maio 31, 2010

PREOCUPAÇÕES INÚTEIS!

Quais são as suas preocupações para com sua família? Elas são úteis ou inúteis? O que seria preocupações úteis ou inúteis do sue ponto de vista?
Você está preocupado(a) com os estudos de sua família? Essa é uma preocupação útil! Você está preocupado com o futuro de sua família? Esta é uma preocupação útil! Você está preocupado com a alimentação de sua família? Esta é uma preocupação útil! Você está preocupado com o bem-estar de sua família? Esta é uma preocupação útil! Você está preocupado com a formação do caráter de sua família? Está é uma preocupação útil! Você está preocupado com a salvação de sua família? Esta é uma preocupação muito útil para com sua família!
Se você não se preocupa com o destino final de sua família, cuidado, porque este mundo é mau; é traiçoeiro, é enganador; quando você acordar para essa realidade será tarde
Se você não se preocupa... quero convidar você a prestar bem a atenção no que vou lhe dizer:
LUC. 16:27-29 FALA DE PREOCUPAÇÕES INÚTEIS PARA COM A FAMÍLIA.
Nos diz o texto a partir do V. 19 que o homem que morrera era rico.
Seu nome a Bíblia não diz. As tradições dizem que era Nínive; Finéias; Dives; ou Amenófis. São tradições que não se podem confiar.
Ele se vestia de púrpura V.19 – cor vermelha forte e de linho finíssimo que era exportado do Egito, era caríssimo.
Isso indica que o homem era muito rico, de poder econômico elevado, sinal de pompa, de fama.
O final do V. 19 diz: “vivia todos os dias regalada e esplendidamente”.
Literalmente alegrava-se suntuosamente, pomposo.
Vivia em meio aos prazeres, ao luxo, as fantasias que o dinheiro poderia lhe dar.
Vivia em função de suas riquezas. Se tornou escravo delas! O dinheiro era o seu deus!
Quantas pessoas assim! Sonhando ser assim!
Portanto muito poderia ter feito para os pobres, para lázaro, o mendigo, para a família, o que nada fez.
Estava no Inferno porque cometeu, por causa de quatro pecados pelo menos que poderemos alistar:

1 – O PECADO DA IDOLATRIA.
Idolatrava o dinheiro. A Bíblia diz em I Tim. 6:10: “que o amor ao dinheiro é a raiz de todas as espécies de males...”.
Em Ec. 5:10 diz que: “Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade”.
Na vida da maioria o dinheiro ocupa o primeiro lugar, o lugar de Deus!
Eu quero que Deus seja o 1º lugar em minha vida! Estou caminhando, me esforçando para que isso seja uma realidade em minha vida!

2 – O PECADO DA AVAREZA, DA GANÂNCIA.
Avareza, ganância, não é só amar o dinheiro acima de Deus.
É desejar ter mais e mais. Se possível for, tomar, arrancar o dinheiro dos outros!
Infelizmente há muitos avarentos, gananciosos entre nós, ainda que seja para se sentir superior, mais importante, para satisfazer o seu ego!
Esse sentimento, além de pecaminoso é diabólico!

3 – O PECADO DA ARROGÂNCIA, DO ORGULHO.
Os V. 24 “Envia-me Lázaro” e 27 “Mandes à casa de meu pai”, são claros quanto a arrogância e o orgulho.
As riquezas fazem as pessoas serem arrogantes, orgulhosas; o quererem mandar, tomarem conta, controlarem a vida dos outros. Cria a sensação que são donas dos outros, que podem fazer o que bem querer!
São sentimentos devastadores de relacionamentos.

