janeiro 20, 2012

UMA MÃE COMO VOCÊ!

Michael Jastremski

I SAM. 1:1-8
Naqueles dias não havia templo ainda. Era o Tabernáculo com a Arca que ficava em Siló.
O Sacerdote era Eli com dois filhos ímpios, (I Samuel 2:12) chamados de filhos de belial que significa filho de demônio, os quais seriam os sucessores de Eli, mas o Senhor não permitiu.
Ana significa “graça”, a esposa amada de Elcana. Penina significa “pérola”, a concubina de Elcana que tinha com ele Filhos e filhas.
Ana era estéril, e a esterilidade era considerada castigo de Deus, na cultura oriental, e o castigo era porque a pessoa estava em pecado. Mas Ana era uma mulher piedosa, de oração, de fé que não estava em pecado, tanto é verdade que teve a certeza da resposta antes de receber o que pedira (I Samuel 1:18).
Chegou ao tabernáculo, à casa de Deus infeliz e saiu feliz. Chegou triste e saiu alegre. Chegou angustiada, amargurada e saiu consolada. Chegou sem paz interior, mas saiu com a paz do Senhor, a paz de espírito. Voltou outra mulher. O que o Senhor não é capaz de fazer na vida daqueles que se dispõem a se derramar diante do Senhor, em oração e adoração verdadeiras!
Ana foi para casa, engravidou-se de seu esposo, Elcana, nasceu o seu filho, que deu o nome de Samuel que no hebraico, SAMU = Ouvido. EL = Senhor. Portanto, significa: “Ouvido pelo Senhor”!
Para que Ana sentissese realizada ela passou por momentos difíceis como você que é mãe também passa!

UMA MÃE COMO VOCÊ!
1 – UMA MÃE CASADA COMO VOCÊ, TODAVIA TRAÍDA COMO MUITAS O SÃO HOJE, V. 2.
A traição machuca, fere, dói, causa separações, danos irreparáveis nos cônjuges, nos filhos e nos familiares! Quem ama não aceita dividir com alguém a pessoa amada! Deus nos ama e não aceita que nosso amor e adoração sejam divididos com os ídolos.
Mas precisamos dizer e reconhecer que há muitos que toleram, convivem com a traição por causa das conveniências: Aparências, necessidades materiais, medo, ameaças etc.
Elcana era polígamo, no entanto, a poligamia era e é reprovada por Deus, Mat. 19:4. Jesus não diz unir-se-á um homem com duas mulheres, ou uma mulher com dois homens, mas “deixara o homem, seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão uma só carne”. Deus não fez duas Evas para um Adão, nem dois Adões para uma Eva, (Gen. 1:26-28 e 2:18-24). Poligamia essa praticada pelos homens até mesmo de Deus que trouxe tantos problemas para Abraão e Sara; para Jacó, Lia, Zilpa, Raquel e Bila; para Davi; para Salomão e para tantos outros. Traição essa que tem contribuído para tantos problemas, desavenças, separações e até mortes em nossos dias! Deus não quer, não aprova a poligamia. Tolera por causa da dureza do coração do homem, mas é pecado e quem comete dará conta a Deus no juízo final. Deus quer que sejamos fiéis. Seja, pois, fiel ao Senhor de nossas vidas!

2 – UMA MÃE AMADA COMO VOCÊ, NO ENTANTO INFELIZ COMO TANTAS QUE VIVEM EM NOSSOS DIAS, V. 5-7.
Ana era infeliz por duas razões:
A – Por ser estéril, portanto, discriminada, rejeitada, acusada de pecadora, castigada por Deus, pois essa era a cultura daqueles dias!
B – Por ter que dividir a pessoa amada com uma rival implacável que a irritava e provocava!
Quantas mães infelizes em nossos dias como Ana, nas mesmas circunstancias! Todavia, Deus teve compaixão de Ana e a fez feliz! Deu a ela um filho, o que era o seu maior desejo. Assim como o Senhor atendeu a Ana e a fez feliz, Ele pode atender um(a) filho(a) dEle e nos fazer felizes! Você crê nisso?! Deus quer que as mães sejam felizes! Felicidade e realizações; felicidade e bem estar; felicidade e paz interior; felicidade e alegria; felicidade e boa convivência são inseparáveis. Andam lado a lado. Você como mãe é feliz? Se não é feliz, o que está faltando, o que está precisando para ser? Essa felicidade está ao seu alcance? Ou depende do agir de Deus? Se depende do agir de Jeová, então ore com fé, com esperança, com confiança, com paciência como o salmista nos diz no Sal. 40:1; 42:5. O Senhor quer que você e eu sejamos felizes!

