Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

julho 06, 2014

O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES!

O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES!

I COR. 9:24-27

        Nós estamos em plena Copa do Mundo no Brasil.
        Vieram 32 seleções para a disputa, mas só uma será campeã, terá pompa, honra, glórias, fama; será falada, comentada, exaltada. Com um detalhe: Tudo isso só durará apenas 4 anos. A Espanha que viveu toda essa fama e expectativa, nem classificou, não passou da primeira fase. Jogadores que brilharam em copas passadas, já não jogam mais, ou não rendem como anteriormente.
        Extraída de: http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/07/famosos-comentam-saida-de-neymar-da-copa-d-mundo.html, Em 06/07/2014.

        O Apóstolo Paulo, que conhecia os jogos olímpicos gregos, muito bem, no (V.24) ele fala do prêmio que o vencedor recebia, que era uma coroa de flores, louro, fama e popularidade. Coroa essa que durava poucos dias, portanto de pouco valor material.

        A ideia que o Apóstolo Paulo quer transmitir, é que aquele que tinha a oportunidade de disputar uma Olimpíada, deveria se preparar bem, se empenhar, treinar, ter o autocontrole para não desviar o seu foco. Precisava abrir mão de privilégios, se privar de algumas coisas se quisesse ser campeão. Precisava segurar, pegar, agarrar a oportunidade e continuar segurando firmemente a chance.
        Falando de oportunidade, quantas oportunidades o Senhor Jesus tem nos dado? Quantas oportunidades nós perdemos porque a nossa atenção, o nosso tempo está ocupado com coisas banais, passageiras, sem valor perene?

        Quanto ao preparo. Preparamo-nos para tantas coisas para esta vida aqui e preparamos bem para emprego, casar, sermos pais, planejamos o futuro, sem sabermos se vamos realmente desfrutar dele. E quanto a eternidade? Estamos nós nos preparando? Quanto a nossa vida com o Senhor Jesus e a divulgação de seu Reino neste mundo? E Quanto a volta do Senhor Jesus, estamos nós empenhados? Estamos empenhados em projetos que expandem o Reino de nosso Deus e glorifica o seu nome? Buscando o treinamento? Nos preocupamos com o autocontrole de nossas emoções, pensamentos maus, desejos e vontades carnais? Estamos renunciando o que para agradarmos ao Senhor de nossas vidas, que nos deu a salvação? Estamos em busca de qual prêmio: As honras e as glórias humanas, ou a salvação, as bênçãos do Senhor nosso Deus?

        O campeão dos campeões para o Senhor será aquele que renunciar o mundo com seus prazeres enganosos para fazer uma escolha espontânea pelo o Senhor Jesus Cristo.

        O Apóstolo Paulo fala no (V.25) daqueles que escolhem lutar para serem campeões da necessidade de engajarem-se, primeiro no preparo, em segundo lugar na própria luta.  Preparo este que se faz necessário absterem-se, de renunciarem coisas de sua vida que na língua original diz agonizarem-se, padecerem, sofrerem, mortificarem, martirizarem, afligirem e penalizarem-se em prol de um objetivo, ser ganhador, campeão.
        Foi o que Jesus Cristo fez desde a ceia até a cruz no Calvário, Ele viveu uma agonia profunda por nós, porque a humanidade decaída sem solução para os seus pecados, Ele entrou em ação, o que custou a sua agonia.
        O Evangelho de Jesus Cristo exige ação de seus seguidores, de seus discípulos. Jesus Cristo viveu em e continua em ação. Deus Pai está em ação até hoje e continuará, é o que diz (Jo. 5:17) “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

        Não adianta ficarmos reprovando, censurando e reclamando do mundo mal, o que está acontecendo de errado em nossa sociedade, isso não resolve os problemas que aí estão. É preciso entrarmos em ação. Ação em prol do que é certo, em prol da verdade.

        Assim como o atleta precisava se desvencilhar de tudo que prejudicava o desempenho como atleta, o cristão verdadeiro precisa desvencilhar de todos os embaraços o que a Palavra de Deus diz em (Heb. 12:1-2) “PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
        O corredor pagava um preço alto por um Prêmio que se desfazia em poucos dias e de pouco valor material. Nós devemos lutar pelo Prêmio que é eterno, de valor impagável e imperecível, que é a vida eterna.
        Para os 23 jogadores campeões do mundo de 2014, receberão uma taça, que ainda que tem um valor material, não se compara aos campeões que vencem a competição contra o mundo tentador, suas artimanhas e pecados atraentes, que levam, ganham como prêmio a coroa da vida, (Ap. 2:10) “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Coroa está que é a própria vida eterna.
        Quantos querem ser campeões dos campeões? Quantos querem ser salvos? Quantos querem lutar por esta salvação? Deus nos fez para sermos campeões eternos! Amém!

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

        Bibliografia:
1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
4 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
5 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.

6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FALE CONOSCO

Nome:


Email:


Assunto:


Mensagem:


PAZ VERDADEIRA SÓ EM JESUS! Jo. 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..."


VISITAS POR NAÇÕES