Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

fevereiro 07, 2014

VIVENDO EM COMUNIDADE!

         VIVENDO EM COMUNIDADE!


        Imagem extraída de: (https://www.google.com.br/search?q=VIVENDO+EM+COMUNIDADE&newwindow=1&tbm=isch&imgil=7gmGllZenWyirM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcTTz4Vvos7Of6v2Q6ePLHeR57-tDN4r06WzMnu7LtIh2tjgzR01Tg%253B570%253B150%253Bii9xD_syU7JSoM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fterapiabiografica.com.br%25252Fblog%25252F2007%25252F10%25252Fviver-em-comunidade%25252F&source=iu&usg=__5ijF2L2QDzxyTtX82t32mcbYauI%3D&sa=X&ei=hMX6Uq29BYnMsQSRm4GABA&ved=0CEgQ9QEwBQ&biw=1366&bih=664#imgdii=_), em 11/02/2014,

        O nosso texto a princípio está em (Rom. 12:18) que diz: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens”.

        Quando Deus imaginou, projetou, planejou criar o ser humano, o que está em (Gen. 1:26), o que lemos: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.
        Ele, Deus, convidou alguém para fazer com Ele a obra prima da criação. Não foi individualista, não fez sozinho.
         O Senhor Deus não criou o ser humano para viver desta forma em que estamos vendo todos os dias, #desintegrado, #individualista isolado, egoísta e consequentemente infeliz.
        Ao criar o homem, Ele estava pensando no relacionamento humano, a começar pela família, o que é essencial na formação do caráter, com relação ao estilo de vida ideal para vivermos em comunidade. Para que esta comunidade pudesse viver em plena paz e em harmonia.
         Infelizmente a paz, o diálogo, a boa convivência, a harmonia entre as pessoas, a começar pelas famílias e entre as pessoas em geral não anda bem.
        Há muita gente que não quer fazer o possível, como o texto recomenda acima, para viver em paz. Querem mesmo é confusão, a começar em família.
         Imagino o quanto o Senhor Deus está entristecido com toda essa violência sem justificativa, sem razão de ser.
        A única justificativa que podemos dar, não é a falta de conhecimento; não é a falta de estudo; não é a falta de educação; não é por causa da pobreza, pois até mesmo alguns doutorados, ricaços estão envolvidos com a violência.

        É o caso divulgado na última sexta feira, 31/01/2014, pela Globo, de um casal de jovens de classe média alta em Vitória ES, envolvidos com a bandidagem.
        A violência está diretamente ligada a falta de consciência, a falta de respeito para com a comunidade, para com o próximo.

        A única #justificativa para essa sociedade caótica, violenta, sem respeito para com a vida humana, é o pecado enraizado no coração da humanidade sem Deus.
        É por isso que os projetos dos homens para a paz, para a segurança sempre falham; e vão falhar sempre, porque não incluem Deus em seus projetos. O Senhor Deus sempre fica descartado.
        Não incluiu uma mudança no caráter do ser humano. Uma mudança na educação em família. Pelo contrário, as autoridades estão interferindo demais na educação familiar. Limitando a correção, a disciplina em família. Nenhum projeto de paz dará certo quando o Senhor Deus fica de fora dele.

        Como podemos definir o viver em comunidade?

        De acordo com o (Dicionário Aurélio online), se define comunidade como sendo a “Qualidade ou estado do que é comum; comunhão [...]; Concordância, conformidade, identidade [...]; Posse, obrigação ou direito em comum [...]; Qualquer grupo social cujos membros habitam uma região determinada, têm um mesmo governo e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica, [...]; Grupo de pessoas que comungam uma mesma crença ou ideal”.
        Diante desta definição, concluímos, pois, que não estamos vivendo em comunidade. Estamos vivendo, sim, em desarmonia, discordância.
         Explico! A nossa sociedade virou uma torre de #Babel, terra sem lei.

        O sentimento humanista materialista, o desejo de fazer sucesso, de se dar bem, de ser famoso(a) tem cegado as pessoas; as pessoas estão cada vez mais sem sentimentos de cordialidade, sem delicadeza, sem pensar em ser bênção na vida de outrem. Só pensam em si mesmos. Em levar vantagem em tudo.
         Estamos vivendo em uma comunidade individualista, ego centrista, com raras exceções, as pessoas passam por cima de pessoas caídas na rua e nem perguntam se precisa de ajuda!
        Som alto até de madrugada sem se importar se o vizinho está doente, se acordará cedo para trabalhar ou se vai cedo para a sua igreja.
         Lixo jogado na rua, nos terrenos baldios que pode virar um reservatório de água para se criar o mosquito da dengue e contaminar tantas pessoas, ou matar; além de atrair animais peçonhentos e piorar as enchentes.
        Falta consciência, falta educação que vem de berço, que vivemos, não para nós mesmos, mas para a comunidade também. Comunidade esta sem paz, sem alegria, sem segurança.
         Para piorar a situação, a igreja do Senhor Jesus Cristo, que foi criada para ser o modelo para o mundo como viver em comunidade, o que faz no início do Cristianismo, o que lemos no início do livro de Atos, ela hoje está contaminada pelo humanismo consumista, e infelizmente ao invés de ser luz, ela está se moldando a este mundo mal, de trevas. Ela está falhando em sua missão.

        O projeto de Deus para a comunidade que é formada de seres humanos:

         1 - EM PRIMEIRO LUGAR É QUE: O homem viva, não para si mesmo, mas para a glória do Senhor.
        Em (Ef. 1:4,6) lemos: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor [...], Para louvor e glória da sua graça [...]”.
        Em (Ap. 4:11) diz: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Glorifique ao Senhor Jesus Cristo enquanto ainda pode fazer isso, amém!

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

Bibliografia
1 - Ev. Robson A. C. Olete Post "Viver em Comunidade"
2 - Dicionário Aurélio Online
3 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
4 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.
5 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
6 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
7 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.
8 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FALE CONOSCO

Nome:


Email:


Assunto:


Mensagem:


PAZ VERDADEIRA SÓ EM JESUS! Jo. 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..."


VISITAS POR NAÇÕES