3 – UMA MÃE COMO VOCÊ: PROVOCADA, DESAFIADA, INCOMPREENDIDA, ENFRENTANDO COMPETIÇÃO, PORTANTO, IRRITADA, BRAVA, AMARGURADA, ATRIBULADA, AFLITA, DESGOTOSA DE ALMA, V.6, 10, 15-16.
Ainda que Ana era temente a Deus, todavia ela nutria todos esses sentimentos em seu interior. A pergunta que incomoda é: Sendo ela, nós filhos de Javé podemos nutrir tais sentimentos? O meu parecer é não, mas há exemplos bíblicos de homens de Deus que foram tomados de emoção muito forte, tais como: Eliseu, Davi, o Próprio Jesus Cristo quando expulsou os mercadores do templo. Em (Efésios 4:26) diz o seguinte: “Irai-vos e não pequeis. Não se deixe o sol se por sobre a vossa ira”.
Com certeza esses sentimentos também faziam com que Ana fosse infeliz! Que a fazia chorar! Que também faz qualquer mãe hoje infeliz! A chorar!
Ana só encontrou a paz de espírito, a felicidade, a alegria quando derramou a sua alma, a sua vida, os seus sentimentos em oração diante, aos pés do Senhor (I Samuel 1:10,16). E porque ela derramou a sua vida, todos os sentimentos e frustrações diante de Jeová o Senhor a respondeu antes de receber o que havia pedido, V. 19-20.
Isso deve fazer cada mãe a pensar na seguinte pergunta: Que tipo de mãe eu tenho sido? Provocada? Desafiada? Enfrentado competição? Irritada? Brava? Amargurada? Atribulada? Aflita? Desgostosa de espírito? Diante de tais aflições tenho derramado a minha vida diante do Senhor em oração? Ou tenho deixado ser vencida pelo desanimo? Se não está com vontade de orar, de louvar ao Senhor, diga para Ele! Deus está esperando por nós abrirmos os nossos corações, sentimentos e vida diante dEle. Ele quer, Ele deseja que sejamos sinceros para com Ele. Você será uma mãe, uma esposa, um filho, um marido feliz quando abrir o seu coração para Deus com toda a sinceridade! Vamos fazer isso agora!

4 – UMA MÃE COMO VOCÊ: RELIGIOSA, NO ENTANTO, A SUA RELIGIÃO NÃO A IMPEDIA DE SER TRISTE, DE SER AMARGURADA, DE SER IRRITADA, DE SER BRAVA, DE SER ATRIBULADA, DE SER AFLITA, DE CHORAR E DE NÃO TER APETITE, V. 6-7,19.
Ana era religiosa, mas a religião não podia livrá-la desses sentimentos. E ainda não pode! A religião é apenas o meio pelo qual nos leva a compreender que só o Senhor é que pode nos livrar de todas as nossas tristezas! Ana só encontrou alívio para a sua tristeza quando buscou o Senhor do todo o coração! Há muitas mães, não só as mães, mas também pessoas em geral achando, querendo encontrar alívio para os seus problemas, as tristezas, as angústias, as aflições, os desgostos nas bebidas, em dançar, em religião sem uma entrega de vida total ao Senhor Jesus Cristo, sem um compromisso com o Jesus Cristo das bênçãos.
Será que encontrará paz e felicidade numa religião?! Não! Só o Senhor traz a verdadeira paz interior e a verdadeira felicidade, (Mat. 11:28-30). O verdadeiro descanso! Se queremos afastar a tristeza de nossas vidas, não há outra alternativa, a não ser entregar a vida A Jesus Cristo, aceitando-O como único e eterno salvador. O Senhor quer que compreendamos isso! Ele quer que convidemo-Lo para ser o Senhor de nossas vidas! Ele quer que tenhamos um compromisso sincero com Ele! Aí Ele tirará toda a tristeza de dentro de nós, e no lugar, colocará a paz, a felicidade, a alegria que tanto queremos e almejamos!
Eu sei que é isso que você quer para a sua vida! Para a vida de seus familiares! Então, deixe o Senhor concertar a sua vida agora! Comece por você! Decida logo! Por que adiar o que tem que ser feito agora?! Eu sei que você quer fazer isso, mas talvez não tenha forças, coragem de romper com algumas barreiras e uma delas são as criticas dos familiares. Seja corajoso(a)! Rompe com os laços do inimigo de nossas vidas e que quer a nossa infelicidade! O Senhor quer ajudar você! Convide o Senhor para lhe ajudar!

