outubro 11, 2014

TRÊS PASSOS PARA A CONVERSÃO VERDADEIRA!

        PASSOS PARA A CONVERSÃO VERDADEIRA

        JER. 8:4-22

        No mundo religioso existem os convertidos genuinamente, que são aqueles que tem uma mudança de vida radical, na maneira de pensar, de falar, de agir, de se comportar e de ver a sociedade como um todo. E existem os convencidos, que são aqueles que gostam da igreja porque lá tem uma boa música; porque ouvem palavras que confortam seus corações; porque tem boas amizades; porque é um lugar mais seguro para frequentar; porque encontra decência e ordem; porque está interessado em uma jovem mais recatada ou um jovem menos irresponsável. O que muita gente se engana é quanto o ser membro de uma igreja e o ser convertido verdadeiramente, pois na igreja existem os bons e os maus crentes, infelizmente; os convertidos e os convencidos.

        1 – O PRIMEIRO PASSO PARA A CONVERSÃO VERDADEIRA É: Pararmos de dar desculpas para nós mesmos e para o Senhor Deus, em relação as nossas falhas e pecados que cometemos de maneira consciente ou inconsciente e ainda perguntamos como o povo judeu perguntava, o que lemos no (V. 6): “Que fiz eu?”

        O problema está em achamos que não fazemos nada de errado. Que somos santos e Inocentes, que o Sr Deus aceita tudo, desde que feito com boa intenção e por amor. Quanto engano! O inferno está cheio de pessoas bem intencionadas! A Palavra do Senhor nos diz em (Rom. 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Precisamos parar de querer inocentarmos a nós mesmos diante do Senhor Deus e de sua Palavra.

        O povo judeu estava vivendo uma vida pecaminosa, distante do Senhor Jeová, provocando a ira do Senhor Deus e ainda perguntava: “Que fiz eu?”
        É o que está acontecendo em nossos dias. Achamos que não há nada de errado conosco, em nosso viver. Que tudo está muito bem para com Deus. Que pecado é coisa da cabeça de pastores que querem controlar os seus fiéis. Enquanto alguns pensam assim, a sociedade está afundando de maneira galopante na imoralidade, nos vícios, nos crimes violentos e hediondo, na destruição das famílias e das vidas.
        Precisamos ter coragem para assumirmos a condição de que somos pecadores falhos, e como tais, estamos sem salvação, estamos perdidos. Portanto, precisamos da salvação que o Senhor Deus nos oferece gratuitamente em Jesus Cristo, bastando somente o crer e receber a Jesus Cristo pela fé em nosso coração, como nos diz (Jo. 1:12: e Ef. 2:8-9).
        A partir de hoje, paremos de dar desculpas para os nossos pecados, erros e defeitos de caráter. Entreguemos as nossas  vidas a Jesus Cristo e deixemos Ele mudar a nossa vida e o nosso viver. Este é o primeiro passo para a conversão.

        2 – O SEGUNDO PASSO PARA A CONVERSÃO VERDADEIRA É: Precisamos Reconhecer que somos pecadores, como os judeus reconheceriam mediante a disciplina e o juízo do Senhor Deus Pai sobre eles, como nos diz o (V. 14c) “pecamos contra o Senhor”.
        Quais eram os pecados dos judeus?
        Apostasia contínua, (V. 5). Teimosia em permanecer no erro, (V. 5). Seguir os desejos do coração e da carne. Serem maldosos de maneira deliberada, (V.6). Serem irracionais, (V.7). Afastamento dos ensinamentos do Senhor, (V.7). Serem pretensiosos, (V.8). Serem falsos, (V.10). Mentirem, (8:11, 9:3). Idolatria, (V.19). E Adultérios, (9:2).

        Pecados estes que levam a três resultados, como veremos a seguir:
        O Primeiro Resultado: Deus começa a exercer o seu juízo soberano sobre o povo enquanto o povo ainda vive.
        É o que lemos no (V.10), perderam suas mulheres. No V.14) diz: “pois já o Senhor nosso Deus nos destinou a perecer e nos deu a beber água de fel; porquanto pecamos contra o Senhor”.
        Água de fel significa sofrimento, o que de fato aconteceu ainda nos dias de Jeremias, pois foram massacrados e escravizados pelos babilônicos.
        Por outro lado, isso podia ser evitado, se o povo reconhecesse os pecados, confessando-os ao Senhor Deus Pai, pedindo perdão e assumindo o propósito de não pecar mais, que já é o segundo passo da conversão.

        3 - O TERCEIRO PASSO PARA A CONVERSÃO VERDADEIRA É: O Segundo Resultado: O reconhecimento do povo da sua incapacidade de resolver os seus próprios problemas criados por ele. O que vemos nos (V.11,15 e 18), esperavam a paz e não havia paz, mas sim terror. Não podiam consolar a própria tristeza. Tristeza chegar a esta conclusão, mas é preciso. Tem coisas que nós nem ninguém consegue resolver, mas só o Senhor Jesus Cristo. E é preciso resolver, pois a tristeza corrói, desfalece, enfraquece as forças de qualquer pessoa ou povo.
        No entanto, essa incapacidade de resolver os próprios problemas; a falta de paz; e a tristeza que enfraquecem qualquer pessoa, vão embora quando a conversão chega, pois com a conversão, chega em nossas vidas a presença do Senhor nosso Deus. E onde Deus está presente só há alegria, paz, felicidade, harmonia e consolo. E é isso que eu e você queremos para as nossas vidas e para os nossos familiares. Não é verdade?Aí está o terceiro passo para a conversão.

        O Terceiro Resultado: É a conversão, que é o único caminho para quem está no fundo do poço, sem saída.
        Conversão é tomar consciência da situação em que se encontra, reagir e buscar a ajuda do Senhor Deus para mudar a situação.
        O (V.4) diz: “Assim diz o Senhor: Porventura cairão e não se tornarão a levantar? Desviar-se-ão, e não voltarão?”
        O natural é que todos os que caem, querem levantar-se.
        Todos os que desviam-se a sua rota, tem que voltarem para a rota original, se não ficarão perdidos, a deriva e não chegarão a lugar algum. Voltar ao caminho original, isso se chama conversão.
        Não querer a conversão é um ato de estupidez.
        O que você fará esta leitura? Continuará vivendo uma vida de estupidez? Sem paz interior, sem felicidade, sem moral por viver uma vida pecaminosa, por caminhos perigosos que podem leva-lo a morte? Ou buscará a ajuda do Senhor para uma conversão verdadeira para a sua vida?
        Eu escolhi a conversão. Você faça a sua escolha. Mas saiba que eu e Deus queremos a sua conversão verdadeira para a sua salvação eterna e sua felicidade.
        Escolhe a salvação, pois o Senhor Jesus está com as mãos estendidas para você, para lhe salvar.

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

       Você poderá gostar também de: http://floreanjoblogger.blogspot.com

Bibliografia
1 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com.
2 - MESQUITA, Antônio Neves de. Estudos nos Livros de Jeremias e Lamentações de Jeremias. Rio de Janeiro, Editora JUERP, 1979, 262 p. p. 60-62.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...