a vida.      Mas pela a salvação da alma, não tem o que dar, tem que renunciar o eu, o mundo com suas concupiscência e seu Glamour para receber a salvação, a vida eterna.
        A salvação não tem preço para o homem. Não podemos pagar pela a salvação. Não podemos compra-la. É o que diz o (Sal. 49:6-8) “Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele, (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre)”.
        A salvação se consegue com a entrega da vida ao Senhor Jesus. É a única coisa a ser feita e que O Senhor Jesus Cristo quer. Quem entrega a sua vida a Jesus Cristo receberá a recompensa, que é a eternidade com Deus.

        O (V.27) diz: “Dará a cada um segundo as suas obras”.
        Se de fé; se de santificação; se de amar ao Senhor Jesus, se de ganhar vidas para Cristo, se for honrar o nome do Senhor, com certeza o Céu, o Paraíso, o perdão, a salvação eterna com Deus é a recompensa, e que recompensa, é a maior de todas!
        “Seguir a Jesus Cristo exige um novo rumo na vida, que precisa ser: 1 – Um ato espontâneo e voluntário. 2 – Em direção a Jesus Cristo; 3 – Com renúncia do eu próprio; 4 – Até a morte”. (SHEDD, Vida Nova, 1978, p.26).
        Você vai encarar? Vamos encarar?

         PR. FLÁVIO DA CUNHA GUIMARÃES

         Você poderá gostar também de: 

        Bibliografia:
1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
4 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
5 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...