5 – UMA MÃE COMO VOCÊ: ANA TINHA UM MARIDO QUE SE PREOCUPAVA COM ELA, QUERIA CONSOLÁ-LA, MAS NÃO ERA O BASTANTE, ELE ERA UM DOS MOTIVOS DE SUA TRISTEZA, V. 8.
Talvez o marido, a esposa, os filhos, os pais sejam o motivo de nossa tristeza! De nossa infelicidade! Como vamos consolá-los(as) se somos a razão da infelicidade deles? Quem sabe nós mesmos somos a razão de nossa tristeza, por causa de nosso temperamento explosivo que nos leva a ofender as pessoas; a esbravejar para com os que mais queremos bem; o sentimento de culpa que não deixa perdoamos a nós mesmos! Fazemos besteiras! Tomamos decisões erradas, precipitadas! Como seremos felizes? Precisamos criarmos juízo! Amadurecemo-nos! Buscarmos o crescimento emocional, espiritual, o conhecimento da vontade do Senhor revelado em sua Palavra para as nossas vidas! Vamos deixar as coisas de criança, de meninice de nossas vidas como Paulo disse em (I Cor. 13:11).

6 – UMA MÃE COMO VOCÊ: QUE FAZ VOTO COMO VOCÊ, ENTRETANTO, CUMPRE-OS, O QUE MUITAS MÃES HOJE NÃO FAZEM, 1:11, 24,28.
O texto sagrado é claro. No V.11 ela ora ao Senhor e faz o voto. Os versos de 24-28 ela está diante do sacerdote Eli cumprindo o seu voto, dedicando o seu filho como prometera. Creio eu, que foi muito difícil para Ana como mãe, desprender do filho amado para deixá-lo na casa do Senhor ainda muito criança, havia acabado de desmamá-lo. Só é capaz de tal atitude quem ama, quem teme ao Senhor e muito!
Quantos votos feitos ao Senhor e que passam batidos! Vou aventurar dizer alguns que fazem e não cumprem. “Se meu esposo parar de beber vou para a igreja dos crentes”. “Se o Senhor curar o meu... Vou ser mais fiel ao Senhor”. “Se Deus me abençoar este ano eu entregarei o dizimo todos os meses”. “Se Deus me livrar desta divida vou freqüentar mais a igreja, não faltarei a Escola Bíblica, os Cultos de Oração, vou visitar, evangelizar e ganhar almas para Jesus”. Os votos feitos nas cerimônias de casamentos são quebrados rapidamente. Votos que procedem só dos lábios e não do coração quebrantado e sincero. Mas, a Palavra de Deus adverte, chama de tolos e é clara que estão pecando, esses que votam já com a intenção de não cumprirem os votos, (Eclesiástes 5:4-6 e Número 30:2).
Extraída do Google.

PARA CONCLUIR: Uma mãe como você. Que sofreu, foi traída, incompreendida, que teve angústia, raiva, tristeza, chorou diante do Senhor e infeliz; no entanto, teve a sua oração respondida pelo Deus todo poderoso e conseguiu desfrutar da felicidade. Assim como o Senhor respondeu a petição de Ana, Ele pode responder a sua também. Você poderá ser feliz como Ana o foi. Você pode ser vitoriosa como Ana o foi. Creia! Busque ao Senhor! Ore e se derrame diante do Senhor! E Deus vai atentar para o seu sofrimento, sua angústia, sua tristeza e sua infelicidade. Amém!

Pr Flávio da Cunha Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...