4 – O PECADO DA OMISSÃO.
Tia. 4:17 diz: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecados”.
O rico da parábola poderia ter feito e muito pelos pobres e família!
Deus abençoa, dá riquezas para que sejamos bênçãos na vida... em seu Reino...
Infelizmente as pessoas querem só para si. Não repar-tem. São escravizadas.
Deus capacita com os dons, com os talentos, não para promoção própria, mas para abençoar vidas!
Como vemos gente talentosa distante do propósito de Deus! Enganadas, querendo aparecer, glórias para si, quando na verdade toda a capacidade dada por Deus é para a honra e a glória do Senhor!
O rico da parábola não aprendeu na escola a tabuada de dividir e de subtrair. Deve ter aprendido só a tabuada de somar, de multiplicar!
Quanta gente agindo igual ao rico da parábola, não sabe dividir a sua vida para ser bênção na vida da família, na vidas das pessoas, no Reino de Deus. Não sabem dar amor, carinho, atenção; dividir o pão com quem não tem! O rico da parábola não aprendeu essas coisas!
O rico da parábola poderia ter se preocupado com a família, ajudado os irmãos enquanto em vida! Mas não o fez!
Ele tinha o dinheiro em seu poder. Morreu, já não o tinha mais! Morto, mas vivo no Inferno, em plena consciência agora lembra de seus 5 irmãos que ele sabia que viviam como ele, que ao morrerem o destino seria o mesmo dele. Agora ele se preocupa com a família, tarde demais! Preocupações inúteis!

PREOCUPAÇÕES INÚTEIS PARA COM A FAMÍLIA.
Enquanto podia, não fez o que deveria ter feito pela família. Foi omisso, foi inútil. Continuava inútil, pois depois que morre nada pode se fazer pelos que aqui ficam.
Isso nega, contraria a doutrina dos grupos que defendem que os que morrem vão nos ajudar, intercederem por nós. É um tremendo engano crer nessa heresia. O rico morto da parábola não podia fazer nada, daí que roga para mandar Lázaro à casa de seu pai para avisar seus irmãos do perigo que estavam correndo, V. 27-28, preocupação inútil.
Há muita gente, você conhece, podendo fazer alguma coisa pela família, mas é inútil, não faz! É um parasita! Um chupim! Um sangue suga! Pode amar, mas não ama. Pode dar carinho, mas não dá. Pode dar atenção, mas não dá. Pode procurar um trabalho, mas fica dentro de casa, vivendo às custas da família, do salário de viúva. Pode deixar os vícios que tem trazido tanta desgraça para as famílias, para as vidas, para a felicidade, para o relacionamento, mas não deixa! Estão preocupadas com seus prazeres, em satisfazerem os seus desejos, ainda que infelizes, não estão nem aí para com a família. Quando vêem a família perdida já é tarde demais!
O estrago já aconteceu, já não pode fazer nada ou muito pouco para recuperar a família!

PREOCUPAÇÕES INÚTEIS PARA COM A FAMÍLIA. QUERIA EVANGELIZAR A FAMÍLIA QUANDO JÁ NÃO PODIA MAIS, V. 28.
Não deixe para fazer quando já não pode fazer mais. Faça meu querido irmão, leito enquanto você pode fazer, enquanto ainda há tempo! Chegará o dia em que não poderá fazer ainda que desejando, ainda que consciente, ainda que se sentindo culpado!

PREOCUPAÇÕES INÚTEIS PARA COM A FAMÍLIA. Enquanto poderia ver a situação de seus irmãos, estava cego. As riquezas, os pecados cegam as pessoas. Quantos estão cegos, com as mentes cauterizas e com os corações endurecidos!
No Inferno os olhos foram abertos, só que tarde demais.

PREOCUPAÇÕES INÚTEIS PARA COM A FAMÍLIA. Enquanto em vida não teve simpatia, não teve sentimentos para com a família! Agora depois de morto, no inferno está preocupado, só que tarde demais!
Quantos sem simpatia, sem sentimento pela família! Pelo contrário, maltratam, envergonham a família que tem, estão cheios de ressentimentos e de ódio!

Para concluir:
Seja útil a família!
Aprenda a dividir a sua vida para se bênção a outras vidas, a começar pela sua família! Aprenda a dar amor, não importa se não recebeu, isso lhe fará mais feliz e os outros também! Aprenda a dar carinho ainda que não recebeu. Seja atencioso ainda que não recebeu a devida atenção. Aprenda a dividir o pão da vida com aqueles que não têm. Procure um trabalho para ajudar a família, ao invés de viver as custas da família. Deixe os vícios que tem causado tanta tristeza, infelicidade e desgraça a sua família. Deixe de ser parasita, chupim, sangue suga. Peça ajuda ao Senhor. Estenda a sua mão ao Senhor. Ele está sempre pronto a perdoar quando há contrição, arrependimento e pedido de perdão. Amém!
Pr Flávio da Cunha Guimarães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...